RESUMO
O presente estudo objetivou abordar estratégias de prevenção primária para o risco de suicídio em adolescentes no contexto escolar, além de investigar fatores associados, sinais de alerta e possíveis propostas de intervenção, através de uma revisão narrativa da literatura. Os materiais que serviram de referência para este estudo foram coletados a partir de bases de dados eletrônicas (SciELO, PubMed e PePSIC), livros e manuais. Identificar e compreender os fatores de risco e os sinais de alerta para o risco de suicídio em adolescentes é necessário para que se possa intervir de modo eficaz. Dentre as estratégias preventivas encontradas, estão a capacitação de professores, orientação às famílias e treinamento de habilidades sociais com os estudantes. Para que essas estratégias sejam efetivas, destaca-se a importância do psicólogo na composição da equipe escolar, além da necessidade de maiores investimentos para que programas de intervenção voltados à prevenção do suicídio em adolescentes sejam criados.
Palavras-chave:
suicídio; prevenção; psicologia escolar