Resumo em Português:
TEMA: a determinação dos limites de movimentos mandibulares é um importante procedimento na avaliação do estado funcional do sistema estomatognático, porém poucos são os estudos que focalizam os parâmetros de normalidade ou desvios em crianças. Objetivos: definir as médias dos limites de movimentos mandibulares em crianças brasileiras de 6 a 12 anos de idade; verificar diferenças entre os gêneros, em cada faixa etária, e entre as faixas etária de 6 a 8 anos, 8:1 a 10 anos e 10:1 a 12 anos de idade. MÉTODO: participaram 240 crianças, escolares do interior do Estado de São Paulo. Com o auxílio de um paquímetro digital foram mensuradas a máxima abertura mandibular, a protrusão, a excursão lateral direita e esquerda e o desvio da linha média, quando presente. O teste T Student, a Análise de variância e o pós-teste Tukey foram considerados significantes para p < 0,05. RESULTADOS: as médias das medidas da amostra foram: máxima abertura mandibular 44,51 mm, excursão lateral direita 7,71mm, excursão lateral esquerda 7,92 mm e a protrusão 7,45 mm. Não houve diferença estatística entre os gêneros. Houve aumento gradual nos limites dos movimentos mandibulares com o aumento da faixa etária, com diferenças significantes principalmente entre as faixas etárias de 6 - 8 anos e 10:1-12 anos. CONCLUSÃO: durante a infância os limites de movimentos mandibulares aumentam e a idade deve ser considerada na análise desses dados para maior precisão no diagnóstico.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: identification of the mandibular movement range is an important procedure in the evaluation of the stomatognathic system. However, there are few studies in children that focus on normal parameters or abnormalities. AIM: to determine the average range of mandibular movements in Brazilian children aged 6 to 12 years; to verify the difference between genders, in each age group, and between the different age groups: 6-8 years; 8.1-10 years; and 10.1-12 years. METHOD: participants of the study were 240 healthy children selected among regular students from local schools of São Paulo State. The maximum mandibular opening, lateral excursion and protrusive movements, and deviation of the medium line, if present, were measured using a digital caliper. Student T test, Analysis of variance and Tukey test were considered significant for p < 0.05. RESULTS: the mean values observed in the studied sample were: 44.51mm for maximum mandibular opening; 7.71mm for lateral excursion to the right; 7.92mm for lateral excursion to the left; 7.45mm for protrusive movements. No statistical difference was observed between genders. There was a gradual increase in the range of mandibular movements, with significant differences mainly between the ages of 6-8 years and 10.1-12 years. Conclusion: during childhood the range of mandibular movements increases. Age should be considered in this analysis for a greater precision in the diagnosis.Resumo em Português:
TEMA: indivíduos com deficiência auditiva de grau profundo podem apresentar respostas por vibração com os fones supra-aurais devido a grande área do crânio exposta à vibração nestes transdutores. OBJETIVO: verificar a influência do tipo de transdutor na obtenção dos limiares auditivos por via aérea em indivíduos com deficiência auditiva neurossensorial de grau profundo. MÉTODO: 50 indivíduos, com idades variando de 16 a 55 anos, foram submetidos a anamnese, meatoscopia, e posteriormente, a audiometria tonal liminar e limiar de detecção de voz (LDV). As audiometrias tonal e vocal foram realizadas tanto com fones supra-aurais TDH-39 quanto com os fones de inserção ER-3A. RESULTADOS: nas audiometrias tonal e vocal, notamos que, com o fone de inserção, foram obtidos limiares auditivos mais elevados do que os obtidos com o fone supra-aural, com significância estatística nas freqüências de 250Hz e 1000Hz. Ao observarmos a diferença entre os resultados obtidos com o transdutor TDH-39 e o ER-3A em cada orelha separadamente, notamos que a diferença foi maior na orelha direita com significância estatística somente na freqüência de 250 Hz. Em relação ao sexo, notamos que as diferenças entre os transdutores foram maiores no sexo masculino com significância estatística na freqüência de 250 Hz. No entanto, no LDV, a diferença maior foi encontrada no sexo feminino. CONCLUSÃO: deficientes auditivos neurossensorias de grau profundo bilateral apresentam limiares de audibilidade mais elevados (piores) com os fones de inserção do que com os fones supra-aurais nas freqüências baixas, evidenciando a existência das respostas por vibração com os fones supra-aurais.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: individuals with profound hearing loss may present vibrotactile responses when tested with supra-aural earphones due to the large skull area exposed to vibration in these transducers. AIM: to verify the influence of the type of transducer when assessing air conducted pure tone thresholds in individuals with profound sensorineural hearing loss. METHOD: 50 individuals, ranging in age from 16 to 55 years, were submitted to a clinical history questionnaire, meatoscopy, and pure tone and speech audiometry, using both TDH-39 supra-aural earphones and ER-3A insert earphones. RESULTS: in both pure tone and speech testing, thresholds were higher when obtained using insert earphones, with statistical significant differences for 250Hz and 1000Hz. Considering right and left ear testing with the different transducers, this difference was greater for the right ear, with statistical significant differences only for 250 Hz. Regarding gender, it was observed that the difference between the transducers was greater in males, with statistical significant differences for 250 Hz. However, in the SDT (Speech Detection Threshold), the greatest difference was found in females. CONCLUSION: people with bilateral sensorineural profound hearing loss presented higher (worse) thresholds with insert earphones (ER-3A) than with supra aural earphones (TDH-39) for low frequencies (250Hz and 1000Hz), confirming the existence of vibrotactile responses with supra aural earphones.Resumo em Português:
TEMA: conhecer a validade dos procedimentos para triagem auditiva neonatal (TAN) é fundamental, visto que a meta desses programas é identificar todos os recém-nascidos com deficiência auditiva, com um custo aceitável. OBJETIVO: estimar a especificidade e taxa de falso-positivo de protocolos de TAN, realizados com emissões otoacústicas evocadas transientes (EOET) e potenciais evocados auditivos de tronco encefálico automático (PEATEa). MÉTODOS: 200 recém-nascidos foram submetidos à TAN entre março e julho de 2006. Foram analisados três protocolos: protocolo 1, TAN realizada em duas etapas com EOET; protocolo 2, TAN realizada em duas etapas com PEATEa; e protocolo 3, TAN realizada em uma etapa com dois procedimentos - teste com EOET seguido de reteste com PEATEa para os recém-nascidos que não passaram nas EOET. RESULTADOS: apesar de não ter havido diferença estatisticamente significante quando comparadas as taxas de encaminhamento para diagnóstico audiológico obtidos nos protocolos com EOAET e PEATEa, o protocolo com EOET encaminhou quatro vezes mais recém-nascidos. O protocolo 3 apresentou a maior taxa de encaminhamento, com diferença estatisticamente significante ao ser comparado com os protocolos 1 e 2. Conclusões: a taxa de falso-positivo e conseqüentemente a especificidade foram melhores no protocolo com PEATEa, seguido dos protocolos com EOET e com EOET e PEATEa.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: having knowledge about the validity of procedures for newborn hearing screening (NHS) is fundamental, once the purpose of these programs is to identify all newborns with hearing loss at an acceptable cost. AIM: to estimate the specificity and the false-positive rate of NHS protocols using transient evoked otoacoustic emissions (TEOAE) and automated auditory brainstem response (AABR). METHOD: participants were 200 newborns who were submitted to a hearing screening test between March and July 2006. Three protocols were analyzed: protocol 1, NHS was carried out in two steps using TEOAE; protocol 2, NHS was carried out in two steps using AABR; and protocol 3, NHS was carried out in one step, using the two procedures - testing with TEOAE followed by a retest with AABR for all the newborns who did not pass the TEOAE testing. RESULTS: although there was no statistically significant difference when comparing the referral rates to audiological diagnosis obtained in protocols using TEOAE and AABR, the protocol using TEOAE referred four times more newborns. Protocol 3 presented the highest referral rate, with a statistically significant difference when compared to protocols 1 and 2. CONCLUSIONS: the false-positive rate and consequently specificity were better for the protocol using AABR, followed respectively by the protocol using TEOAE and using both TEOAE and AABR.Resumo em Português:
TEMA: importantes medidas de desempenho de leitura estão relacionadas com o quanto e como a criança compreende um texto. OBJETIVO: estudar o desempenho de escolares do Ensino Fundamental em tarefas de compreensão de leitura, segundo as variáveis série e rede de ensino. MÉTODO: 160 escolares de 3ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, foram triados e posteriormente avaliados por meio do reconto e respostas a questões sobre o texto. RESULTADOS: os escolares da rede particular apresentaram melhor desempenho nas questões relacionadas a informações implícitas do texto nas 5ªs e 6ªs séries quando comparados aos da rede pública. A análise geral do efeito da escolaridade mostrou, na tarefa de reconto, desempenho melhor das 6ªs séries quanto ao número de macroproposições presentes e desempenho pior das 5ªs séries quanto ao nível de compreensão alcançado, em ambas as redes de ensino. Os escolares de 4ª, 5ª e 6ª séries apresentaram melhor desempenho que os de 3ª nas respostas a questões explícitas. A 4ª série apresentou melhor desempenho nas questões implícitas que todas as outras séries, em ambas as redes. Estes resultados evidenciaram a influência dos diferentes textos utilizados em cada série. CONCLUSÃO: apenas nas 5ªs e 6ªs séries foi verificado melhor desempenho da rede particular em relação à pública, nas respostas a questões de conhecimento implícito. Todos os escolares mostraram ter alcançado algum nível de compreensão de leitura do texto.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: important reading performance measurements are related to how and to what extent a child understands a written text. AIM: to study the performance of primary school (Ensino Fundamental) students in reading comprehension tasks according to the variables grade and type of school. METHOD: 160 students from the 3rd to the 6th grades were screened and later evaluated based on the retelling and question answering about a given text. RESULTS: students of the 5th and 6th grades of private schools presented a better performance on issues related to implicit information when compared to students of public schools. The overall analysis of the educational level revealed, through the retelling task, a better performance of the 6th grade students in terms of the number of present macro propositions and a low performance of the 5th grade students in terms of the achieved comprehension level, in both types of school. When answering text-derived questions, the 4th, 5th and 6th grade students performed better than the 3rd grade students regarding explicit questions. When considering implicit questions, the 4th grade students performed better than all the other grades, in both types of school. These results gave evidence to the influence of the different texts used in each grade. CONCLUSION: the 5th and 6th grades from private schools were the only grades that performed better when compared to public schools in general, regarding answering implicit knowledge questions. All students achieved some level of reading comprehension.Resumo em Português:
TEMA: a inteligibilidade do desvio fonológico. Objetivo: comparar a inteligibilidade julgada do desvio fonológico a partir da análise de três grupos distintos de julgadores. MÉTODO: a pesquisa foi composta de duas amostras, uma amostra julgada (30 sujeitos com desvio fonológico) e outra julgadora (fonoaudiólogas, leigas e mães). Foi analisada a fala espontânea das crianças através da narração de três seqüências lógicas, as quais foram analisadas pelas julgadoras, acompanhadas por algumas questões para marcação da inteligibilidade. Para análise dos dados, foi realizada a MODA das 90 narrativas, possibilitando a análise estatística dos dados através da análise de concordância-Kappa. RESULTADOS: a análise mostrou maior concordância entre os grupos de juízes para os extremos das possibilidades de julgamento (boa e insuficiente). A concordância entre todos os grupos de julgadores foi substancial para o julgamento da inteligibilidade boa sendo mais difícil o julgamento da inteligibilidade regular. CONCLUSÃO: observou-se que quanto mais foi julgada ininteligível a fala, mais severa foi a sua classificação pelos grupos de julgadores participantes.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: intelligibility of phonological disorder. AIM: to compare the intelligibility of phonological disorder analyzed by three distinct groups of judges. METHOD: the research consisted of two samples: one sample was composed by 30 individuals with phonological disorder (assessed individuals) and the other sample was composed by the judges (speech-language therapists, laypeople and mothers). The spontaneous speech of children (i.e. three narratives of logical sequences) was analyzed by the different judges according to instructions given for intelligibility identification. For the data analysis, the mode of 90 sets of narratives was performed. The Kappa Concordance Analysis was then used to investigate statistical significance. RESULTS: the statistical analysis indicates greater concordance between the judges for the end assessment possibilities (good and insufficient). Concordance among all judges was substantial in the identification of good intelligibility. Judgment of regular intelligibility was the most difficult. Conclusion: it was observed that the more unintelligible the speech, the more severe its classification by the groups of judges.Resumo em Português:
TEMA: indivíduos com doença de Parkinson apresentam alterações de voz e fala, principalmente em relação à loudness e velocidade de fala. OBJETIVO: verificar o efeito imediato do monitoramento auditivo modificado: amplificação, atraso e mascaramento na voz e fala de indivíduos com doença de Parkinson, de acordo com os sexos. MÉTODO: 26 indivíduos com doença de Parkinson, 15 homens e 11 mulheres, com faixa etária entre 40 e 86 anos e idade média de 69 anos. O material de fala consistiu na contagem de vinte a zero, quatro vezes, em quatro diferentes situações de escuta: habitual, amplificada, atrasada e mascarada. Para análise perceptivo-auditiva foram selecionados os seguintes parâmetros: qualidade vocal, loudness, pitch, nível geral de tensão, velocidade de fala e articulação. A avaliação foi realizada por cinco fonoaudiólogas especialistas em voz. Para a análise acústica foram selecionados os seguintes parâmetros: freqüência fundamental, intensidade e tempo máximo de fonação. RESULTADOS: Por meio da análise perceptivo-auditiva, verificou-se melhora da qualidade vocal, aumento da loudness, maior tensão e melhor articulação na situação de mascaramento; piora da qualidade vocal, redução da loudness, menor tensão, lentificação na velocidade de fala e piora na articulação nas situações de atraso e amplificação. Na análise acústica, observou-se aumento da freqüência fundamental e intensidade vocal sob mascaramento e aumento do tempo máximo de fonação sob atraso. CONCLUSÃO: A situação de mascaramento produz melhores efeitos imediatos na voz e na fala dos indivíduos com doença de Parkinson e as situações de amplificação e atraso não produzem modificações imediatas satisfatórias.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: individuals with Parkinson's disease present voice and speech alterations, especially regarding loudness and speech rate. AIM: to determine the immediate effect of modified auditory feedback: amplification, delay and masking in the voice and speech of individuals with Parkinson's disease, according to gender. METHOD: twenty-six subjects with Parkinson's disease (15 men and 11 women) with ages ranging between 40 and 86 years (mean age of 69 years) participated in the study. The speech material consisted of the counting from twenty to zero, four times, in four different listening conditions: habitual, amplified, delayed and masked. The following parameters were selected for the auditory-perceptual analysis: vocal quality, loudness, pitch, overall strain level, speech rate and articulation. The assessment was carried out by five Speech-Language Pathologists specialists in voice. The following parameters were selected for the acoustic analysis: fundamental frequency, intensity and maximum phonation time. RESULTS: regarding the auditory-perceptual analysis, an improvement in vocal quality, increase in loudness and overall strain level was observed in the masking situation. On the other hand, a decrease in vocal quality, a decrease in loudness and overall strain level, a decrease in speech rate and in articulation precision was observed in the amplification and delay situations. In the acoustic analysis, an increase in the fundamental frequency and vocal intensity was observed in the masking situation and an increase of the maximum phonation time was observed in the delay situation. CONCLUSION: the masking situation presents better immediate effect in the voice and speech of individuals with Parkinson's disease while the amplification and delay situations do not produce satisfactory immediate modifications.Resumo em Português:
TEMA: os déficits de comunicação na doença de Alzheimer (DA) interferem na qualidade de vida do demenciado e do cuidador, mas podem ser amenizados por estratégias comunicativas. OBJETIVO: verificar a eficácia de um programa de orientação sobre estratégias comunicativas a cuidadores de idosos com DA moderada. MÉTODO: verificaram-se o uso e a eficácia de estratégias comunicativas, antes e depois de treinamento em grupo destas, mediante análise de questionários e interações filmadas entre cuidadores e demenciados. O programa foi aplicado a sete cuidadoras. RESULTADOS: depois do programa, verificaram-se: aumento estatisticamente significante na freqüência de uso das estratégias, segundo relato das cuidadoras e observação de examinadoras; ausência de diferenças estatisticamente significantes na eficácia destas estratégias, segundo relato das cuidadoras e observação de examinadoras; ausência de mudanças na correlação entre uso e eficácia, e relato de outras mudanças relacionadas à comunicação. CONCLUSÃO: houve eficácia do programa, uma vez que se verificaram mudanças no comportamento comunicativo dos cuidadores.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: the communication decline in Alzheimer's disease (AD) may have a significant impact on the quality of life of demented elderly and their caregivers. This can be subsided by the use of communicative strategies. AIM: to evaluate the effectiveness of a communication strategies training program for caregivers of patients with moderate AD. METHOD: this study identified the use and effectiveness of communication strategies used by caregivers, prior to and after training. This was done through the analyses of a questionnaire and the videotaped interactions between caregivers and patients. The program was used with seven caregivers. RESULTS: after the program the following was observed: significant statistical increase in the use of the proposed strategies, according to the reports made by the caregivers and to the observations made by the examiners; absence of statistical difference in the effectiveness of these strategies, also according to the reports made by the caregivers and to the observations made by the examiners; absence of changes in the correlation between use and effectiveness, and report of other changes related to communication. CONCLUSION: the training program was effective in changing the communicative behavior of caregivers.Resumo em Português:
TEMA: validação de instrumento de rastreamento de alterações de fala em crianças. OBJETIVO: apresentar dados da validação de um teste de rastreamento - Terdaf, desenvolvido por pesquisadores brasileiros, para detecção de alterações de fala em crianças. MÉTODO: foram avaliadas 2.027 crianças de ambos os sexos e matriculadas na 1ª série da rede municipal de ensino de Canoas (RS) em 2001 e selecionadas por meio de amostragem aleatória por conglomerados. Para verificar a sensibilidade e especificidade do teste em estudo, 200 crianças foram submetidas à avaliação de fala por um fonoaudiólogo especialista cego para os resultados do rastreamento. RESULTADOS: a prevalência estimada de distúrbio de fala na população estudada foi de 26,7%. O Terdaf apresentou sensibilidade de 81,6% (IC95%: 67,5 - 90,8%) e especificidade de 44,4% (IC95%: 36,0 - 53,2%). Quando se excluíram dos casos com Terdaf positivo as crianças que apresentaram alterações de fala exclusivamente por questões sócio-culturais a especificidade do teste aumentou para 74,1%. CONCLUSÃO: essa nova ferramenta de rastreamento de distúrbios de fala de fácil e rápida aplicação por profissionais da educação ou saúde pode tornar-se um importante aliado no diagnóstico precoce e prevenção das comorbidades associadas aos distúrbios de fala. Alguns ajustes para a aplicação do teste devem ser feitos e são apresentados neste artigo.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: validation of a screening test to detect speech disorders in children. AIM: to present validation data of a new speech disorders screening test (Terdaf), developed by Brazilian researchers. METHOD: 2,027 children, of both genders, enrolled in the first grade of elementary public schools in Canoas (Brazil) during 2001 were selected by a probabilistic cluster sampling. In order to verify Terdaf's sensibility and specificity, 200 children were re-evaluated by an expert in speech disorders who had no information about the screening test results. RESULTS: prevalence of speech disorders in this sample was of 26.7%. Terdaf´s sensibility was of 81.6% (95%CI 67.5 - 90.8%), specificity was of 44.4% (95%CI 36.0 - 53.2%). When children with speech disorders due to sociocultural issues were excluded from the sample with positive Terdaf results, the screening test specificity increased to 74.1%. CONCLUSION: the new tool for speech disorders screening has a quick and easy application format and can be used by education and health professionals. It can become an important ally in the early diagnosis of speech disorders as well as in the prevention of co morbidities associated to speech disorders. A few adjustments are necessary for the application of this test. These are discussed and presented in this article.Resumo em Português:
OBJETIVO: avaliar a capacidade auditiva de crianças com encefalopatias crônicas não evolutivas (ECNE) independentemente de suspeita de perda auditiva e da etiologia e caracterizar o benefício do uso de prótese auditiva em crianças com ECNE que apresentaram perda auditiva. MÉTODO: avaliação neurológica, otorrinolaringológica e audiológica e aplicação do protocolo Parent's Evaluation of Aural / Oral Performance of Children (Peach). RESULTADOS: Das 46 crianças avaliadas, encontraram-se 22 (48%) sem perdas e 24 (52%) com algum grau de perda auditiva sensorioneural. Quanto às etiologias encontradas nas 46 crianças, a maior porcentagem é de encefalopatia hipóxica isquêmica seguida de processos infecciosos e kernicterus. Quanto à suspeita de perda auditiva, nas 16 (35%) crianças cujos pais tiveram suspeita, o percentual de algum grau de perda auditiva foi de 56%, e nas 30 (65%) cujos pais não a tiveram, a avaliação audiológica revelou que 50% apresentaram algum grau de perda auditiva. O protocolo Peach se mostrou um instrumento eficaz para avaliar o benefício da prótese auditiva. CONCLUSÃO: das crianças avaliadas, mais da metade apresentou perda auditiva, no entanto, não houve relação estatisticamente significante entre a etiologia e a suspeita de perda auditiva. Assim, consideramos que não é possível prever qualquer perda auditiva a partir da suspeita e recomendamos a avaliação auditiva em todas as crianças com ECNE, pois todas as crianças com perda auditiva examinadas neste estudo revelaram benefícios importantes com o uso da prótese auditiva.Resumo em Inglês:
AIM: to assess the auditory abilities of children with non-progressive chronic encephalopathy (NPCE), independently of the presence or not of hearing loss, and of the etiology of the encephalopathy; to characterize the benefit of hearing aids in children with NPCE and hearing loss. METHOD: neurologic, otorhinolaryngologic and auditory assessments. Application of the Parent's Evaluation of Aural/Oral Performance of Children (PEACH) protocol. RESULTS: out of the 46 assessed children, 22 (48%) presented no hearing loss and 24 (52%) presented some level of sensorineural hearing loss. Regarding the encephalopathy etiology, most of the participants presented ischemic hypoxic encephalopathy followed by infectious process and kernicterus. The results also indicate that 16 (35%) parents suspected that their child had hearing loss; out of this total, 56% had the hearing loss confirmed. Thirty parents (65%) did not have any hearing complaints about their children. For these children the auditory evaluation indicated that 50% presented some level of hearing loss. The PEACH protocol proved to be effective to assess the benefit of hearing aids. CONCLUSION: the results indicate that over half of participants presented hearing loss. No correlation was observed between etiology and complaints of hearing loss. This means that it is not possible to predict hearing loss based on complaints. All children who presented hearing loss benefited from the use of hearing aids.Resumo em Português:
TEMA: uso do sistema de frequência modulada (FM) no transtorno do processamento auditivo. OBJETIVO: verificar a existência de evidência científica que comprove a efetividade do sistema FM para tratamento do transtorno do processamento auditivo (TPA) por meio de revisão sistemática da literatura pertinente encontrada em bases de dados eletrônicas (Medline, Lilacs e registro de ensaios clínicos da biblioteca Cochrane) e buscadores da internet, sendo os artigos recuperados analisados com base na declaração CONSORT e classificados quanto ao nível de evidência. CONCLUSÃO: a busca resultou em 1589 referências, das quais somente 19 enquadraram-se nos critérios de inclusão. Todos os artigos analisados foram classificados com baixo nível de evidência (opinão de especialista ou estudo de casos). Não foi encontrada forte evidência científica que comprove a efetividade do uso do sistema FM na intervenção de indivíduos com TPA. Uma vez que este equipamento é freqüentemente recomendado para a intervenção nos casos do TPA, se torna imprescindível a realização de estudos com alta evidência científica que possam guiar seguramente as tomadas de decisões clínicas a este respeito.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: use of frequency modulation (FM) system in auditory processing disorder. AIM: to verify the existence of scientific evidence confirming the effectiveness of personal FM systems in the treatment of central auditory processing disorders (APD). For this purpose a systematic review of the literature was made, using data found in electronic databases (Medline, Lilacs and Cochrane library) as well as on the internet. The articles retrieved were analyzed according to the CONSORT statement and then classified by their evidence level. CONCLUSION: the search resulted in 1,589 references out of which only 19 met the inclusion criteria. All of the analyzed articles were classified as having low level of evidence (expert opinion or case studies). Strong scientific evidence supporting the use of personal FM systems for APD intervention was not found. Since such device is frequently recommended for the treatment of APD, it becomes essential to carry out studies with high scientific evidence that could safely guide clinical decision making on this subject.Resumo em Português:
TEMA: a educação à distância (EaD) tem se tornado uma modalidade de impacto significante no ensino superior, oferecendo aos estudantes flexibilidade, mobilidade e escolha. É uma ferramenta de grande importância, uma vez que pode atender grandes contingentes de alunos e profissionais de forma mais efetiva que outras modalidades de ensino, sem reduzir a qualidade dos serviços oferecidos. O Brasil necessita desenvolver ações direcionadas a EaD na área da Fonoaudiologia, pois possui um território com dimensões continentais relevantes (8.514.215,3Km²) e distribuição irregular de profissionais fonoaudiólogos, o que acentua a heterogeneidade da qualidade e disponibilidade dos serviços oferecidos no país. Essa heterogeneidade é ainda agravada pela falta de uma estratégia nacional de educação continuada para atualização dos profissionais de saúde, causando diferenças importantes na capacitação dos especialistas de uma região para outra. OBJETIVO: apresentar estudos relacionados a Telessaúde realizados nos últimos cinco anos na área de Fonoaudiologia. CONCLUSÃO: a partir dos dados levantados observou-se a necessidade de desenvolver trabalhos nessa área, buscando a melhora na qualidade dos serviços oferecidos e facilidade de acesso a esses serviços, gerando impacto mais efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: distance learning (DL) is becoming a higher education modality with a meaningful impact. It offers students flexibility, mobility and choices. Also it can reach a greater number of professionals and students in a more effective way, when compared to other learning modalities, without losing quality. Brazil needs to develop direct actions to DL in the fields of Speech-Language Pathology and Hearing, due to its great continental territory (8,514,215.3Km²) and irregular distribution of professionals who work in these specific fields (i.e. this situation emphasizes the differences in quality and availability of services offered throughout the country). Heterogeneity in the quality and availability of services is also aggravated by the absence of a national strategy for continued education in order to recycle health professionals. This situation causes important differences in the knowledge and abilities of specialists from one region to the next. AIM: to present Telehealth studies in the field of Speech-Language Pathology and Hearing that were developed in the last five years. CONCLUSION: the analyzed data indicate that more studies are needed in this specific field. These studies should aim at improving the quality and access to services which in turn would improve prevention, diagnosis and treatment of communication disorders.Resumo em Português:
TEMA: a ecolalia é um dos sintomas mais comuns dentre as características da linguagem no Autismo. OBJETIVO: oferecer uma revisão bibliográfica detalhada sobre o papel da ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas, seguida de discussão sobre seu uso na prática clínica fonoaudiológica. As pesquisas mostram classificações e critérios de análise da ecolalia no contexto discursivo. Alguns estudos se posicionam contra seu uso afirmando que a ecolalia não tem função comunicativa e, por isso, deve ser desestimulada; outros defendem que a ecolalia tem um valor comunicativo, podendo ser inclusive utilizada em terapia fonoaudiológica. CONCLUSÃO: a pesquisa nos leva a refletir sobre a importância de avaliar as condições em que a ecolalia ocorre, antes de classificá-la como comunicativa ou não.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: echolalia is one of the most common symptoms among the language characteristics in Autism. AIM: to provide a detailed literature revision about the role of echolalia in the language development process of autistic individuals, and to discuss the use of this language feature in the speech-language clinical practice. The researches show classifications and analysis criterions of echolalia in a discursive context. A few of the analyzed studies are against the use of echolalia, pointing that it has no communicative function, and therefore should be discouraged. On the other hand, other studies indicate that echolalia has a communicative value and can be used as a communicative in speech-language intervention. CONCLUSION: this bibliographical review raises the issue about the importance of evaluating the conditions in which echolalia might occur before considering it as having a communicative value or not.Resumo em Português:
TEMA: estudos recentes utilizaram a ultrassonografia com o objetivo de medir cortes musculares. OBJETIVO: caracterizar o controle motor e a morfologia do músculo masseter em indivíduos normais, verificando a compatibilidade entre a eletromiografia de superfície e a ultrassonografia. MÉTODO: cinco indivíduos adultos, sem alterações no sistema estomatognático. Os procedimentos adotados para a avaliação dos participantes foram: 1. Eletromiografia de Superfície; 2. Ultrassonografia. RESULTADOS: houve alta correlação apenas para a comparação entre hemifaces direita e esquerda no exame de ultrassonografia (repouso 0,95; máxima intercuspidação dentária 0,86). CONCLUSÃO: os resultados indicam não haver correlação entre os métodos testados, sugerindo que os exames são complementares e não excludentes.Resumo em Inglês:
BACKGROUND: recent studies have used ultrasonography with the purpose of measuring muscle cuts. AIM: to characterize the motor control and the morphology of the masseter muscle in normal individuals, verifying the compatibility between surface electromyography and ultrasonography. METHOD: five adult individuals, with no alterations of the stomatognathic system. The adopted assessment procedures for all participants were: 1. Surface Electromyography; 2. Ultrasonography. RESULTS: a high correlation was observed only when comparing both hemifaces in the ultrasonographic assessment (rest 0.95; biting 0.86). CONCLUSION: the results indicate that there is no correlation between the tested methods, suggesting that both methods are complementary and not mutually excludent.