Acessibilidade / Reportar erro

Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd

Affection, teaching and learning: a study at ANPEd's GT20

Afectividad, enseñanza y aprendizaje: un estudio en el GT20 de la ANPEd

Este artigo traz um levantamento bibliográfico dos trabalhos apresentados no GT20 - Psicologia da Educação da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) no período de 2000 a 2010. O objetivo foi rastrear as produções científicas mais recentes que discutem a afetividade e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem. Apresenta as perspectivas teóricas em que os estudos sobre a afetividade foram abordados e em que medida tais estudos discutem as influências entre os aspectos afetivos e os processos de ensino e aprendizagem. Os trabalhos foram selecionados segundo os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977). Os resultados permitiram a construção de um panorama a respeito dos estudos sobre afetividade, apontando tendências, períodos em que as discussões sobre o tema foram mais intensas e, sobretudo, demonstrando que tal temática vem marcando presença constante nas discussões das Reuniões Anuais da ANPEd.

Emoções; aprendizagem; psicologia educacional


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br