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Representações identitárias em três livros didáticos de alemão como língua adicional: reflexões sobre as imagens de família

Identity representations in three textbooks for German as an additional language: reflections on family images

Resumo

Neste artigo, discutimos as representações identitárias que orientam o ensino de língua alemã em uma amostra de três livros didáticos (DaF kompakt neu A1, Akademie Deutsch A+, Zeitgeist). Tendo como referencial teórico e metodológico a análise de imagens (JOLY 2007JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70, 2007.), a perspectiva decolonial (MIGNOLO 2003MIGNOLO, Walter. Histórias locais, projetos globais. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2003., 2011; MALDONADO-TORRES 2007MALDONADO-TORRES, Nelson. On the coloniality of being: Contributions to the development of a concept. Cultural studies, v. 21, n. 2-3, 240-270, 2007. <https://doi.org/10.1080/09502380601162548> (05/01/23).
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), os pressupostos da educação linguística crítica (CANDAU 2011CANDAU, Vera Lucia. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, 240-255, 2011., 2020CANDAU, Vera Lucia. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Rev. Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 13, n. Especial, 678-686, 2020 <https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/download/54949/32178/152853>.
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) e as reflexões sobre representatividade étnico-racial, social e de gênero (ONIESKO, FERREIRA 2022ONIESKO, Paola; FERREIRA, Aparecida de Jesus. Representações de negros/as no Livro Didático de História. Journal of African and Afro-Brazilian Studies, v. 1, n. 1, 1-35, 2022.), investigamos o potencial semiótico e discursivo dos materiais a partir do tema família. A análise qualitativo-interpretativa das imagens e propostas didáticas que compõem os materiais indica que os livros de editoras internacionais apresentam uma gama limitada de modelos familiares, o que pode reforçar estereótipos e promover um afastamento da realidade vivenciada pelo público local. Com os resultados e a análise do livro Zeitgeist, busca-se evidenciar a importância de projetos locais para o ensino de alemão, sobretudo no contexto acadêmico. Este estudo defende a relevância de abordagens didático-pedagógicas que envolvam uma perspectiva crítica e política, destacando que a ampliação das representações no material didático, tanto através de imagens como em seus aspectos discursivos, pode contribuir para uma maior participação e engajamento das estudantes nas diferentes práticas linguísticas na língua alvo.

Palavras-chave:
análise de livro didático; representações étnico-raciais; decolonialidade; alemão como língua adicional; construção de significados

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