Acessibilidade / Reportar erro

Das sieht ja ganz anders aus, wie fühlst du dich denn? Teaching Modal Particles ja and denn with the Queer Eye Germany series: a didactic model based on a Descriptive Format

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma sequência didática para o ensino de Partículas Modais Alemãs (PMs) por meio de um formato linguístico descritivo com exemplos contextualizados de interações autênticas retirados da série Queer Eye Germany da Netflix. Para a descrição das características formais e comunicativas das PMs ja e denn, utilizamos o Formato Descritivo (Diewald et al. 2017), uma tabela esquemática que fornece definições para os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos das PMs. O Formato fornecerá um arcabouço linguístico para o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino das partículas em contextos de alemão como língua adicional. A sequência será dividida em três etapas (ENDE et al. 2013): introdução, elaboração e produção. As atividades do modelo didático serão realizadas em duas fases: (i) a descrição das características formais e comunicativas das PMs ja e denn por meio do Formato Descritivo; (ii) a elaboração de uma sequência didática com tarefas de recepção e produção com ocorrências das PMs em contextos autênticos. Esta proposta visa preencher lacunas no ensino de PMs levando em conta uma reflexão metalinguística (Aquino 2020), em que as estudantes possam refletir criticamente sobre as normas linguísticas e a realidade sociocultural da língua alvo, bem como de sua própria língua.

Palavras-chave:
partículas modais alemãs; Modelo Didático; Formato Descritivo; materiais autênticos

Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, 05508-900 São Paulo/SP/ Brasil, Tel.: (55 11)3091-5028 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: pandaemonium@usp.br