87 89 90 91 |
Romão Becker |
so. wir machen erst diese Übung hier fertig. wir haben diese fünf gemacht. dann machen wir. zu zweit nächste Seite C und D. (.) aber zuerst machen wir Übung 6. bem. então. primeiramente vamos terminar este exercício aqui. nós já fizemos estes cinco. Então nós faremos estes dois a página seguinte C e D mas primeiro faremos o exercício 6.
|
92 |
(.) ((Romão Becker anotou no quadro o número do exercício)) |
93 94 95 96 |
Romão Becker |
wir müssen das jetzt umgekehrt machen. ((lendo o exercício do livro)) verbinde die beiden Sätze mit einem Verb. das müsst ihr machen so wie eis zwei drei vier und fünf. (.) ich mache es mal hier agora nós devemos fazer do contrário. ((lendo o exercício do livro)) ligue as duas sentenças com um verbo, isto vocês devem fazer tal como em um dois três quatro e cinco. (.) eu vou fazê-lo aqui.
|
97 98 |
((Romão Becker passa no quadro os números dos exercícios, enquanto copiam alguns participantes conversam em volume bem baixo)) |
100 101 102 |
Romão Becker |
ich mache mal weiter. ( ) ó ((escreve no quadro enquanto vai formulando oralmente a frase)) ( ) die beiden↑? eu vou continuar. ( ) ó ((escreve no quadro enquanto vai formulando oralmente a frase)) ( ) Os dois↑? |
103 |
Natascha |
sind in Berlin estão em Berlim
|
104 |
Romão Becker |
die beiden sind [in]↑ os dois estão [em]
|
105 |
Natascha |
[( )] |
106 107 |
Romão Becker |
Isso. no final. die beiden in Berlin (.) und (.) ( )? isso. no final. os estão em Berlin e(.) ( )?
|
108 |
Menina não identificada |
wurde= (foi=) |
109 |
Romão Becker |
=wurde. isso |
110 |
|
(.) =foi. isso
|
111 112 |
Menina não identificada |
tu bitte schreive ((em Hochdeutsch: du bitte schreiben)) por favor, escreva
|
113 114 |
Romão Becker |
((relê a última parte da frase em volume baixo)) (.) (.) so. ist es jetzt umgekehrt. (.) então. agora é do contrário.
|
115 |
Rosa |
Satz schreiben? escrever a frase?
|
116 117 118 |
Romão Becker |
ja. (4,0) macht den Satz dann machen wir Zahlen sieben acht neun und zehn und dann setzt ihr euch zusammen. (16,0) wisst ihr was (gründen) bedeutet↑? sim (4,0) façam a frase, então faremos os números sete oito nove e dez e em seguida vocês vão trabalhar em dupla. (16,0) vocês sabem o que significa gründen?
|
119 |
Menina não identificada |
ahn:: fundar. |
120 121 123 |
Romão Becker |
ja. fundação. fundação.(.)der Zusammenschluss der Siedlungen zu einer Stadt. wie macht ihr das? sim. fundação. fundação.(.)a unificação das aldeias em uma cidade. como vocês vão escrever isso?
|
124 |
|
(.) |
125 |
Gabriela |
die Siedlungen wurden zu= as aldeias foram unificadas em=
|
126 |
Romão Becker |
=[zu einer Stadt=] =em uma cidade= |
127 |
Gabriela |
[einer Stadt.] =em uma cidade |
128 |
Romão Becker |
ISso. muss ich das schreiben? ISso. eu tenho que escrever isso?
|
129 |
Menina não identificada |
ja.= sim.=
|
130 |
Menina não identificada |
=ja. =sim.
|
131 |
Romão Becker |
gut ((vai para o quadro)) bom
|
132 |
|
(.) |
133 |
Romão Becker |
geht und sagt es mal wieder. agora digam outra vez
|
134 |
Gabriela |
die Siedlungen zu einer Stadt wurden. as aldeias foram em uma cidade
|
135 |
Romão Becker |
die Siedlungen (.) wurden↑? as aldeias (.) foram?
|
136 |
Gabriela |
zu einer Stadt= em uma cidade=
|
137 |
Romão Becker |
=zu einer Stadt↑ =em uma cidade
|
138 |
Gabriela |
zusammengeschlossen. unificadas
|
139 |
Romão Becker |
isso. |
140 141 |
(0,5) ((Romão Becker e uma menina não identificada trocam algumas palavras de forma incompreensível, enquanto os demais participantes conversam em volume bem baixo)))) |
142 143 |
Romão Becker |
( ) zusammenschließen↑ versteht ihr das? (.) ahm? unificar. vocês compreendem isso?(.) ahm?
|
144 145 |
Natascha |
unificado. |
146 147 148 |
Romão Becker |
ja. unificado. (.) die Förderung zur Kultur und Wissenschaft. (.) wie macht ihr das? (.) die Förderung↑ (.) fomento. sim. unificado. (.) o fomento da cultura e da ciência. (.) Como vocês escrevem isto? (.) die Förderung (.) fomento.
|
149 |
Rosa |
was ist es? o que é isso?
|
150 151 |
Romão Becker |
fomento fomentar apoiar embasar é:: apoiar é:: ahn:: incentivar |
152 |
Natascha |
o apoio da cultura |
153 |
Romão Becker |
isso. fomento. (.) ( ) |
154 155 |
Gabriela |
( ) die Kulture und Wissenschaft wurden gefördert. ( ) a cultura e a ciência foram fomentadas.
|
156 |
Romão Becker |
ja. °wurden gefördertº. Genau sim. °foram fomentadas°. exato.
|
157 |
(3,0) ((Romão Becker passa a frase no quadro, enquanto os demais participantes copiam alguns alunos conversam em volume bem baixo)))) |
158 159 160 |
Romão Becker |
das sind (interessante) Strukturen ( ) Man kann es so schreiben oder so. isst das klar?(.) die Zeige der Stadt é:::= estas são estruturas interessantes( ) Pode-se escrever desta forma ou assim. está claro?(.) a cidade foi mostrada é:::=
|
161 |
Lessandra |
=die Stadt wurde gezeigt.= ((Romão Becker aponta para Lessandra enquanto responde)) =a cidade foi mostrada.= |
162 |
Romão Becker |
=die Stadt wurde gezeigt. =a cidade foi mostrada.
|
163 |
|
(14,0) |
164 165 166 167 168 169 |
Romão Becker |
((para a pesquisadora)) aqui se trata, Adriana, da passiva da forma passiva né, conjugação no passado com a passiva. (.) transformar um adjunto adverbial (.) né sem verbo porque muitas vezes não tem verbo mas fazer disso uma frase com verbo na forma passiva. |
170 |
Adriana |
ahan. |