Acessibilidade / Reportar erro

Aula de história: subjetividade e memória na aprendizagem de alunos

History Class: subjectivity and memory in students learning

Clase de Historia: subjetividad y memoria en el aprendizaje de alumnos

Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa sobre as relações entre memória individual e memória coletiva nas aulas de História para compreender suas interferências na produção de sentidos subjetivos dos alunos na aprendizagem de História. A coleta de dados foi feita a partir do filme "Narradores de Javé" e da "conversação livre" com alunos da 8a série de uma escola pública de São Paulo. A pesquisa fundamenta-se nas concepções teóricas de Halbwachs e Placco, & Souza acerca da memória. No que tange à questão da subjetividade, o autor privilegiado é Fernando González Rey. Os resultados da pesquisa apontam complexa implicação subjetiva entre a história da humanidade e as histórias individuais. A memória apresentou-se como facilitadora da produção de sentidos subjetivos dos alunos em seus processos de aprendizagem de História, possibilitando uma aproximação para compreender a construção de suas subjetividades nesses processos.

História; subjetividade; memória


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br