Acessibilidade / Reportar erro

Insumos, arte e laço social no contexto das práticas contemporâneas em Redução de Danos no Brasil

Resumo

Objetivo:

Discutir a possível função de insumo das práticas artísticas e culturais no contexto da Redução de Danos (RD).

Métodos:

Pesquisa etnográfica desenvolvida no Ponto de Cultura do Centro de Convivência "É de Lei”, localizado em São Paulo-SP, em dois momentos: no primeiro, em outubro de 2016, realizou-se observação participante das atividades artísticas e culturais. No segundo, em novembro de 2016, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com profissionais e frequentadores. O estudo identificou e descreveu práticas artísticas e culturais, bem como investigou suas possíveis relações com os insumos em RD na produção do laço social. A análise e a discussão dos dados foram embasadas por conceitos na interface entre a Saúde Coletiva e a Psicanálise.

Resultados e Discussão:

A pesquisa caracterizou o insumo em RD como promotor de vínculo entre o toxicômano e quem o oferta, com potencial para deslocar o sujeito da relação solitária estabelecida com a substância na direção dos laços sociais que possibilitam exercer sua condição de sujeito singular na cultura.

Conclusão:

O estudo considerou que as práticas artísticas e culturais podem exercer a função de insumos em RD no que concerne ao estabelecimento de laços sociais.

Palavras-chave:
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Redução de Danos; Saúde Mental; Saúde Coletiva; Psicanálise

PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br