Acessibilidade / Reportar erro

Expectativas de educadores sobre a atuação do psicólogo escolar: relato de pesquisa

Some educators' expectations towards school psychology practice: a research report

Expectativas de educadores sobre la actuación del psicólogo escolar: relato de investigación

O presente estudo teve como objetivo identificar as necessidades de intervenção profissional em Psicologia em escolas de uma capital do sul do país. Para a obtenção das informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 40 profissionais de 16 instituições de ensino, sendo essas escolas, creches e núcleos de educação infantil. A partir da análise das informações, identificaram-se três diferentes expectativas de atuação do psicólogo: a) o psicólogo como um profissional que atua na resolução de conflitos entre a família e a escola; b) o psicólogo como um profissional que atua no diagnóstico e no atendimento individual dos "alunos-problema", e c) o psicólogo como um profissional da prevenção e da promoção de saúde. O estudo mostrou que urgeinvestir em uma formação de professores atenta à complexidade de elementos constituintes dos processos educativos e na formação de psicólogos preparados para se posicionarem na contracorrente das demandas medicalizantes.

Psicologia escolar; atuação do psicólogo; formação de professores


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br