Tinha uma senhora também que eu visito que é excelente professora, ela dá... ela sabe tudo, tudo, tudo, e ela ia para lá ou a gente ia na casa dela, ia eu e mais umas três colegas para casa dela pra aprender pra depois passar no grupo (P15). |
Construção compartilhada entre conhecimento técnico-científico e popular |
Espaço de educação, prevenção e produção de saúde |
A intenção nossa é que seja temas que surjam do grupo. É raro a gente levar algum tema para a gente já falar: “ah, hoje a gente vai falar disso”, não, a gente tenta tirar deles a necessidades que eles têm para conversar ali no momento (P7). |
Educação em saúde com ênfase nas metodologias participativas |
Hoje, nesta semana, a gente vai falar sobre hanseníase, geralmente sobre... essa época é a época da dengue, não é? Então eles [estão] cansados de ouvir sobre dengue, esse é o momento de a gente estar falando sobre dengue e febre amarela. Então as palestras são direcionadas aos temas do momento (P6). |
Prevenção de doença |
Eu sempre tive isso, mas acho que aumentou com a Terapia Comunitária, perceber do poder que a própria pessoa tem e que ela não conhece, que ela não valoriza. Então, a Terapia Comunitária proporciona isso, você se tornar o autor da sua própria vida (P5). |
Autonomia |
Desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais |
Às vezes, ela chega aqui como uma dor no pescoço... É... que irá a atrapalhar em tudo, não é? No estudar, ir ao supermercado, no estar junto com a família e ela vai o quê? Se isolar, ficar com baixa autoestima. Então, ela vai começar a se isolar. Então, por exemplo, essa usuária, com essa dor no pescoço, ela vem, faz o tratamento e melhora essa dor, o tanto que vai ajudá-la nas suas relações sociais, no seu convívio e na autoestima (P1). |
Resgaste do autocuidado e autoestima |
A gente consegue, com isso, fazer uma inversão. Nós vivemos numa sociedade em que é muito forte o incentivo à competitividade, nós temos que ser competitivos e, nessa lógica que a gente trabalha na roda aqui, a gente tenta suscitar o espírito e a prática da cooperação (P10). |
Formação de redes sociais de apoio |
A gente tem um local aqui que é da igreja católica, que eles emprestam o salão comunitário para gente trabalhar, para gente reunir (P6). A gente começou lá na igreja porque era um local de fácil de acesso, lá na unidade que a gente tinha não tinha esse espaço que você está vendo aqui hoje, era pequeninho, não tinha condições (P15). |
Construção de parcerias |
Melhorou assim 100% a busca deles [usuários] aqui na Unidade [de Saúde] para consulta médica (P6). [...] o paciente estava sentindo muita dor de coluna e tudo [...] e conseguimos evitar que o paciente fizesse a cirurgia (P19). |
Redução do uso de medicamentos e procedimentos médicos |
Estilos de vida saudáveis |
Eles dizem o que que a vida deles mudou, de que forma, naquela simplicidade deles: “acredita, doutor, que eu não como mais isso ou aquilo?”, sabe assim? Das práticas alimentares, passar a fazer uma caminhadinha (P6). |
Possibilidades de escolhas saudáveis |
Umas procuram porque quer sair de casa na realidade. Para espairecer um pouquinho, porque muitos estão com depressão em casa (P15). |
Criação de ambientes saudáveis e seguros |