Resumo em Português:
TEMA: a partir dos dois anos de idade a criança passa a diferenciar perguntas de não perguntas e também passa a ajustar suas repostas. Esta participação nas trocas verbais requer habilidades conversacionais básicas, como capacidade para iniciar e interagir e para responder apropriadamente e manter a interação. OBJETIVO: analisar e correlacionar os aspectos pragmáticos da linguagem, referentes aos tipos de respostas, durante interação adulto/criança, em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e naquelas com diagnóstico de Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). MÉTODO: participaram 16 crianças com DEL (GP) de três a seis anos e 60 crianças em desenvolvimento normal de linguagem (GC) de três a cinco anos, sendo 20 para cada faixa etária, dez por sexo. A coleta de dados aconteceu em dois dias, com díade comunicativa criança/adulto facilitada por brinquedos. Os dados (fala da criança e do adulto) foram transcritos e analisados e passaram por análise de Índice de Confiança com 93,75% de concordância, depois foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: as respostas foram classificadas em categorias e agrupadas em Repostas Adequadas (RA) e Repostas Inadequadas (RI), sempre de acordo com o contexto comunicativo estabelecido. O GC apresentou média significativamente maior do que o GP para o uso de RA e o GP apresentou média significativamente maior que o GC para o uso de RI. O GC diminuiu o uso de RI com o aumento da idade. O GP manteve o uso de RI com o aumento da idade, inclusive para a faixa etária de seis anos. CONCLUSÃO: foi observado que o aumento da idade salientou as diferenças entre GP e GC. O GP foi menos efetivo na comunicação mantendo ininteligibilidade de fala, ao passo que o GC apresentou habilidades conversacionais mais elaboradas. Porém, novos trabalhos com idades mais avançadas precisam ser realizados para melhor compreensão dessas tendências observadas.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: children start to differentiate questions from non-questions and also start to adjust their answers at the age of two. This participation in verbal exchanges requires basic conversational abilities such as the competence to initiate interact and reply appropriately, and to maintain the interaction. AIM: to analyze and correlate the pragmatic aspects of language, related to the type of answers, during an adult/child interaction in children with normal language development and in those diagnosed with Specific Language Impairment (SLI). METHOD: 16 children with SLI (GP) and ages between three and six years, and 60 children with normal language development (GC) and ages between three to five years - 20 for each age group, 10 of each gender. Data gathering occurred in two different days, with the adult/child interaction being facilitated by toys. Data (speech of child and adult) were transcribed and analyzed, obtaining a Reliability Index of 93.75%, and later were submitted to statistical analyses. RESULTS: answers were classified in categories and grouped according to the following: Adequate Answers (RA) and Inadequate Answers (RI), always in accordance to the established communicative context. GC presented a significantly higher average of RA when compared to GP, and GP presented a significantly higher average of RI when compared to GC. GC presented a decrease in the use of RI at the increase of age. GP maintained the use of RI at the increase of age, including the age group of six. CONCLUSION: it was observed that the increase in age emphasized differences between GP and GC. GP presented a less effective communication maintaining unintelligible speech, whereas GC presented more elaborate communication abilities. More studies with older children are necessary for the better understanding of the observed trends.Resumo em Português:
TEMA: funções comunicativas utilizadas por terapeutas e pacientes. OBJETIVO: analisar o uso de funções comunicativas por terapeutas de pacientes do espectro autístico. MÉTODO: Foram analisadas as funções comunicativas utilizadas por seis terapeutas em interação com seis pacientes cada, constituindo um corpo de análise de 36 perfis de funções comunicativas por díade terapeuta-paciente. Todas as terapeutas faziam parte do Programa de Aprimoramento em Distúrbios Psiquiátricos da Infância, seus pacientes pertenciam ao espectro autístico. Para a coleta dos dados foram utilizadas as transcrições da gravação de uma sessão de terapia e analisadas segundo Fernandes, (2000). As funções comunicativas foram divididas de duas formas: mais e menos interpessoais e instrumental, regulatória, interacional, pessoal, heurística e imaginativa . RESULTADOS: a comparação entre as funções usadas por terapeutas e paciente revelou que houve diferença estatisticamente significante no uso das funções: pedido de rotina social, de informação e de ação, comentário, reconhecimento do outro, exclamativa, não focalizada, exploratória, exibição, jogo e reativa. Quanto à divisão em funções mais e menos interpessoais ou entre funções instrumental, regulatória, interacional, pessoal, heurística e imaginativa houve diferença estatisticamente significante no uso das funções mais e menos interpessoais e das funções regulatória, interacional, pessoal e heurística. CONCLUSÃO: o perfil funcional da comunicação das terapeutas é bastante distinto do de seus pacientes quando comparamos cada uma das funções e quando analisamos os agrupamentos de funções (mais e menos interpessoais e instrumental, regulatória, interacional, pessoal, heurística e imaginativa). As terapeutas utilizam funções para preencher o espaço comunicativo e realizar pedidos, resultado que concorda com estudos anteriores.Resumo em Inglês:
ABSTRACT BACKGROUND: communicative functions used by language therapists and patients. AIM: to analyze the communicative functions used by language therapists and patients of the autistic spectrum. METHOD: the communicative functions expressed by six therapists in interaction with six patients each were analyzed, constituting 36 profiles of communicative functions expressed by the dyad therapist-patient. All therapists were part of a Training Program in Childhood Psychiatric Disorders and the patients were diagnosed within the autistic spectrum. Data were gathered using the transcriptions of a videotaped therapy session and these were analyzed according to the criteria suggested by Fernandes (2000). The communicative functions were divided in two different ways: interpersonal and non-interpersonal, and instrumental, regulatory, interactive, personal, heuristic and imaginative. RESULTS: the comparison between the functions used by the language therapists and the patients indicated a statistically significant difference in use of the following functions: request of social routine, request of information, request of action, comment, recognition of other, exclamation, non-focused, exploratory, exhibition, play and reactive. There was also a statistically significant difference between the use of interpersonal, non-interpersonal, regulatory, interactive, personal and heuristic communicative functions. CONCLUSION: the functional communicative profile of language therapists is different from the one presented by their patients when comparing each communicative function and when the communicative functions are grouped (interpersonal and non-interpersonal, and instrumental, regulatory, interactive, personal, heuristic and imaginative). Therapists use communicative functions to fill in the communicative space and to make requests. This finding agrees with the findings of previous studies.Resumo em Português:
TEMA: medidas antropométricas faciais indiretas de lábio superior e filtro. OBJETIVO: descrever as medidas de lábio superior e filtro em crianças no período de dentição mista, extraídas de telerradiografias, relacionando-as aos tipos faciais médio e longo, aos padrões de oclusão classe I e II de Angle e à postura habitual de repouso com e sem selamento labial. MÉTODO: verificação de 123 traçados de telerradiografias em norma lateral de crianças, extraídas de arquivos de documentação ortodôntica antes do início do tratamento corretivo. As radiografias são de crianças com idades entre 7:7 anos e 11:10 anos, sendo 56 do gênero masculino e 67 do feminino. RESULTADOS: na análise estatística foi utilizado o Teste-t de Student com significância de 5% e obteve-se os resultados: para lábio superior não foi encontrada diferença estatisticamente significante levando em consideração as variáveis tipos de face, oclusão e sexo. Para as medidas de filtro não houve diferença estatisticamente significante considerando tipo de face e oclusão, porém houve diferença para variável gênero. Obteve-se diferença estatisticamente significante tanto para lábio superior quanto para filtro analisando a variável postura habitual de repouso com e sem selamento labial, sendo assim fator determinante para as medidas. Este fato indica que pode haver direcionamento de modificações estruturais. CONCLUSÃO: média para comprimento do lábio superior em telerradiografia ficou estabelecida em torno de 21mm; a média para filtro em torno de 12mm. É importante considerar postura labial de repouso durante avaliação e processo de terapia ao se realizar as medidas de lábio superior e filtro.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: indirect anthropometrical measurements of the height of the upper lip and length of the philtrum. AIM: to describe the measurements of the height of the upper lip and length of the philtrum, extracted from video x-rays, in children with mixed dentition, relating these measurements to facial typology - medium and long -, to occlusion - Angle's class I and II - and to the rest position of the lips - with and without lip seal. METHOD: verification of 123 x-rays, in lateral norm, of children with ages between 7:7 and 11:10 years, 56 male and 67 female, extracted from archives of orthodontical documentation prior to treatment. RESULTS: the T-Student test, with a significance level of 5%, was used for the statistical analyses and the obtained results were: for the height of the upper lip no statistical difference was found considering the variables of face typology, occlusion and gender; there was no statistical difference for the measurements of the philtrum considering the variables of face typology and occlusion, but a statistically significant difference was found for the variable gender; a statistically significant difference was found for the height of the upper lip and length of the philtrum considering the variable rest position of the lips - with and without lip seal - being this a determinant factor for the measurements. This finding suggests that a direction of structural modifications may exist. CONCLUSION: the mean value for the height of the upper lip was established at 21mm; the mean value for the length of the philtrum was established at 12mm. It is important to consider the rest posture of the lips, during assessment and therapy, when taking the measurements of the height of the upper lip and length of the philtrum.Resumo em Português:
TEMA: a aclimatização refere-se ao período que sucede a adaptação dos amplificadores sonoros, quando ocorre uma melhora progressiva das habilidades auditivas e de reconhecimento de fala decorrente das novas pistas de fala disponíveis ao usuário da amplificação. OBJETIVO: verificar a aclimatização após adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) por meio de avaliações objetivas (testes de fala) e subjetivas (Questionário). MÉTODO: foram avaliados 16 deficientes auditivos no primeiro dia de adaptação de AASI e reavaliados mensalmente até o terceiro mês. Em todos os meses foram realizados os testes de fala Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (IPRF), por meio de monossílabos, e Limiar de Reconhecimento de Sentenças no Ruído (LRSR), por meio de sentenças, determinando assim a relação sinal/ruído (S/R). Também foi aplicado o Questionário Internacional de Avaliação de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (QI - AASI) após um mês e três meses de adaptação das próteses auditivas. RESULTADOS: a comparação realizada entre o primeiro dia, primeiro, segundo e terceiro meses de adaptação das próteses auditivas mostrou uma melhora estatisticamente significante (p < 0,001) entre os resultados obtidos ao longo dos meses, tanto no IPRF, quanto na relação S/R. Não houve diferença estatisticamente significante nos resultados obtidos no questionário aplicado no primeiro e terceiro mês. CONCLUSÃO: a avaliação objetiva, por meio de tarefas de reconhecimento de fala, indica melhores resultados nos meses subseqüentes à adaptação das próteses auditivas evidenciando melhora progressiva das habilidades de fala a partir do primeiro mês de adaptação. A avaliação subjetiva não revela melhora entre o primeiro e o terceiro mês após a adaptação das próteses auditivas.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: acclimatization is the period that succeeds the fitting of hearing aids, when a progressive improvement of the hearing and speech recognition abilities is observed due to the new speech cues that are available to the hearing aid user. AIM: to verify acclimatization after the fitting of hearing aids through objective (speech tests) and subjective (Questionnaire) evaluations. METHOD: 16 hearing impaired individuals were evaluated on the first day of hearing aid fitting and were monthly reassessed for three months. In all three months the following speech tests were used: PISR - percentage index of speech recognition through monosyllabic words and SRT - speech recognition threshold through sentences, determining the speech/noise ratio (S/N). The International Outcome Inventory of Hearing Aid (IOI-HA) was also applied in the first and third months after the hearing aids were fitted. RESULTS: the comparison between the first day, first, second and third months after the hearing aids were fitted revealed a statistically significant improvement (p<0.001) between the results, not only for the PISR but also for the S/N ratio. No statistically significant difference was found for the results obtained through the questionnaire applied in the first and third months. CONCLUSION: the objective evaluation, using speech recognition tests, presents better results in the months following the hearing aids fitting indicating a progressive improvement in the speech abilities from the first month onwards. The subjective evaluation does not reveal an improvement when comparing the first and third moths after the hearing aids were fitted.Resumo em Português:
TEMA: relação entre fala, tônus e praxia não-verbal. OBJETIVO: verificar a existência de relação entre fala, tônus e praxia não-verbal do sistema estomatognático em pré-escolares. MÉTODO: avaliamos 120 crianças, de 4:0 a 5:11 de idade. Todas foram submetidas à avaliação que constou de anamnese e avaliação fonoaudiológica. A anamnese foi realizada com a própria criança e complementada por informações obtidas por meio de um questionário, respondido por seus pais ou responsáveis. A avaliação fonoaudiológica constou de: avaliação do tônus (resistência), da mobilidade (realização de movimentos isolados), da praxia (repetição de movimentos seqüenciais) de lábios e de língua e da fala (nomeação de figuras). RESULTADOS: os achados estatisticamente significantes foram: tônus de língua normal nas crianças do grupo de praxia normal (p = 0,003*); tônus de língua alterado nas crianças do grupo de praxia alterada (p = 0,003*) e fala normal nas crianças do grupo com praxia normal (p < 0,001). Observamos tônus de lábios normal nas crianças do grupo de praxia normal (p = 0,058), fala alterada (grupo omissão, substituição e distorção) nas crianças do grupo com tônus de lábios alterado (p = 0,149), fala normal nas crianças do grupo com tônus de língua normal (p = 0,332), fala alterada (grupo omissão, substituição e distorção) nas crianças do grupo com praxia de lábios alterada (p = 0,241). Neste estudo não foram observadas diferenças da fala em relação ao sexo ou a idade. Entretanto, as crianças de 4:0 a 4:11 anos apresentaram alterações de fala em maior proporção que as da faixa etária de 5 anos. CONCLUSÃO: não foi possível comprovar a existência de relação entre o tônus e a praxia de lábios, e entre a praxia de lábios e a fala. Constatamos a existência de relação entre o tônus e a praxia não-verbal de língua e também entre a praxia não-verbal de língua e a fala.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: relationship between speech, tonus and non-verbal praxis. AIM: to verify the relationship between speech, tonus and non-verbal praxis of the stomatognathic system in preschoolers. METHOD: 120 children, with ages between 4:0 and 5:11 years, were assessed. This assessment consisted of an anamnesis and a speech-language evaluation. The anamnesis was carried out with each child and was completed with information obtained through a questionnaire filled out by parents or guardians. The speech-language assessment involved: assessment of tonus (resistance), of mobility (execution of isolated movements), praxis of lips and tongue (repetition of sequential movements) and of speech (picture naming). RESULTS: statistically significant findings were: normal tongue tonus in the group of children with normal praxis (p = 0.003*); tongue with altered tonus in the group of children with altered praxis (p = 0.003*) and normal speech in the group of children with normal praxis (p < 0.001). Other observations were: normal lip tonus in the group of children with normal praxis (p = 0.058); altered speech (omission, substitution and distortion) in the group of children with altered lip tonus (p = 0.149), normal speech in the group of children with normal tongue tonus (p = 0.332); altered speech (omission, substitution and distortion) in the group of children with altered lip praxis (p = 0.241). Differences in speech related to gender or age were not observed in the present study. However, children with ages between 4:0 and 4:11 years presented speech alterations in a higher proportion when compared to children with ages between 5:0 and 5:11 years. CONCLUSION: it was not possible to prove the existence of a relationship between tonus and lip praxis, and between lip praxis and speech. A relationship exists between tonus and non-verbal tongue praxis and also between non-verbal tongue praxis and speech.Resumo em Português:
TEMA: potenciais evocados auditivos. OBJETIVO: descrever os resultados dos potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (PEATE), potenciais evocados auditivos de média latência (PEAML) e potencial cognitivo (P300) em indivíduos acima de 50 anos de idade. MÉTODO: este estudo foi desenvolvido no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Potenciais Evocados Auditivos do Curso de Fonoaudiologia, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. Foram avaliados 24 pacientes (45 orelhas) por meio do PEATE e do P300, sendo que apenas 18 destes pacientes (36 orelhas) foram avaliados por meio do PEAML. Todos os indivíduos encontravam-se na faixa etária de 51 a 74 anos de idade, divididos em três grupos:GI (50 - 59 anos), GII (60 - 69 anos) e GIII (70 a 79 anos) e apresentavam audição normal ou até perda auditiva neurossensorial de grau moderadamente severo no PEATE e de grau moderado no PEAML e no P300. A faixa de frequências avaliadas no PEATE e no PEAML abrangeu 3000 a 6000 Hz, enquanto que no P300 a faixa foi de 1000 a 1500Hz. Para a análise estatística dos dados foram utilizados os testes estatísticos de Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e igualdade de duas proporções. RESULTADOS: observaram-se diferenças estatisticamente significantes entre os grupos simultaneamente para o interpico I -V no PEATE e para a latência da onda Na no PEAML, sendo que no PEATE foi o GIII que provocou a diferença e no PEAML foi o GI. Evidenciou-se diferença estatisticamente significante entre os grupos simultaneamente para a latência do componente P300. Verificou-se, também, alterações consideráveis em relação à qualidade dos traçados dos potenciais evocados auditivos, indicando uma forte correlação entre piora na qualidade do traçado e aumento da idade. CONCLUSÃO: o processo de envelhecimento do sistema auditivo afeta progressivamente as vias auditivas ao longo do tronco encefálico e lobo temporal.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: auditory evoked potentials. AIM: to describe the results of brainstem auditory evoked potentials (PEATE), middle latency auditory evoked potentials (PEAML) and cognitive potential (P300) in individuals over 50 years. METHOD: this study was developed at the Speech and Hearing Investigation Laboratory in Auditory Evoked Potentials of the Speech-Language and Hearing Course of the Department of Physiotherapy, Speech-language and Hearing Sciences and Occupational Therapy of FMUSP. Twenty four subjects (45 ears) were evaluated through PEATE and P300, and only 18 of these subjects (36 ears) were evaluated through PEAML. All subjects had ages between 51 and 74 years and were divided in three groups: GI (50-59 years), GII (60-69 years) and GIII (70-79 years). All subjects presented either normal hearing or neurossensorial hearing loss of a moderate-severe level in the PEATE, and of a moderate level in the PEAML and in the P300. The frequency range evaluated in the PEATE and in the PEAML varied from 3000 to 6000Hz, while in the P300 it varied from 1000 to 1500Hz. For the statistical analyses of the data, the Kruskal-Wallis test, the Mann-Whitney test and the two proportion equality test were used. RESULTS: significant statistical differences were simultaneously observed between the groups for the interpeak I-V in the PEATE and for the Na wave latency in the PEAML - in the PEATE the difference was caused by GIII and in the PEAML it was caused by GI. A statistically significant difference between the groups was observed for the latency of the P300 component. Considerable alterations were also found regarding the quality of the responses of the auditory evoked potentials, indicating a strong correlation between the deterioration of the responses and the increase in age. CONCLUSION: the aging process of the auditory system progressively affects the auditory pathways throughout the brainstem and temporal lobe.Resumo em Português:
TEMA: ordenação e resolução temporal. OBJETIVO: comparar o desempenho de cantores que recebem orientação profissional, cantores amadores independentes e cantores amadores desafinados nos testes de padrão de freqüência sonora e teste de detecção de gap (Random Gap Detection Test). MÉTODO: participaram 78 indivíduos, de ambos os gêneros, com idade variando entre 18 e 55 anos. Foram incluídos cantores com audição normal, comprovada por meio de exame audiológico e com ausência de queixas de linguagem, fala, voz ou audição. Cada indivíduo respondeu a um questionário fornecendo várias informações, entre elas, a sua própria percepção auditiva sobre sua voz cantada; o tempo de canto com orientação profissional, dificuldade para cantar novas músicas e o de estudo de teoria musical. Para a avaliação foram utilizados o Teste de Padrão de Freqüência Sonora (TPF) e o Teste de Detecção de Gap Randomizado (RGDT) a fim de avaliar as habilidades de ordenação temporal e a resolução temporal respectivamente. RESULTADOS: no que se refere ao teste de detecção de gap randomizado (RGDT) não houve diferença estatisticamente significante entre as respostas por grupo e por variável. Em relação ao desempenho do TPF foi observado que o grupo que recebe orientação profissional possui desempenho superior e estatisticamente significante em relação ao grupo de amadores independentes e estes melhor do que o grupo de amadores desafinados. O desempenho no teste de padrão de freqüência teve relação com o treinamento especializado e com o estudo de teoria musical. CONCLUSÃO: o teste de detecção de gap (RGDT) não se mostrou sensível para distinguir cantores com orientação profissional de amadores, ao contrário do teste de padrão de freqüência sonora. O desempenho no teste de padrão de freqüência reflete o maior treinamento auditivo especializado e de estudo de teoria musical.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: temporal ordering and temporal resolution. AIM: to compare the performance of professional singers with that of well tuned and out of tune amateur singers in the pitch pattern test (PPT) and in the Random Gap Detection Test (RGDT). METHOD: participants were 78 individuals, male and female, with ages ranging from 18 to 55 years. All of the participants were singers with normal hearing - previously assessed using pure tone and speech audiometry - and had no language, speech, voice or hearing complaints. Each individual answered a questionnaire concerning, among other subjects, perception about own voice when singing, number of years of professional singing, difficulties when singing new songs and number of years of music study. For the objective assessment the PPT and the RGDT were used in order to investigate temporal ordering and temporal resolution respectively. RESULTS: regarding the RGDT, there was no statistically significant difference between the groups and variables. As for the PPT, it was observed that professional singers presented a better performance, with statistic significance, when compared to well tuned amateur singers and these a better performance when compared to out of tune amateur singers. The performance in the PPT was related to specialized training and study of music theory. CONCLUSION: the RGDT did not prove to be a sensitive test to distinguish professional and amateur singers. On the other hand, the PPT did. The performance in the PPT reflects the number of years of specialized auditory training and music theory study.Resumo em Português:
TEMA: treinamento auditivo em grupo. OBJETIVO: verificar a eficácia do treinamento auditivo em grupo de excepcionais no ambiente de oficinas. MÉTODO: estudo longitudinal prospectivo com 13 deficientes mentais da Associação de Pais e Amigos do Exepcional (APAE) de Congonhas, divididos em dois grupos: caso (n = 5) e controle (n = 8), e submetidos a 10 sessões de treinamento auditivo em grupo após verificação de integridade auditiva periférica por meio de emissões otoacústicas evocadas. Os participantes foram avaliados com protocolo específico quanto às habilidades auditivas (localização, identificação, memória, seqüência, discriminação e compreensão auditiva) no início e término do projeto. A entrada, processamento e análise dos dados foram realizados por meio do software Epi-Info 6.04. RESULTADOS: os grupos não diferiram entre si quanto à idade (media = 23,6 anos) e gênero, sendo 40% do masculino. Na avaliação inicial obteve-se desempenho semelhante dos grupos e na avaliação final, observou-se melhora nas habilidades auditivas dos indivíduos do grupo caso. Quando se comparou a média de acertos dos grupos caso e controle nas avaliações inicial e final obteve-se resultado estatisticamente significante nas provas de localização sonora (p = 0,02), seqüência auditiva (p = 0,006) e discriminação auditiva (p = 0,03) CONCLUSÃO: o treinamento auditivo mostrou-se eficaz quando realizado em grupo de excepcionais no ambiente de oficinas, observando-se melhora nas habilidades auditivas dos indivíduos. Estudos com maior casuística são necessários para confirmar os achados deste estudo e para auxiliar os profissionais dos serviços públicos de saúde a repensarem o modelo teórico de atendimentos e a reorganizarem as demandas em seus locais de trabalho, traçando frentes de atuação distintas, vinculadas à realidade da população envolvida, tais como a oficina de estimulação auditiva em grupo.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: auditory training in groups. AIM: to verify in a group of individuals with mental retardation the efficacy of auditory training in a workshop environment. METHOD: a longitudinal prospective study with 13 mentally retarded individuals from the Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE) of Congonhas divided in two groups: case (n=5) and control (n=8) and who were submitted to ten auditory training sessions after verifying the integrity of the peripheral auditory system through evoked otoacoustic emissions. Participants were evaluated using a specific protocol concerning the auditory abilities (sound localization, auditory identification, memory, sequencing, auditory discrimination and auditory comprehension) at the beginning and at the end of the project. Data (entering, processing and analyses) were analyzed by the Epi Info 6.04 software. RESULTS: the groups did not differ regarding aspects of age (mean = 23.6 years) and gender (40% male). In the first evaluation both groups presented similar performances. In the final evaluation an improvement in the auditory abilities was observed for the individuals in the case group. When comparing the mean number of correct answers obtained by both groups in the first and final evaluations, a statistically significant result was obtained for sound localization (p=0.02), auditory sequencing (p=0.006) and auditory discrimination (p=0.03). CONCLUSION: group auditory training demonstrated to be effective in individuals with mental retardation, observing an improvement in the auditory abilities. More studies, with a larger number of participants, are necessary in order to confirm the findings of the present research. These results will help public health professionals to reanalyze the theory models used for therapy, so that they can use specific methods according to individual needs, such as auditory training workshops.Resumo em Português:
TEMA: transtorno fonológico. OBJETIVO: verificar a associação entre o desempenho fonológico nas provas de nomeação e de imitação medido pela ocorrência dos processos fonológicos e pelos índices de gravidade Porcentagem de Consoantes Corretas e Densidade de Processos Fonológicos. MÉTODO: participaram da pesquisa 50 crianças com diagnóstico de transtorno fonológico sem terapia fonoaudiológica prévia e com idade entre 4:0 e 12 anos. RESULTADOS: A análise dos processos fonológicos evidenciou que os não-produtivos foram registrados em maior número do que os processos produtivos tanto na prova de nomeação quanto de imitação. Observou-se que em ambas as provas, mais sujeitos apresentaram os processos simplificação do encontro consonantal, simplificação de líquidas e eliminação da consoante final, independentemente da produtividade. Na comparação das duas provas houve associação e concordância quanto ao número de sujeitos que apresentou processos fonológicos bem como correlação para o número total de processos fonológicos; não houve evidências de diferenças nas médias do total de processos fonológicos ocorridos nas provas de nomeação e imitação; observou-se correlação negativa entre os índices de gravidade Porcentagem de Consoantes Corretas e Densidade de Processos Fonológicos estudados, além de que os seus valores nas duas provas apresentaram forte correlação indicando que detectam grau de gravidade semelhante. CONCLUSÃO: verificou-se a associação e a concordância entre as provas de imitação e de nomeação, tanto para o número de sujeitos que apresentou processos fonológicos como para o número de ocorrências de processos fonológicos, evidenciando a importância de provas estruturadas para o diagnóstico do transtorno fonológico. Além disso, para os índices de gravidade Porcentagem de Consoantes Corretas e Densidade de Processos Fonológicos, observou-se alta correlação entre as provas, confirmando que ambas são instrumentos adequados para a detecção do transtorno fonológico.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: phonological disorder. AIM: to verify the association between the phonological performance in picture naming and imitation tasks, assessing the occurrence of phonological processes and using the severity indexes of Percentage of Correct Consonants and Phonological Density Index. METHOD: participants of this research were 50 phonologically disordered children, with no history of prior speech-language therapy and with ages between 4:0 and 12 years. RESULTS: The analysis of the phonological processes indicated that the non-productive processes were more frequent than the productive ones, not only in the imitation task but also in the picture naming task. It was observed that in both tasks, most participants presented the phonological processes of cluster reduction, liquid simplification and final consonant deletion, independently of their productivity. When comparing both tasks, there was an association and agreement regarding the number of participants who presented phonological processes as well as a correlation regarding the total number of phonological processes; there was no evidence of differences concerning the averages of the phonological processes observed in the imitation and picture naming tasks; a negative correlation was observed between the severity indexes Percentage of Correct Consonants and Phonological Density Index; moreover, these values presented a strong correlation in both tests, indicating that they detect similar severity levels. CONCLUSION: the study verified an association and agreement between the picture naming and imitation tasks, not only for the number of participants who presented phonological processes, but also for the number of phonological processes, thus indicating the importance of using structured tests for the diagnosis of phonological disorder. Furthermore, for the severity indexes, Percentage of Correct Consonants and Phonological Density Index, a high correlation was observed between the tasks, indicating that both tasks are useful instruments in detecting phonological disorder.Resumo em Português:
TEMA: medidas da dinâmica respiratória são freqüentemente utilizadas na clínica fonoaudiológica, mas poucos são os dados científicos destas na população infantil. OBJETIVO: estudar a dinâmica respiratória entre crianças que respiram pelo modo nasal. MÉTODO: o estudo foi realizado com uma amostra aleatória estratificada de 106 crianças respiradoras nasais de escolas da cidade de Marília / SP, entre quatro e dez anos de ambos os sexos. Foram realizadas as medidas de capacidade vital (CV), nas posições em pé e sentada, com e sem oclusão nasal; de tempo máximo de fonação (TMF) de vogais e consoantes sustentadas, além de fala em seqüência com a contagem de números. RESULTADOS: a medida média da CV na posição em pé com e sem oclusão nasal foi 1515,56 ml e 1538,67 ml respectivamente e na posição sentada, 1524 ml e 1539,15 ml respectivamente; o TMF das vogais em segundos foi: /a/ = 8,32 , /i/ = 8,61 e /u/ 8,42; o de consoantes foi: /s/ = 6,64 e /z/ = 7,65 e o de seqüência de números foi de 7,76 segundos. Resultados: observou-se que o tempo médio destas medidas aumentou progressivamente conforme as faixas etárias. Tanto para o TMF das vogais como, para o das consoantes, houve diferença estatística significante (p < 0,05) nas idades mais distantes, ou seja, entre quatro e dez anos, quatro e nove, e quatro e oito anos. Em faixas etárias consecutivas não houve diferença estatística significante nos valores de CV. Houve forte associação entre a CV e o crescimento físico da criança. CONCLUSÃO: esse estudo mostrou medidas de dinâmica respiratória em crianças que podem ser úteis no diagnóstico e terapia fonoaudiológica. Outras pesquisas deveriam ser desenvolvidas para adicionais informações sobre o assunto.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: respiratory dynamics measurements are frequently used in the speech-language pathology practice, but few are the scientific data for children. AIM: to study the respiratory dynamics in children with nasal breathing. METHOD: the study was performed with a stratified random sample of 106 nasal breathing children, male and female, from schools of the city of Marília-SP, with ages between four and ten years. The following measurements were obtained: vital capacity (VC) in both standing and sitting positions, with and without nasal occlusion; maximum phonation time (MPT) of sustained vowels and consonants and also of speech when counting numbers. RESULTS: the mean values for VC in the standing position with and without nasal occlusion were of 1515.56ml and 1538.67ml respectively and for the sitting position of 1524ml and 1539.15ml respectively. MPT of vowels in seconds were: /a/ = 8.32, /i/ = 8.61 and /u/ = 8.42; of consonants: /s/ = 6.64 and /z/ = 7.65; and when counting numbers: 7.76. It was observed that the mean values of these measurements progressively increased according to age. There was a statistically significant difference (p<0.05) not only for the MPT of vowels but also for the MPT of consonants in older children, i.e. between 4 and 10 year olds, 4 and 9 year olds and 4 and 8 year olds. There was no significant statistical difference for the VC values in consecutive age groups. There was a strong association between VC and the child's physical development. CONCLUSION: this study presented respiratory dynamics measurements in children that can be used for the speech-language diagnosis and therapy. Other studies should be developed in order to bring additional information on the subject.Resumo em Português:
TEMA: potenciais evocados auditivos do tronco encefálico (PEATEs) por condução óssea. OBJETIVO: avaliar a aplicabilidade clínica da pesquisa dos PEATEs por condução óssea, caracterizando a normalidade e determinando um protocolo de avaliação. MÉTODO: participaram deste estudo 22 indivíduos, na faixa etária entre 20 e 30 anos, sendo 14 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, com audição normal (20dB NA). Os indivíduos foram avaliados por meio dos PEATEs por condução aérea e óssea (vibrador na fronte e mastóide). Equipamento EP25, Interacoustic; fone de inserção 3A; vibrador ósseo B-71; estímulo click. RESULTADOS: foi possível realizar a pesquisa dos PEATEs por condução óssea em todos os indivíduos avaliados. Os resultados demonstraram que o limiar eletrofisiológico obtido com o vibrador na fronte (32,69 ± 5,63 e 32,5 ± 7,07dB nHL) foi maior do que quando o vibrador foi posicionado na mastóide (25,00 ±7,33 e 30,00 ± 5,34dB nHL), tanto para o sexo feminino quanto para o sexo masculino, respectivamente. Assim, optou-se pelo posicionamento do vibrador na mastóide. O limiar eletrofisiológico obtido por condução óssea foi maior que o limiar por condução áerea, com diferença estatisticamente significante, nos sexos feminino e masculino, e com todos os indivíduos agrupados. Assim, faz-se necessária a utilização do fator de correção, que de acordo com os resultados deve ser de aproximadamente 10dB nHL. Os valores de normalidade para a função latência-intensidade da onda V no registro ipsilataral e contralateral diferem estatisticamente de acordo com o sexo feminino e masculino, devendo ser considerados separadamente. Para a normalidade do limiar eletrofisiológico por condução óssea adotou-se o valor de 26,81 ± 6,99 dB nHL. CONCLUSÃO: é possível realizar os PEATEs por condução óssea na prática clínica e em conjunto com os potenciais por condução aérea aumenta as possibilidades de um diagnóstico mais preciso quanto ao tipo de perda auditiva.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: bone conduction auditory brainstem responses (ABR) in normal hearing individuals. AIM: to evaluate the clinical applicability of bone conduction ABR, characterizing normality and determining an assessment protocol. METHOD: participants of this study were 22 individuals with normal hearing (20dB NA), with ages between 20 and 30 years, 14 female and 8 male. All individuals were assessed using air and bone (vibrator positioned on the forehead and mastoid) conduction ABR. EP25 equipment, Interacoustic; 3A insertion phone; B-71 bone vibrator; click stimulus. RESULTS: it was possible to evaluate the bone conduction ABR in all individuals. The results demonstrate that the electrophysiological threshold obtained when the vibrator was positioned on the forehead (32.69 ± 5.63 and 32.5 ± 7.07dB nHL) was higher than that obtained when the vibrator was positioned on the mastoid (25.00 ± 7.33 and 30.00 ± 5.34dB nHL) for both genders respectively. For this reason the vibrator was positioned on the mastoid. The electrophysiological threshold obtained by bone conduction was higher than that obtained by air conduction for both genders and also when all individuals were grouped together. Thus it is necessary to use a correction factor, according to the results, of 10dB nHL. The latency-intensity values of the V wave in the ipsilateral and contralateral recordings differed statistically according to gender, and should be considered separately. The value of 26.81 ± 6.99dB nHL was adopted as being the normal threshold for bone conduction ABR. CONCLUSION: it is possible to evaluate bone conduction ABR in the clinical environment. These results, when considered along with the air conduction ABR, increase the chances of a more precise diagnosis regarding the type of hearing loss.Resumo em Português:
TEMA: aspectos genéticos, cognitivos e de linguagem na Síndrome de Williams-Beuren (SWB). OBJETIVO: revisar a literatura sobre a SWB, destacando aspectos genéticos, cognitivos e de linguagem. CONCLUSÕES: a literatura mostrou que a etiologia da SWB é conhecida, embora o diagnóstico precoce pode ser difícil pela variabilidade de manifestações clínicas dessa condição. O fenótipo variável tem sido atribuído a deleção de vários genes na região 7q11.23. que inclui o gene da elastina. A deleção desse gene é identificada pelo estudo citogenético molecular denominado Hibridização in situ por Fluorescência (FISH). A freqüência populacional desta síndrome é de 1 em 20,000 nascimentos e é resultante de uma alteração genética "de novo". O quadro da SWB é caracterizado principalmente por fácies típica conhecida como face de duende, alterações cardíacas, prejuízos cognitivos e aspectos comportamentais que incluem a linguagem. A característica falante e sociável associada as dificuldades viso-construtivas conferem a esta síndrome um quadro neuro-cognitivo peculiar. A deficiência mental é variável e pode ou não estar presente. Estudos que descreveram as habilidades de linguagem nesta síndrome destacaram que a habilidade sintática pode estar íntegra ou parcialmente íntegra, a produção verbal pode ser precisa e inteligível, mostrando a integridade do sistema fonológico. O vocabulário receptivo-auditivo é citado em alguns estudos como adequado e em outros como prejudicado para a idade mental. Pesquisas na área têm produzido, resultados incongruentes com respeito ao perfil de habilidades cognitivas e lingüísticas nos portadores dessa condição. A correlação entre as habilidades de linguagem e a cognição e a divergência de achados na literatura serão abordadas neste artigo.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: genetic, cognitive and language aspects of the Williams-Beuren Syndorme (WBS). AIM: to present a review of the literature about WBS, highlighting its genetic, cognitive and language characteristics. CONCLUSION: the literature indicates that although the etiology of WBS is known, early diagnosis is difficult due to the great variability of its clinical characteristics. This great phenotypic variability has been associated to a deletion of several genes in region 7q11.23 which includes the elastin gene. The deletion of this gene is identified by the Fluorecent in situ Hibridization test (FISH). The incidence of this syndrome is 1 in every 20,000 birth and is the result of a "de novo" genetic alteration. The syndrome is characterized by an elfin type face, cardiac alterations, cognitive deficits and behavioral aspects that include language. A peculiar cognitive profile has often been described as consisting of outstanding social and verbal skills associated to visuo-spatial impairments. Cognitive deficits are variable and may not be present. Studies that describe language abilities indicate that syntax might be intact or partially intact; speech can be precise and intelligible indicating that the phonological system is preserved. The receptive vocabulary is mentioned in a few studies as being adequate and in others as being impaired according to mental age. Researches have produced incongruent findings regarding the cognitive and linguistic abilities. The correlation between the language and cognitive abilities and the divergent findings presented in the literature will be discussed in this article.