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O surgimento do cérebro no espaço público: reportagens sobre neurociências e cérebro na mídia impressa (2000-2012)

Este artigo tem por objetivo analisar a disseminação da neurociência e a circulação de discursos sobre o cérebro na mídia impressa. Para isso, realizou-se levantamento de notas a partir de uma busca eletrônica no jornal La Nación (2000-2012), utlizando-se técnicas de análise quantitativa e qualitativa. Verificou-se que, embora haja uma diversidade temática nos artigos sobre neurociência, há primazia de notas sobre saúde e doença. Observou-se que o conteúdo das notas ajuda a priorizar o papel do cérebro, tanto na explicação de doenças quanto na construção de narrativas em busca de cuidados de saúde e uma vida saudável. A novidade das neurociências parece ser dada não só pela variedade de áreas de investigação científica, mas também pela contribuição de vocabulários e novas formas de descrever e explicar os processos de saúde e doença que são oferecidas a um público leigo. A combinação de conhecimento especializado e recomendações médicas que caracteriza algumas das notícias é um poderoso instrumento de legitimação social das ideias do cérebro que circulam socialmente.

cérebro; neurociências; mídia impressa; saúde


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