Resumo
O estudo pretende avaliar a influência das práticas e saberes de educadores populares sobre ações hegemônicas de educação em saúde. Estudo de caso no qual foram feitas entrevistas semiestruturadas com 23 educadores em meio à seleção do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. Realizou-se análise de conteúdo dos dados, com auxílio do Iramuteq para sua interpretação. A Educação Popular em Saúde apresentou-se como campo articulador de práticas e saberes acumulados em educação, saúde, arte e movimentos sociais, rompendo com fragmentação de saberes, mercantilização do conhecimento e das profissões, além da hierarquia entre saber acadêmico e popular. Ao refletirem sobre ser educador popular, os sujeitos trouxeram suas singularidades como essenciais e o rompimento com a ideia hegemônica de educador. A articulação entre elementos diversos aponta para um universo, por vezes, composto de contradições entre eles. A educação popular em saúde revelou-se espaço que possibilita rupturas com as perspectivas hegemônicas de educação em saúde, ao apresentar-se como diálogo entre práticas, saberes e valores diversos e singulares, que, aberto ao contraditório, se propõe a ser uma construção coletiva.
Palavras-chave:
Educação popular em saúde; Saúde pública; Políticas públicas; Educação em saúde; Promoção da saúde