Dimensão relacional positiva (lembranças positivas relacionadas à função socializadora e integradora da escola) |
aluno-aluno |
“As melhores lembranças são as que referem às amizades, à importância do bom convívio. A amizade é a melhor coisa que existe”. “Fiz amizades com 3 colegas que uma delas é minha grande amiga até hoje” “Na 4ª série tive o primeiro amor de infância, coisas de criança” |
74 |
101 |
aluno-professor ou funcionário |
“Lembro-me de uma professora que tive que me encorajava a escrever histórias que só eu e ela entendíamos, engraçado como as coisas são... os professores possuem grande papel nisso, desde o momento em que nos apoiam ao momento que demonstram comportamentos negativos perante nós alunos” |
27 |
Dimensão lúdica (lembranças relacionadas à função de diversão exercida pelas escolas por meio de brincadeiras, esportes e jogos) |
“Lembro especialmente das atividades recreativas, sair para o zoológico, festas juninas e etc” “No ensino médio, a professora de educação física deixava 1 vez por mês brincarmos de guerra de balão d'agua; era muito divertido, no final saíamos todos molhados” |
89 |
89 |
Dimensão relacional conflituosa (lembranças negativas relacionadas à função socializadora e integradora da escola, exclusão social, bullying) |
aluno-aluno |
“Uma menina bem mais velha que eu me chamou para brigar” “Os alunos da turma dava risadas de mim, me ameaçavam, não queriam fazer trabalho comigo. Uma vez, chegou ao extremo de roubarem as folhas do meu fichário” “No Ensino médio pessoas também me perturbavam por eu usar muito roupas pretas, já fui até ameaçado por eles. Isso me causou bastante sofrimento na época” |
52 |
71 |
aluno-professor ou funcionário |
“Fui humilhada por uma professora dentro da sala de aula” “Eu tinha poucos amigos porque era gorda e sofria preconceito do professor de educação física” |
19 |
Dimensão pedagógica (lembranças relacionadas à função didática e formativa da escola, conteúdos, projetos, notas, dificuldades de aprendizagem, tarefas de casa, provas, etc) |
“Lembro das aulas de matemática que eu gostava e das tabuadas que tínhamos que decorar” “Me lembro da felicidade que eu ficava quando aprendia alguma matéria de matemática” |
58 |
58 |
Dimensão saudosista (lembranças saudosistas e nostálgicas do tempo de escola, considerando-o como o “melhor tempo de todos”) |
“Tenho boas lembranças e histórias do período escolar que ficarão marcadas eternamente” “As minhas lembranças do tempo de escola têm um gostinho de saudade, uma nostalgia maravilhosa e me sinto bem em voltar nela” |
26 |
26 |
Dimensão hierárquica (lembranças relacionadas à função reguladora para seguimento de padrões hierárquicos, de disciplinas e de regras na sociedade) |
“Na primeira série minha professora duvidou que eu havia feito a tarefinha no caderno de caligrafia por que a minha letra estava idêntica à dela, gritou comigo na frente da turma e pediu para que eu fizesse novamente. Voltei para minha cadeira chorando e só depois que eu refiz ela ficou convencida e se arrependeu das coisas que havia me dito” “Lembro de não poder comer, beber ou mascar chiclete” “Queria usar esmalte escuro e piercing e a escola não permitia” |
18 |
18 |
Dimensão participação familiar (lembranças sobre a importância e presença da família no tempo em que frequentava a escola) |
“Meu pai me estimulava a estudar 1 a 2 horas por dia” “Lembro do meu avô me levando de bicicleta para a escola” |
9 |
9 |
Dimensão alimentar (lembranças referentes à alimentação obtida na escola) |
“Lembro de comprar lanche na vendinha” “Na hora do lanche, o macarrão era servido dentro dos copos” |
6 |
6 |
Dimensão grupal transgressora (lembranças relativas ao apoio ou pressão social vivenciados na escola, para realizar transgressões ) |
“Muitas decisões eram tomadas em favor do grupo inteiro. Lembro que erámos um grupo com mais de 5 pessoas e quando alguém brigava com uma, todas tinham que ficar com raiva” “Fui ameaçada de levar uma surra de 10 garotas que não gostavam de mim e meus amigos da escola me escoltaram na saída da aula” |
6 |
6 |
Dimensão ruptura familiar (lembranças que remetem à necessidade de deixar a família para ir à escola) |
“Lembro do primeiro dia de aula e do sentimentos divididos entre deixar minha mãe e ganhar um mundo” “sentia o coração apertado por saber que teria que deixar minha mãe em casa, para ir à escola” |
4 |
4 |
Dimensão prospectiva (lembranças sobre a função transformadora da escola, no aspecto profissional e de inserção no mercado de trabalho no futuro) |
“No ensino médio, me dei conta que, para o melhor do meu futuro, eu deveria me esforçar |
4 |
4 |
Total |
392 |