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Formação humana em perspectiva hermenêutica na área da saúde

Human education in the hermeneutic perspective in the health area

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da formação humana em perspectiva hermenêutica-dialógica para a prática dos profissionais da saúde, para sua formação e para a promoção de saúde. Nesse sentido, forma coro com produções que se posicionam favoravelmente à compreensão de que a prática, a formação e a promoção da saúde devem estar ancoradas também no paradigma das humanidades médicas. Metodologicamente, trata-se de revisão bibliográfica ancorada no trabalho hermenêutico com textos clássicos do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer sobre a saúde e com literatura secundária sobre o tema. Divide-se em três partes. Na primeira, analisa a medicina e algumas de suas concepções sobre saúde e doença ao longo da história, observando as transformações sofridas na passagem de ciência médica mais ampla, fundada na religião e na espiritualidade, para a predominância do paradigma técnico-científico. Na segunda, são realizadas delimitações sobre alguns conceitos essenciais para a compreensão da importância da formação humana para o profissional da saúde. Na parte final, é investigada uma ideia de formação humana sustentada pela perspectiva hermenêutica-dialógica. Conclui afirmando a importância de que o saber técnico especializado na área da saúde se deixe ancorar pelo saber prático, de cunho ético-formativo, alicerçado na noção hermenêutica de diálogo.

Palavras-chave:
Formação Humana; Hermenêutica; Saúde; Diálogo

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