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Cyberbullying sob seu prisma teórico: uma revisão integrativa

Resumo

Este artigo analisa, por meio de uma revisão integrativa, os modelos teóricos utilizados para analisar o cyberbullying entre adolescentes, os elementos que eles tornam visíveis e os tipos de conhecimento que produzem. O corpus foi composto por 47 artigos pesquisados nas bases de dados bibliográficas BVS, PubMed, Scopus e SciELO. Nos resultados, apresentamos a Teoria da Desconexão Moral, a Teoria Geral da Frustração, a Teoria das Atividades Rotineiras, a Teoria do Comportamento Planejado, a Teoria do Efeito Espectador, o Modelo Geral de Agressão, o Modelo Barlett-Gentile, a Teoria Mimética e as Teorias da Identidade Social. Os modelos de uma perspectiva positivista destacam uma concepção objetivista, reducionista e causalista do cyberbullying. Discutimos esses aspectos a partir da antropologia das moralidades, do interacionismo simbólico e da violência como origem e reforço dos limites morais e sociais. Os resultados nos permitem discutir explicações e propostas de prevenção, ao mesmo tempo que oferecem um repertório teórico sobre o cyberbullying útil para evitar o confinamento explicativo e a consequente reificação das teorias utilizadas.

Palavras-chave:
Cyberbullying; Teoria; Violência; Adolescência; Saúde pública

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