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ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES, VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS E ACADÊMICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Estrategias de Regulación de la Motivación de Futuros Profesores, Variables Demográficas y Académicas: Un Estudio Exploratorio

RESUMO

As estratégias de regulação da motivação são importantes, porque influenciam o nível de motivação para começar e completar uma tarefa. Esta pesquisa buscou examinar se futuros professores relatam utilizar estratégias para regular sua motivação, se há relações dessas estratégias com as características demográficas e de vida acadêmica dos participantes e quais características da amostra predizem o relato do uso dessas estratégias. Participaram 295 estudantes de diferentes cursos de licenciaturas de uma universidade pública, que responderam a um questionário de caracterização e a uma escala de estratégias de regulação da motivação. Os dados foram analisados quantitativamente pela estatística descritiva e inferencial. Diferenças estatisticamente significantes foram encontradas entre as estratégias de regulação da motivação relatadas e o gênero, a idade, o semestre e a área de conhecimento do curso dos estudantes. Sugere-se que essas variáveis sejam consideradas em ações interventivas para promover o uso de estratégias de regulação da motivação entre futuros docentes.

Palavras-chave:
autorregulação; motivação; formação de professores

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