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O analfabeto político

Como iniciar um Editorial em um ano que já começou com grande convulsão política e social em nosso país? O caos em que encontramos, em termos políticos, trouxe-me à memória este instigante poema do autor alemão. Assim, BrechtBrecht, B. (1987). Poemas 1913-1956. (P.C. Souza, Trad.). 3a ed. São Paulo: Brasiliense. nos lembra de que as dimensões sociais e políticas são constitutivas de nossa formação e de nossa atuação como psicólogos e, portanto, precisam sempre estar em nosso horizonte. Devemos nos lembrar, ainda, de que a educação é um ato político e, neste sentido, nossas produções teóricas e publicações também carecem de um posicionamento que responda às velhas questões: que Psicologia defendemos? Para quem? Para quê?

Neste número da Revista temos, como tem sido praxe, um leque de temáticas pertinentes ao nosso escopo. A Psicologia Escolar e Educacional propriamente dita aparece em três artigos: um sobre os manuais de ensino a normalistas, outro a respeito da Psicologia no Ensino Médio e o terceiro sobre a queixa escolar e o atendimento psicológico na rede pública de saúde. Temos vários trabalhos relativos às questões da autorregulação, aprendizagem, autoconceito e autoeficácia, que abarcam desde uma revisão das publicações em periódicos brasileiros, escolares com transtorno do desenvolvimento da coordenação, habilidade de compreensão em leitura e formas de sua avaliação e medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental. Ainda sobre autoconceito, o(a) leitor(a) encontrará um trabalho d'além mar, que trata da adultez emergente, considerando a construção da identidade, auto-conceito e Autonomia em Portugal. Há também um manuscrito espanhol relacionando a atividade física de adolescentes, o uso de substancias nocivas, a modalidade praticada e a família.

A educação especial comparece em um artigo sobre relatos de profissionais da escola sobre a Libras na educação de surdos; outro sobre percepções de educadores sobre educação inclusiva numa perspectiva da interface entre Saúde e Educação e, ainda, características do raciocínio do estudante com deficiência intelectual à luz da epistemologia genética.

A docência está presente em um trabalho que envolveu o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a mediação na configuração de sentidos sobre esta atividade e em outro, chileno, sobre uma proposta de Reflexão coletiva sistemática que buscou o desenvolvimento profissional docente.

Na seção História, contamos com um artigo de Jürg Forster, Diretor dos Serviços de Psicologia Escolar de Zurique, Suíça. Jürg esteve no XII Conpe, em São Paulo e compartilhou conosco, durante uma atividade do evento, experiências em Psicologia Escolar em alguns países da Europa e nos Estados Unidos. Suas considerações sobre mudanças e desafios na área são aqui apresentadas. O Relato de Práticas Profissionais traz uma experiência ligada à Inclusão no Ensino Superior.

Como havíamos comentado no último número de 2015, neste ano iniciamos as atividades da Revista com o sistema da SciELO de submissões on-line que, ao facilitar o processo de entrada de manuscritos, também trouxe maior agilidade à tarefa editorial.

Em 2015 assistimos à ocupação de escolas públicas por estudantes em alguns estados. A lição de democracia funcionou, e neste ano outras ocupações ocorreram por diferentes motivos, mas que se aliam a um grande objetivo comum: a luta em prol de uma educação de qualidade. Que neste 2016 nos lembremos da advertência de Brecht: nossas condições concretas de vida são derivadas da política e esta, por sua vez, configura aquelas!

Silvia Maria Cintra da Silva - Editora

Referências

  • Brecht, B. (1987). Poemas 1913-1956. (P.C. Souza, Trad.). 3a ed. São Paulo: Brasiliense.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 2016
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