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Pandaemonium Germanicum, Volume: 27, Número: 53, Publicado: 2024
  • Novas perspectivas, novas práticas e tensões no ensino de língua e literatura alemãs: sobre crises e demandas identitárias, insurgentes, decoloniais, antirracistas Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Esteves, Cleydia Regina; Wels, Érica Schlude; Sampaio, Ivanete da Hora
  • Reflexões sobre práticas descolonizantes em educação linguística: compartilhando experiências com a língua alemã no Brasil Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Nunes, Elaine C. Roschel

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como propósito investigar contribuições do debate decolonial no âmbito da educação linguística, com foco na língua alemã. Para tanto, apresento um breve panorama das perspectivas decoloniais, reconhecendo saberes locais historicamente invisibilizados. Nos moldes da pesquisa-ação e fundamentando-me no paradigma metodológico qualitativo-interpretativista, compartilho e analiso experiências didáticas no curso de graduação em Letras Alemão de uma universidade no sul do Brasil, considerando os deslocamentos na prática docente e inserindo sugestões de materiais à proposta inicial. Os resultados dessas experiências indicam a necessidade de transcender as fronteiras de um país europeu central como modelo idealizado. Ademais, constato a urgência de considerar o debate antirracista em educação linguística no contexto da língua alemã, além de uma demanda por maior compartilhamento de experiências, visando alternativas para o desenvolvimento de materiais e práticas pedagógicas críticas e decoloniais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to investigate the contributions of the decolonial debate in the field of language education, with a focus on the German language. To this end, I present a brief overview of decolonial perspectives, recognising historically invisible local knowledge. Based on action research and the qualitative-interpretivist methodological paradigm, I share and analyse experiences from two different moments in the undergraduate German language course at a university in southern Brazil, considering the shifts in teaching practice and integrating suggestions for materials into the initial proposal. The results point to the need to transcend the borders of a central country as an idealised model for the language. Furthermore, there is an urgent need to consider the anti-racist debate in language education in the context of the German language, and the demand for greater sharing of experiences, with a view to alternatives for the development of critical and decolonial teaching materials and practices.
  • Kafka e o cinema: representações do passado colonial Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Calça, Elaina

    Resumo em Português:

    Resumo O colonialismo é um conceito que escapa a uma definição única, rígida. Embora seja um fenômeno histórico, sua compreensão é fluida, redefine-se ao longo do tempo e influencia nossa interpretação do período histórico em questão. Neste artigo, a partir das narrativas de Na Colônia Penal, de Kafka, e dos filmes coloniais África Oriental Alemã. Uma grande escola pública na província de Usambara e Secretário de Estado Dr. Solf visita o Togo em outubro de 1913, analisaremos representações do colonialismo que complexificam e mostram como os eventos eram percebidos contemporaneamente. Este ensaio explora a interação entre ficção, realidade e imaginação no contexto do colonialismo europeu. À medida que essas narrativas constroem representações da realidade, elas também moldam sua própria percepção da realidade, transcendendo o conceito de “real”. Desse modo, Kafka só pôde escrever sobre o colonialismo considerando o seu imaginário anterior presente em outras mídias, como nos filmes documentários. Esse imaginário se materializou nesses três textos nos dando uma dimensão de como a colonização era representada na época de sua efetivação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Colonialism is a concept that defies a single or rigid definition. Although it is a historical phenomenon, its understanding is fluid, redefining itself over time and influencing our interpretation of the historical period in question. Drawing from the narratives of Kafka's In the Penal Colony and the colonial films German East Africa: A Great Public School in the Province of Usambara and Secretary of State Dr. Solf Visits Togo in October 1913 we will analyze representations of colonialism that complexify and show how events were perceived contemporaneously. This article explores thus the interaction between fiction, reality, and imagination in the context of European colonialism. As these narratives construct representations of reality, they also shape their own perception of reality, transcending the concept of the “real”. Thus, Kafka could only write about colonialism considering the pre-existing imagery present in other media, such as documentary films. This imagery materialized in these three texts, giving us a sense of how colonization was represented at the time of its enactment.

    Resumo em de:

    Zusammenfassung Kolonialismus ist ein Begriff, der eine einzige oder starre Bedeutung prägt. Obwohl es sich um ein historisches Phänomen handelt, ist sein Verständnis fließend, das sich im Laufe der Zeit neu definiert und unsere Interpretation der betreffenden historischen Periode beeinflusst. In diesem Artikel werden Darstellungen des Kolonialismus analysiert, die aus den Erzählungen von Kafkas In der Strafkolonie und den Kolonialfilmen Deutsch-Ostafrika. Eine große öffentliche Schule in der Provinz Usambara und Staatssekretär Dr. Solf besucht im Oktober 1913 Togo stammen und die komplizieren und zeigen, wie Ereignisse zeitgenössisch wahrgenommen wurden. Dieser Aufsatz erforscht die Interaktion zwischen Fiktion, Wirklichkeit und Vorstellungskraft im Kontext des europäischen Kolonialismus. Da diese Erzählungen Repräsentationen der Wirklichkeit konstruieren, formen sie auch ihre eigene Wahrnehmung der Realität und überschreiten den Begriff des „Realen“. Daher kann Kafka nur über Kolonialismus schreiben, wenn er die bereits vorhandene Imagewelt in anderen Medien wie Dokumentarfilmen berücksichtigt. Diese Bilderwelt materialisiert sich in diesen Texten und vermittelt uns ein Gefühl dafür, wie die Kolonisierung zum Zeitpunkt ihrer Durchführung dargestellt wurde.
  • Representações identitárias em três livros didáticos de alemão como língua adicional: reflexões sobre as imagens de família Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Ferreira, Mergenfel A. Vaz; Aquino, Marceli

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, discutimos as representações identitárias que orientam o ensino de língua alemã em uma amostra de três livros didáticos (DaF kompakt neu A1, Akademie Deutsch A+, Zeitgeist). Tendo como referencial teórico e metodológico a análise de imagens (JOLY 2007), a perspectiva decolonial (MIGNOLO 2003, 2011; MALDONADO-TORRES 2007), os pressupostos da educação linguística crítica (CANDAU 2011, 2020) e as reflexões sobre representatividade étnico-racial, social e de gênero (ONIESKO, FERREIRA 2022), investigamos o potencial semiótico e discursivo dos materiais a partir do tema família. A análise qualitativo-interpretativa das imagens e propostas didáticas que compõem os materiais indica que os livros de editoras internacionais apresentam uma gama limitada de modelos familiares, o que pode reforçar estereótipos e promover um afastamento da realidade vivenciada pelo público local. Com os resultados e a análise do livro Zeitgeist, busca-se evidenciar a importância de projetos locais para o ensino de alemão, sobretudo no contexto acadêmico. Este estudo defende a relevância de abordagens didático-pedagógicas que envolvam uma perspectiva crítica e política, destacando que a ampliação das representações no material didático, tanto através de imagens como em seus aspectos discursivos, pode contribuir para uma maior participação e engajamento das estudantes nas diferentes práticas linguísticas na língua alvo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we discuss the identity representations that guide German language teaching in a sample of three textbooks (DaF kompakt neu A1, Akademie Deutsch A+, Zeitgeist). Using image analysis (JOLY 2007), decolonial perspective (MIGNOLO 2003, 2011; MALDONADO-TORRES 2007), assumptions of critical linguistic education (CANDAU 2011, 2020) and reflections on ethnic-racial, social and gender representativeness (ONIESKO, FERREIRA 2021), as theoretical and methodological references, we investigated the semiotic and discursive potential based on the theme family. The qualitative-interpretative analysis of the images and didactic proposals that make up the materials indicate that textbooks from international publishers present a limited range of family models, which can reinforce stereotypes and promote a distancing from the reality experienced by the local public. Based on these results and the analysis of the Zeitgeist textbook, this study seeks to highlight the importance of local projects for German teaching, especially in the academic contexts. This study argues for the relevance of didactic-pedagogical approaches that involve a critical and political perspective, highlighting that the expansion of representations in teaching materials, both through images and in their discursive aspects, can contribute to the students’ better participation and engagement in different language practices in the target language.
  • Tawada Yoko além da exofonia Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Saldanha, Fabio Pomponio

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho parte do pressuposto segundo o qual há uma paralaxe, dentro da fortuna crítica tawadiana selecionada, em alguns termos específicos, como a exofonia e a desconstrução. Relendo, dentro dos próprios argumentos selecionados, certa ideia de origem para ambos, parte-se de nomes da teoria pós-colonial, como Homi K. Bhabha e Gayatri C. Spivak, assim como da desconstrução em Jacques Derrida, para reinterpretar tal conceito e entender, dessa forma, como os termos aplicados têm como consequência a manutenção, não a superação, da diferença cultural. Nesse cenário, apresentam-se alguns trechos de Tawada Yōko, em ambas as línguas nas quais a autora escreve, para sugerirmos outros caminhos interpretativos que continuam mantendo os termos da fortuna crítica, mas tendo em mente aquilo a ser construído como aporético ao longo da argumentação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper is based on the assumption that there is a parallax, within a selected Tawadian critical tradition, with regard to some terms, such as exophony and deconstruction. Rereading, within those selected arguments, a certain concept of origin for both, the paper relies on names from post-colonial theory, such as Homi K. Bhabha and Gayatri C. Spivak, as well as from deconstruction, such as Jacques Derrida, to reinterpret this concept and to understand, in this format, how such applied terms rely on the consequence of maintaining, and not overcoming, cultural difference. In this scenario, the paper presents some excerpts from Tawada Yōko, in both languages in which the author writes, to suggest other interpretative paths that continue to maintain the terms from the critical tradition, but keeping in mind that which will be constructed as aporetic throughout the argument.
  • A tensão entre as línguas teuto-brasileiras e a colonialidade linguística nas práticas de ensino de alemão para brasileiros Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Grilli, Marina

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa apresentada neste artigo teve como objetivo investigar a presença da colonialidade linguística nas práticas de ensino de alemão para brasileiros, mais especificamente para os aprendizes que vêm de um histórico de contato com línguas teuto-brasileiras presentes em regiões de imigração. Professores brasileiros já atuantes ou ainda em formação inicial foram convidados a refletir em conjunto, em sessões online que foram gravadas e transcritas, sobre o que fariam caso fossem procurados para aulas particulares por um aluno com esse histórico. Em seus discursos, foram mapeados os indícios de uma postura de submissão à colonialidade linguística, ou de subversão dessa lógica. A introdução resume o problema que motivou a investigação. A seguir, revisita-se o histórico do ensino de alemão no Brasil, e são citados e comentados trechos de falas dos professores participantes da pesquisa, subdivididos por temas. As considerações finais argumentam que parte dos professores demonstra uma postura de submissão à colonialidade linguística, sem dar-se conta de que reproduz discursos contraditórios, mas que alguns deles parecem dispostos a subverter a colonialidade em sua prática docente. Defende-se que a superação da mentalidade colonial funcione como ponto de partida para uma Educação Linguística crítica em alemão para o aprendiz brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research presented in this article aimed to investigate the presence of the coloniality of language in German teaching practices for Brazilian learners, more specifically for learners who come from immigration areas with a history of contact with German-Brazilian languages. Brazilian teachers, both already working and still in initial training, were invited to reflect together, in online sessions that were recorded and transcribed, about how they would proceed if they were asked for private German classes by a student with this kind of background. In their enunciations, signs of submission or subversion to the coloniality of language were identified. The introduction summarizes the problem that led to the investigation. The history of German teaching in Brazil is then revisited, and excerpts of the participants’ enunciations, grouped under themes, are cited and commented. The final considerations argue that, on the one hand, some of the teachers demonstrate a posture of submission to the coloniality of language, without realizing that they reproduce contradictory discourses. On the other hand, some of them seem willing to subvert coloniality in their teaching practice. It is concluded that overcoming the colonial mentality works as a starting point for a critical Language Education in German for Brazilian learners.
  • (De)colonialidade na trajetória de uma professora negra de alemão: construindo e analisando a biografia de Laís Manhães Naka Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Puh, Milan; Sampaio, Ivanete da Hora

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho, relata-se a experiência de construção e análise da trajetória de uma professora negra - Laís Manhães Naka, baseada no entendimento de pesquisas (com) narrativas docentes enquanto modalidade de estudo-atuação decolonial no ensino de língua alemã. Portanto, o objetivo principal foi produzir e depois refletir sobre a biografia de uma trabalhadora da educação com percurso pessoal e profissional marcado pela língua alemã (e seu ensino), mas também pelas mazelas da colonialidade. Junto definimos o segundo objetivo que é apresentar e discutir outros modos de pensar o ensino de alemão que sejam menos panorâmicos, universalistas e generalizantes, tal como tem se apontado em estudos decoloniais nacionais e internacionais. Para atingir esse objetivo, elaborou-se uma instrumentação que articulou pesquisa bibliográfica, documental e principalmente, exploratória, inserindo elementos interpretativos e analíticos da área de pesquisa narrativa, colocando-a em diálogo com pesquisas que discutem decolonialidade. Os principais resultados consistiram na reconstrução (complexa) da trajetória de uma professora de alemão até então desconhecida na área de germanística, bem como na inclusão de pesquisas (com) narrativas que abrem caminhos para a articulação de diferentes temas e possibilidades de ensino, as quais poderão representar uma estratégia importante para o aprofundamento de abordagens e modos de trabalho decolonial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper reports the experience of constructing and analyzing the trajectory of a black teacher - Laís Manhães Naka, based on the understanding of research (with) teaching narratives as a decolonial study-performance modality in German language teaching. Therefore, the main objective was to produce, and then reflect on, the biography of an education worker with a personal and professional journey marked by the German language (and its teaching), but also by the ills of coloniality. In addition, we defined a second objective: to present and discuss other ways of thinking about teaching German that are to a lesser degree panoramic, universalist and generalizing, as has been pointed out in national and international decolonial studies. To achieve this objective, instruments were developed that articulated bibliographical, documentary and, mainly, exploratory research, inserting interpretative and analytical elements from the area of narrative research and placing it in dialogue with research that discusses decoloniality. The main results consisted of the (complex) reconstruction of the trajectory of a previously unknown German teacher in the area of German Studies, and the inclusion of research (with) narratives that open up paths for the articulation of different themes and teaching possibilities, which, in turn, could represent an important strategy for deepening decolonial approaches and working modes.
  • Estampa da diversidade: um modelo de inclusão “blindada” no metrô alemão Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Pinheiro, José Mauro Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos de sentido gerados para diversidade no discurso midiático, comumente percebido ou pretendido como inclusivo. Para tal, vale-se aqui do paradigma teórico da Análise do Discurso materialista, em especial da sua noção de discurso conforme definido por Pêcheux (1997[1969]) e de assujeitamento/determinação histórica, definidos por Orlandi (1986). De modo a realizar os intuitos acima citados, foi selecionada uma campanha audiovisual produzida pelo metrô berlinense, quando da inauguração de uma estampa colorida no seu estofado. Foram estudas imagens retiradas dessa campanha do YouTube, como frames do vídeo, assim como os textos ligados ao vídeo: falas de personagens, letreiros e um texto de descrição produzido pela empresa metroviária. Os achados evidenciam que os modos de significar diversidade, em vários níveis de materialidades significantes (LAGAZZI 2020), tendem a apagar o sentido de diferença/diferente e seu potencial de tensão produtiva de bons conflitos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at analyzing the effects of meaning produced as contribution to diversity in the media discourse, commonly understood or perceived as inclusive. We used the theoretical paradigm provided by materialistic discourse analysis, especially when it comes to the concept of discourse as defined by Pêcheux (1997[1969]), and subjection/historical determination, as defined by Orlandi (1986). In order to accomplish such research aims, we have analyzed a video campaign created by Berlin’s subway company, used to inaugurate a new seat print in their cars. We have used frames taken from this YouTube campaign as well as texts related to the video: characters’ dialogues, signs and a descriptive text produced by the subway company. The findings point to the fact that, in various levels of significant materiality (LAGAZZI 2020), the ways of signifying diversity tend here to erase the meaning of difference/different and thus the potential to produce positive conflicts.
  • Traduções culturais no ensino da língua alemã no Brasil Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Costas, Gundo Rial y

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa várias traduções culturais (BACHMANN MEDICK: 1998; 2019), ou seja, a negociação dinâmica de significados, sob uma perspectiva transcultural (WELSCH: 2017) no ensino da língua alemã no Brasil. Apresentamos primeiramente uma retrospectiva histórica dos livros de ensino, nos quais observamos representações estereotipadas. Depois oferecemos exemplos de etnografia multissituada (MARCUS: 1995; 2011), derivada de um diário etnográfico. Assim sendo, introduzimos registros de observação participante, comentários e conversas de 2012 a 2024 sobre o ensino de alemão em sala de aula (para iniciantes, avançados e proficientes), em um instituto privado de língua e cultura alemãs no Rio de Janeiro, com a utilização dos livros didáticos Menschen (A2.2, B1.1, B1.2), Sicher (C1.1, C1.2) e Auf neuen Wegen (C2). Nos referimos especialmente à tradução cultural dos países e das pessoas de línguas alemãs e o diálogo com o culturalmente outro. Assim, apresentamos práticas pedagógicas além do eurocentrismo, em sala de aula, em uma excursão, em palestras culturais e na projeção de filmes em um cineclube. Por fim, nos referimos à interconectividade multimodal dessas atividades. Desse modo, descrevemos a projeção do filme alemão “A Massai Branca” (2005), que se passa no Quênia, junto com as aulas ministradas em que discutimos criticamente as relações (neo)coloniais dos países de línguas alemãs.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyses various cultural translations (BACHMANN MEDICK: 1998; 2019), which means the dynamic negotiation of meanings, through a transcultural perspective (WELSCH: 2017) by teaching the German language in Brazil. Firstly, we present a historical retrospective of the textbooks used for teaching German, in which stereotypical representations can be observed. Furthermore, multi-sited ethnography examples (MARCUS: 1995; 2011) from our ethnographic diary are provided. It contains participant observation, comments and conversations, recorded between 2012 and 2024, and refers to teaching German as a foreign language in class (to beginners, advanced and intermediate students) at a private language and cultural institute in Rio de Janeiro with the textbooks Menschen (A2.2, B1.1, B1.2), Sicher (C1.1, C1.2) and Auf neuen Wegen (C2). We especially refer to the cultural translation of the German speaking countries and people representations, as well as the dialogue with the cultural-other. Introduced are thus pedagogic practises beyond eurocentrism in class, during an excursion, and presentations on culture and German film screening in a cinema club. Finally, we refer to the multimodal interconnectivity of cultural translation activities. Accordingly, we describe the screening of the German film “The White Massai” (2005) set in Kenya. Together with the fiction film we describe classes in which the (neo)colonial relations of the German speaking countries are discussed.
  • Atividades com Atravessamentos Decoloniais: insurgências epistêmico-ideológicas para uma pedagogia transgressora no ensino de alemão Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Rosa, Daniel Zanchet da; Rosa, Maurício

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa investiga como atividades de ensino de alemão com atravessamentos decoloniais podem contribuir para a reflexão acerca de valores ideológicos pós-coloniais. Para isso, a análise ocorreu baseada em duas atividades desenvolvidas sob a visão de pedagogias pós-coloniais e decoloniais, em uma turma que estuda alemão em um curso de línguas, de uma instituição pública, realizado de forma online. As atividades foram desenvolvidas em 2022 e tematizam a civilização Inca: a Atividade 1, aproveitando o tema transversal Férias e Viagens, logra deslocar o foco da aula de alemão da Europa para a América. A Atividade 2, por sua vez, contrasta aspectos cosmológicos presentes nas espiritualidades Inca e Judaico-cristã, por meio da percepção de ideologias presentes nessas concepções. Dessa forma, realizamos uma análise narrativa das atividades com as discussões dos estudantes em confluências registradas como atravessamentos decoloniais, a luz do referencial teórico referente aos preceitos pós-coloniais e decoloniais. Como resultado, evidenciamos que as atividades provocaram a identificação de oportunidades para se criar e experienciar “cracks”, ou seja, gretas decoloniais em espaços educativos. Nesse sentido, os estudantes refletiram sobre a postura atual da sociedade mantida na colonialidade, o papel e relevância da epistemologia originária e a valorização das identidades latino-americanas, o que evidencia valores ideológicos pós-coloniais em aulas de alemão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research investigates how German teaching activities with decolonial crossings can contribute to reflection on post-colonial ideological values. Therefore, the analysis was based on two activities developed from the perspective of post-colonial and decolonial pedagogies, in a class with students who have been studying German in an online language course of a public institution. This course took place in 2022 and the activities developed focus on the Inca civilization: Activity 1, taking advantage of the transversal theme of Vacations and Travel, manages to shift the focus of the German class from Europe to America. Activity 2, in turn, contrasts cosmological aspects present in Inca and Judeo-Christian spiritualities, through the perception of the ideologies present in these conceptions. In this way, we carried out a narrative analysis of the activities based on student discussions through confluences recorded as decolonial crossings, in light of the theoretical framework referring to post-colonial and decolonial precepts. As a result, we showed that the activities led to the identification of opportunities to create and experience “cracks”, that is, decolonial cracks in educational spaces. In this sense, students reflected on the current stance of society maintained during coloniality, the role and relevance of original epistemology and the appreciation of Latin American identities, which highlights post-colonial ideological values in German classes.
  • Doch, ich bin Deutsche: um exemplo de representatividade Preta no material didático de alemão Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Santos, Anderson da Silva; Maior, Carolina Souto; Mello, Deborah Marcellino de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como objetivo dialogar com os conceitos de colonialidade e decolonialidade no ensino-aprendizado de alemão como língua adicional. Partindo dessa perspectiva, entendemos a importância de nossas referências e a necessidade de materiais e livros didáticos que contemplem a representatividade e dialoguem com as vivências das/os aprendizes (MATOS 2020, SILVA 2019, FREIRE 2011). Assim, percebemos a importância de um diálogo a respeito de como essa representatividade pode ser concretizada e quais os seus desdobramentos tanto na perspectiva da/do aprendiz quanto da/do professora/professor. Tendo isso em consideração, propomos uma unidade didática que busca proporcionar aos educadores e aprendizes uma pedagogia que contemple a diversidade, um letramento racial crítico5, assim como um material que trabalhe o tema racismo e representatividade nas aulas de alemão. Por fim, discutiremos sobre a sua aplicação e resultados alcançados por seus idealizadores em uma turma de graduação de Letras- português/alemão no contexto universitário público do Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to discuss the concepts of coloniality and decoloniality in the teaching and learning of German as an additional language. From this perspective, we understand the importance of our references and the need for materials and textbooks that include representativeness and dialog with the experiences of learners (MATOS 2020, SILVA 2019, FREIRE 2011). Thus, we realize the importance of a dialogue about how this representativeness can be achieved and what its consequences are from the perspective of both the learner and the teacher. With this in mind, we propose a didactic unit that seeks to provide educators and learners with a pedagogy that takes diversity into account, a critical racial literacy, as well as material that works on the theme of racism and representativeness in German classes. Finally, we will discuss its application and the results achieved by its creators in an undergraduate Portuguese/German language class at a public university in Rio de Janeiro.
  • A interculturalidade na aula de DaF sob uma perspectiva decolonial Dossiê: Novas Perspectivas, Novas Práticas E Tensões No Ensino De Língua E Literatura Alemãs: Sobre Crises E Demandas Identitárias, Insurgentes, Decoloniais, Antirracistas

    Spinassé, Karen Pupp

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo busca refletir sobre a interculturalidade, elemento tão presente nas aulas de língua atualmente, a partir de uma perspectiva decolonial. O objetivo é contribuir para as discussões a respeito de uma postura decolonial no ensino de línguas - no nosso caso, na aula de Alemão como Língua Estrangeira (DaF) no Brasil -, trazendo reflexões sobre o papel do professor nesse processo. A partir de minhas reflexões e observações enquanto professora-pesquisadora e formadora de professores, procuro abordar como uma postura decolonial por parte do professor pode levar à desconstrução de padrões pré-existentes e, consequentemente, a um aprendizado mais próximo da realidade do aluno. Para tanto, além de revisitar e discutir conceitos basais para as reflexões aqui postas, procuro trazer exemplos práticos com os quais o professor se defronta em sala de aula, especialmente advindos de livros didáticos. Como o professor nem sempre está consciente de que pode - e deve - constituir resistência e oposição a postulações coloniais arraigadas em nossa sociedade, bem como ser ferramenta e incentivo para um mundo diferente, busco trazer algumas noções do pensamento decolonial, a fim de incentivar esse novo olhar para o aprendizado e uma nova postura frente ao mundo globalizado e intercultural em que vivemos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper addresses interculturality, an element that is so present in language classes today, from a decolonial perspective. The aim is to contribute to discussions about a decolonial stance in language teaching - in our case, in German as a Foreign Language classes (DaF) in Brazil - by reflecting on the role of the teacher in this process. Based on my reflections and observations as a researcher-teacher and teacher trainer, I try to address how a decolonial stance on the part of the teacher can lead to the deconstruction of pre-existing patterns and, consequently, to a learner-centered learning, closer to the student's reality. To this end, as well as revisiting and discussing basic concepts for the reflections presented here, I bring practical examples that teachers face in the classroom, especially from textbooks. Since teachers are not always aware that they can - and should - constitute resistance and opposition to colonial postulations that are ingrained in our society, as well as being a tool and incentive for a different world, I discuss some notions of decolonial thinking in order to encourage this new look at learning and a new attitude towards the globalized and intercultural world in which we live.
  • "A enganada" e "A morte em Veneza": a reconfiguração da doença no estilo tardio de Thomas Mann Artigos

    Thomaz, Leonardo Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo busca determinar as diferentes elaborações literárias da doença, tema caro à obra de Thomas Mann, entre sua obra de juventude, A morte em Veneza (1912), e A enganada (Die Betrogene), uma “obra tardia”, publicada em 1953, dois anos antes da morte do escritor. Nesses quarenta anos de diferença, assistimos aos principais eventos históricos da primeira metade do século XX: a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, que, tratando-se de um escritor realista, devem ser levadas em conta na construção de sua obra ficcional. Desse modo, busca-se compreender de que modo o escritor enquadra a doença como diapasão da história: na novela de 1912, assinalando a decadência da estética classicista e, na de 1953, reabilitando o amor romântico como forma de oposição ao mundo administrado após a derrocada de Hitler. Assim, o estilo tardio de Thomas Mann ganha forma através da reabilitação dos grandes temas da tradição literária alemã após atravessar sua maior crise cultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article seeks to determine the different literary elaborations of disease, an important theme in the work of Thomas Mann, between his young work, Death in Venice (1912), and The Black Swann (Die Betrogene), a “late work”, published in 1953, two years before the writer's death. In these forty years of difference, the main historical events of the first half of the 20th century occurred: the First and Second World Wars, events which, in the case of a writer of realism, must be taken into consideration with regard to the construction of his fictional work. We seek to understand how the writer frames disease as a compass of history: in the 1912 novella, as signalling the decadence of classicist aesthetics, and, in the 1953 novella, as rehabilitating romantic love as a form of opposition to the administered world after Hitler's downfall. Thus, Thomas Mann's late style takes shape through the rehabilitation of the great themes of the German literary tradition after going through its deepest cultural crisis.
  • Franz Kafka, animal autobiográfico: colonização e subjetividade em "Um relatório para uma Academia" Artigos

    Silva, Gabriel Martins da

    Resumo em Português:

    Resumo A partir do vínculo entre autobiografia e animalidade, a narrativa Um relatório para uma Academia, de Franz Kafka, será analisada com objetivo de pensar as reverberações entre a experiência animal e as espoliações coloniais, além de atentar aos diversos efeitos subjetivos que resultam no silenciamento e nos constrangimentos gerados a reboque desse processo. Assim, a partir dos abalos criados por Kafka ao dar voz a um macaco em seu empenho ficcional, observa-se como a subjetividade colonial se expressa, especulando ainda as possíveis fissuras ensaiadas no gesto de descentramento da fala antropocêntrica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Taking as a starting point the connection between autobiography and animality, Franz Kafka's narrative A Report to an Academy will be analyzed in order to explore the reverberations between the animal experience and colonial exploitations, while also paying attention to the various subjective effects that result in the silencing and constraints generated in the wake of this process. Thus, from the disruptions created by Kafka through giving voice to a monkey in his fictional endeavor, we observe how colonial subjectivity is expressed, speculating on the possible cracks attempted in the gesture of decentering anthropocentric speech.
  • Marcos Filosóficos da Hermenêutica Tradutória Artigos

    Dutra, Gabriel Lins e Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe-se a apresentar as principais referências teóricas e filosóficas que circunscrevem a pesquisa contemporânea em hermenêutica tradutória, tal qual representada por pesquisadores como Radegundis Stolze, Bernd Stefanink, Larissa Cercel, e muitos outros. Os conteúdos percorridos vão desde uma apresentação histórico-filológica da hermenêutica, passando pelas contribuições de Schleiermacher, Heidegger, e Gadamer, para fornecer os referenciais teóricos que formam o pano de fundo da pesquisa contemporânea em hermenêutica tradutória. A conclusão traz algumas considerações sobre o lugar da hermenêutica na pesquisa contemporânea em tradução.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims at presenting the main theoretical and philosophical cornerstones that frame the contemporary research in translational hermeneutics, such as represented by researchers like Radegundis Stolze, Bernd Stefanink, Larissa Cercel, and many more. The topics covered range from the historical-philological origins of hermeneutics to the contributions of Schleiermacher, Heidegger, and Gadamer, so as to illustrate the backdrop against which the contemporary research in translational hermeneutics stands. The conclusion brings some remarks on the status of hermeneutics in contemporary translation research.
  • Destruição e o negativo da experiência em A Patriota e Ataque Aéreo a Halberstadt em 8 de Abril de 1945 de Alexander Kluge Artigos

    Leal, Carlos Alberto Salim

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo visa uma análise combinada de duas produções do cineasta, escritor e pensador alemão Alexander Kluge, a saber o filme “A Patriota” (Die Patriotin) e o livro “Ataque Aéreo a Halberstadt em 8 de Abril de 1945” (Der Luftangriff auf Halberstadt am 8. April 1945). Ambas produções, de caráter marcadamente ensaísticas, guardam uma singular relação de intertextualidade, na qual trechos, temas e passagens da obra escrita são retrabalhados na obra audiovisual. Em especial, buscaremos destacar o tema da destruição em massa inaugurada no século XX através das guerras mundiais. Kluge posiciona o tema abordando a história alemã a partir da noção de experiência e de seu negativo, confrontado a pequena escala dos afazeres humanos com a grande escala da destruição em massa. Tanto em “A Patriota” como em “Ataque Aéreo a Halberstadt em 8 de Abril de 1945”, a composição se dá a partir da hibridização de matérias primas ficcionais e documentais, dado que o ataque aéreo que dá título ao livro ocorreu de fato na cidade natal de Kluge, durante a segunda guerra mundial mas, ao mesmo tempo, trechos ficcionais são desenvolvidos buscando enfatizar o valor heurístico da imaginação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at a combined analysis of two works by the German filmmaker, writer, and thinker, Alexander Kluge, namely the film “The Patriot” (Die Patriotin, 1979) and the book “The Air Raid on Halberstadt on April 8, 1945” (Der Luftangriff auf Halberstadt am 8. April 1945, 1977). Both productions, of an markedly essayistic nature, maintain a unique relationship of intertextuality, as excerpts, themes, and passages from the book are rendered in the audiovisual format. In particular, the article will highlight the theme of mass destruction inaugurated in the 20th century in the context of two world wars. Kluge positions the theme by approaching German history from the notion of experience and its adverse manifestations, confronting the small scale of human affairs with the large scale of mass destruction. In both “The Patriot” and “The Air Raid on Halberstadt on April 8, 1945”, the composition is based on the hybridization of fictional and documentary raw materials, as the air raid that gives the book its title actually occurred in Kluge's hometown during World War II. At the same time, however, fictional sections are developed to emphasize the heuristic value of imagination.
  • O impacto de um intercâmbio acadêmico para a formação em Letras: o caso da Studienreise Artigos

    Aquino, Marceli Cherchiglia; Lima, Julia; Mailho, Isabela Colagrande; Souza, Jonathan Renan da Silva; Tejo, Angela

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo pretende discutir o impacto da participação no programa Studienreise, uma viagem acadêmico-cultural à Alemanha financiada pelo DAAD para 15 estudantes de Letras-Alemão da Universidade de São Paulo. O projeto para o pedido da verba para a viagem foi desenvolvido por uma docente da USP e realizado em cooperação com quatro universidades alemãs nas cidades de Berlim, Leipzig e Jena, além do engajamento ativo das estudantes envolvidas no programa. Para compreender as consequências da participação no projeto, a partir da perspectiva das estudantes, realizamos duas coletas de dados anônimas (antes e depois da viagem) por meio de questionários online. Este levantamento teve o intuito de averiguar o impacto da participação no programa tendo em vista os seguintes conhecimentos e experiências prévias e posteriores: língua e cultura alemã; objetivos individuais; motivação e participação; perspectivas futuras profissionais e pessoais. Os resultados indicam a grande relevância do envolvimento de estudantes de Letras-Alemão em programas como a Studienreise no que tange os seus conhecimentos e perspectivas profissionais, acadêmicas e individuais. Não obstante, foi possível observar a importância da preparação e seleção do projeto, das universidades parceiras e das estudantes envolvidas, como determinantes para experiências (inter)culturais e linguísticas críticas e decoloniais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at discussing the impact on students from participating in the Studienreise program, an academic-cultural travel to Germany, funded by DAAD, in which fifteen students from the German undergraduate course at the Universidade de São Paulo (USP) participated. The project which the group submitted for funding was developed by an USP professor and accomplished both with the cooperation of four German universities (in Berlin, Leipzig and Jena), and the active engagement of students. To understand the impact of participating in the project, from the students’ perspectives, two online forms for data collection were employed (before and after the trip). They aimed at verifying the impact of participating in the program considering the subsequent knowledge and previous and subsequent experiences with regard to: German language and culture; individual objectives; motivation and participation; future professional and personal perspectives. The results indicate the relevance of the German course students’ engagement in programs such as Studienreise regarding their knowledge and professional, academic and individual perspectives. Nonetheless, the importance of preparing and selecting the project by the partner universities and by the students themselves as determinants for the (inter)cultural and linguistic cultural and decolonial experiences was observed.
Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, 05508-900 São Paulo/SP/ Brasil, Tel.: (55 11)3091-5028 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: pandaemonium@usp.br