Resumo
A saúde na escola é tema de discussões relevantes no tocante à promoção da saúde. Este estudo objetiva compreender o alcance das ações resultantes do Programa Saúde na Escola em escolas públicas municipais de Belém-PA, na perspectiva dos professores. Trata-se de estudo descritivo-observacional, com análise de entrevistas com 22 professores da educação básica pública municipal. A pesquisa de campo ocorreu no período de abril a junho de 2018. Foi realizada análise de conteúdo, proposta por Bardin, gerando quatro unidades temáticas. Dos entrevistados, 50% desconheciam o referido programa ou seu funcionamento. Foi possível perceber diferentes modos de interação entre os realizadores das ações do programa, desde os mais pontuais e ineficientes aos mais contextualizados e integrativos. O estudo dos determinantes sociais de saúde se faz necessário para compreender melhor os processos e necessidades dessas ações no âmbito escolar municipal, com destaque para questões de saneamento básico, insegurança alimentar, violência e drogas. Há necessidade de autorreconhecimento do professor enquanto educador em saúde, a fim de torná-los intrínsecos promotores de saúde em suas práticas pedagógicas. A articulação da escola com a comunidade escolar pode servir de insumo para maior integração e estimulação das práticas de controle social.
Palavras-chave:
serviços de saúde escolar; políticas públicas; colaboração intersetorial; pesquisa qualitativa; Saúde Pública