Open-access O QUE SABEMOS SOBRE A MENTE DOS BEBÊS? UMA REVISÃO DA LITERATURA

¿Lo qué sabemos sobre la mente de los bebés? Una revisión de la literatura

RESUMO

A Teoria da Mente, mais conhecida em inglês como Theory of Mind (ToM), designa a habilidade sociocognitiva que se desenvolve nos seres humanos durante os primeiros anos de vida, que lhes permite atribuir estados mentais às outras pessoas por meio de inferências a respeito de suas crenças, desejos e intenções, e assim predizer ou explicar o comportamento dos outros nas relações sociais cotidianas. Nesse sentido, foi objetivo desta pesquisa realizar uma revisão de literatura a respeito da emergência e do desenvolvimento da ToM em bebês. A busca foi realizada nas bases Science Direct, Scielo e PsycInfo e obteve 399 resultados, dos quais foram analisados 26 artigos referentes ao desenvolvimento da ToM antes da linguagem expressiva. Os resultados sugerem que as habilidades mentais dos bebês são mais sofisticadas do que se acreditava anteriormente. Entretanto, a razão desse êxito é contraditória e vem sendo conceitualizada e interpretada de modos diferentes pelos pesquisadores.

Palavras-chave: teoria da mente; bebês; estados mentais; pré-verbal

location_on
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro