Acessibilidade / Reportar erro

Marcos Filosóficos da Hermenêutica Tradutória1 1 Artigo apresentado ao curso de especialização em Metodologia da Tradução: Língua Inglesa pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), no ano de 2022, como trabalho de conclusão de curso, com orientação da Profa. Margareth Patápio. Gostaria de agradecer especialmente ao Prof. Dr. Robert de Brose Pires pela revisão e indicações valiosas que em muito enriqueceram este artigo.

The Philosophical Cornerstones of Translational Hermeneutics

Resumo

O artigo propõe-se a apresentar as principais referências teóricas e filosóficas que circunscrevem a pesquisa contemporânea em hermenêutica tradutória, tal qual representada por pesquisadores como Radegundis Stolze, Bernd Stefanink, Larissa Cercel, e muitos outros. Os conteúdos percorridos vão desde uma apresentação histórico-filológica da hermenêutica, passando pelas contribuições de Schleiermacher, Heidegger, e Gadamer, para fornecer os referenciais teóricos que formam o pano de fundo da pesquisa contemporânea em hermenêutica tradutória. A conclusão traz algumas considerações sobre o lugar da hermenêutica na pesquisa contemporânea em tradução.

Palavras-chave:
hermenêutica tradutória; hermenêutica; tradução; teoria da tradução

Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, 05508-900 São Paulo/SP/ Brasil, Tel.: (55 11)3091-5028 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: pandaemonium@usp.br