Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

EDITORIAL

Claudia Regina Furquim de Andrade

Professora Titular

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

Faculdade de Medicina

Universidade de São Paulo

Iniciamos 2006 com uma excelente notícia, a Pró-Fono está indexada também na SciELO. Agora além da indexação internacional do PubMed/MEDLINE - Internacional C - somos também: Nacional A. É sem dúvida mais uma grande conquista gerada pelo esforço dos nossos autores e do nosso incansável grupo editorial.

O site da SciELO ainda não foi atualizado com as novas indexações, em breve teremos a satisfação de ver a primeira revista da Fonoaudiologia brasileira finalmente indexada na Scientific Electronic Library Online. A SciELO é uma biblioteca eletrônica composta por um grupo altamente selecionado de periódicos científicos brasileiros. A SciELO recebe suporte da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em parceria com a BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) e com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O objetivo do projeto SciELO é o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

Assim, temos muito trabalho pela frente. Nesse primeiro número de 2006 são apresentados 12 artigos, todos exemplarmente analisados e re-analisados por nossos pares.

Jardini e Souza (2006) apresentam uma proposta de intervenção para a aquisição e reabilitação da leitura e escrita pelo uso de um método fono-visuo-articulatório. Apresentam como resultados expressiva evolução dos participantes (com dislexia) em curto período de tempo. O estudo é uma importante contribuição para ampliar a importância do controle e metodologia específica em Fonoaudiologia.

A utilização do Sistema Sonar na avaliação auditiva comportamental de lactentes foi o tema da pesquisa de Nakamura, Lima e Gonçalves (2006). Os autores consideram que essa técnica apresenta resultados confiáveis e pertinentes de serem expandidos para outros grupos populacionais.

O estudo da função do sistema olivo coclear medial pelo efeito de supressão das emissões otoacústicas por transientes formulado por Durante e Carvallo (2006) conclui que a magnitude da supressão das EOAT diminui do nascimento ao sexto mês de idade.

Nogushi, Assis e Malaquias (2006) apresentam um estudo epidemiológico sobre a ocorrência de maus-tratos em crianças e possíveis ações pertinentes aos fonoaudiólogos.

A pesquisa de Knobel e Sanches (2006) teve como objetivo determinar valores de referência para o nível de desconforto para sensação de intensidade em indivíduos normais. O estudo conclui que normo-ouvintes apresentam LDL de 86 a 98 dBNA entre outros resultados.

Costa e Iório (2006) apresentam estudo comparativo sobre os benefícios da amplificação não-linear, para o reconhecimento de fala, em os indivíduos com perda auditiva neurossensorial. Os resultados indicam que não há diferença entre o desempenho dos usuários de próteses auditivas lineares e não lineares nos testes de fala objetivos e subjetivos.

O teste de nomeação de Boston foi aplicado por Mansur, Radanovic, Araújo, Taquemori, Greco (2006) para avaliar a influência da idade e escolaridade na habilidade de nomeação numa amostra de 133 participantes normais. A escolaridade foi identificada como a variável que mais influenciou o desempenho.

Bezerra e Iório (2006) concluem que o ruído não determina alterações no comportamento do reflexo acústico do músculo estapédio. O nível de desconforto é modificado pela exposição ao ruído ocupacional sendo maior em indivíduos expostos ao ruído.

O cálculo do fator de impacto dos periódicos científicos em Fonoaudiologia é um desafio tanto em termos nacionais quanto internacionais. Campanatti-Ostiz e Andrade (2006) realizaram um estudo sobre a realidade nacional apontando que os brasileiros citam muito pouco outros trabalhos brasileiros realizados sobre seus temas de estudo.

Birkman e Cunha (2006) relatam o estudo de dois casos relacionando a linguagem e o psiquismo com internações hospitalares e cirurgias precoces. Os autores apresentam uma profunda reflexão sobre as implicações da falta de compatibilidade entre o amadurecimento do esquema corporal e dos processos de subjetivação.

Cardoso e Fernandes (2006) acompanharam cinco adolescentes com autismo, em situações comunicativas específicas por um ano. O estudo conclui que existe uma relação entre evolução do desempenho sociocognitivo e o perfil funcional da comunicação quanto ao número de atos comunicativos e ainda, que as mudanças nos desempenhos podem ser consideradas interligadas mas não lineares.

A pesquisa de método realizada por Máster, De Biase, Chiari, Pedrosa (2006) foi realizada a partir da análise do espectro médio de longa duração buscando objetivar a qualidade da voz. O objetivo do estudo foi conhecer as possibilidades do método e a conclusão foi positiva para sua aplicabilidade clínica.

Abraço,

Claudia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEZERRA, M. D. H.; IÓRIO, M. C. M.; A. C. Estudo comparativo entre nível de desconforto e reflexo acústico em trabalhadores. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 5-12, jan.-abr. 2006.

BIRKMAN, M. ; CUNHA, M. C. Internações hospitalares e cirurgias precoces, linguagem e psiquismo: estudo de dois casos. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 79-88, jan.-abr. 2006.

CAMPANATTI-OSTIZ, H.; ANDRADE, C. R. F. Periódicos nacionais em Fonoaudiologia: caracterização de indicador de impacto. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 99-110, jan.-abr. 2006.

CARDOSO, C.; FERNANDES, F. D. M. Relação entre os aspectos sócio cognitivos e perfil funcional da comunicação em um grupo de adolescentes do espectro autístico. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 89-98, jan.-abr. 2006.

COSTA, L. P.; IÓRIO, M. C. M. Próteses auditivas; avaliações objetivas e subjetivas em usuários de amplificação linear e não-linear. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 21-30, jan.-abr. 2006.

DURANTE, A. S.; CARVALLO, R. M. M. Mudanças das emissões otoacústicas por transientes na supressão contralateral em lactentes. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 49-56, jan.-abr. 2006.

JARDINI, R. S. R.; SOUZA, P. T. Alfabetização e reabilitação dos distúrbios de leitura/escrita por metodologia fono-vísuo-articulatória. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 69-78, jan.-abr. 2006.

KNOBEL, K. A. B.; SANCHEZ, T. G. Nível de desconforto para sensação de intensidade em indivíduos com audição normal. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 31-40, jan.-abr. 2006.

MANSUR, L. L.; RADANOVIC, M.; TAQUEMORI, L.Y.; GRECO, L. L. Teste de nomeação de Boston: desempenho de uma população de São Paulo. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 13-20, jan.-abr. 2006.

MASTER, S.; BIASE, N. D.; CHIARI, B. M.; PEDROSA, V. O espectro médio de longo termo na pesquisa e na clínica fonoaudiológica. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 111-120, jan.-abr. 2006.

NAKAMURA, H. Y.; LIMA, M. C. M. P; GONÇALVES, V. M. G. Utilização do Sistema Sonar (bandinha digital) na avaliação auditiva comportamental de lactentes. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 57-68, jan.-abr. 2006.

NOGUCHI, M. S.; ASSIS, S. G.; MALAQUIAS, J. V. Ocorrência de maus-tratos em crianças: formação e possibilidade de ação dos fonoaudiólogos. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 41-48, jan.-abr. 2006.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Maio 2006
  • Data do Fascículo
    Jan 2006
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. Condomínio Alphaville Conde Comercial, Rua Gêmeos, 22, 06473-020 Barueri , São Paulo/SP, Tel.: (11) 4688-2220, Fax: (11) 4688-0147 - Barueri - SP - Brazil
E-mail: revista@profono.com.br