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OS DESAFIOS E AS ESTRATÉGIAS DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING

Los desafíos y las estrategias de la Psicología Escolar en el enfrentamiento del bullying

RESUMO

Este é um relato das atividades práticas de um projeto extensionista realizado em uma escola Estadual de Ensino Fundamental em Manaus (AM), tendo como objetivo problematizar com os professores a temática do bullying na escola. Foram desenvolvidas quatro oficinas: (1) Identificando a concepção de bullying no cotidiano escolar; (2) O que as pesquisas acadêmicas têm falado sobre o bullying? (3) Como combater a dinâmica do bullying em contexto escolar?; (4) Construindo coletivamente ações de enfrentamento ao bullying. Os principais resultados encontrados foram: (a) ações de enfrentamento à violência dirigidas, principalmente, aos sujeitos envolvidos na situação; (b) relação estreita entre bullying e preconceito; (c) judicialização do processo educativo; e, (d) ação coletiva como prática crítica para o enfrentamento do bullying. Diante disso, concluímos que o psicólogo escolar deve problematizar e possibilitar o debate sobre o bullying e suas formas de intervenção no espaço educativo.

Palavras-chave:
psicologia escolar; bullying; professores; ensino fundamental

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