Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL CONVIDADO

EDITORIAL CONVIDADO

Fernanda Dreux Miranda Fernandes

Professora Associada, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Celebrar a Fonoaudiologia brasileira, mostrando aos próprios fonoaudiólogos o que de mais atual tem sido feito em cada uma das áreas. Incluir a Fonoaudiologia, proporcionando visibilidade às interferências sociais e ambientais destinadas a funcionar como exemplos e sugestões. Reconhecer a Fonoaudiologia, identificando lideranças e reconhecendo novos talentos.

Esses foram alguns dos princípios norteadores da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia na organização do 15º Congresso Brasileiro e 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Os bons resultados obtidos refletem o desenvolvimento da Fonoaudiologia e de nossa Sociedade Científica ao longo de vários anos.

Só o avanço científico consistente da Fonoaudiologia permitiu o estabelecimento de critérios rigorosos na seleção de palestrantes e conferencistas, que garantiram a altíssima qualidade dos simpósios, conferências e mesas redondas. Essa qualidade também esteve refletida na maioria dos temas livres apresentados em forma de pôster e apresentações orais.

A diretoria esteve envolvida em atividades destinadas a diminuir o impacto ambiental do Congresso e a multiplicar a interferência do Congresso de Fonoaudiologia em Gramado e região. Contou, para isso, com o apoio individual de diversos colegas e também com a colaboração de Departamentos e Comitês. Essa disponibilidade, assim como a ótima resposta à sugestão de que fossem levados a Gramado, donativos para as vítimas das cheias daquele Estado, apontam para um grupo solidário e consciente, que tem potencial de realização e generosidade suficiente para aceitar sugestões.

Na cerimônia de abertura, aproximadamente mil pessoas partilharam da homenagem à Professora Iêda Russo, que recebeu o Prêmio Mérito Fonoaudiológico de 2007. Reconhecer a participação de elementos-chave da construção de nossa ciência e de nossa profissão é um traço fundamental de nosso amadurecimento, e a unidade demonstrada nessa ocasião é essencial para a continuidade desse processo. Essa mesma unidade pôde ser percebida na cerimônia de encerramento, em que mais de 1200 pessoas aplaudiram os pesquisadores renomados e os jovens cientistas cujos trabalhos foram premiados.

Durante os dias do Congresso foi possível ver um retrato da Fonoaudiologia: uma ciência e uma profissão com altíssimo desenvolvimento científico; constituída por pessoas solidárias e generosas, cientes de seu papel no planeta e na sociedade; capaz de reconhecer e de valorizar seus líderes e os novos caminhos à sua frente e disposta a celebrar tudo isso de forma alegre e fraterna.

Eu acho que esse é o retrato da Fonoaudiologia que devemos manter em nossas mentes, como uma lembrança do que somos capazes.

Claro que continuam a haver dificuldades. Os problemas e desafios da Fonoaudiologia brasileira continuam a existir. Mas eles são também oportunidades de desenvolvimento, aperfeiçoamento e busca de soluções.

Fernanda Dreux Miranda Fernandes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Jan 2008
  • Data do Fascículo
    Dez 2007
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. Condomínio Alphaville Conde Comercial, Rua Gêmeos, 22, 06473-020 Barueri , São Paulo/SP, Tel.: (11) 4688-2220, Fax: (11) 4688-0147 - Barueri - SP - Brazil
E-mail: revista@profono.com.br