Acessibilidade / Reportar erro

A importância do pré e pós-natal odontológico para o incentivo e apoio ao aleitamento materno

The importance of pre- and post-natal dental care for encouraging and supporting breastfeeding

Resumo

O tema do Aleitamento Materno (AM) é pouco abordado nos cursos técnicos e de graduação em Odontologia. O objetivo desta revisão foi pesquisar conteúdos odontológicos relacionados à amamentação para promoção do AM desde o pré ao pós-natal. O método adotado foi a estratégia PICO, com os descritores: “amamentação” e “odontologia”. A busca foi realizada dos últimos 10 anos até outubro de 2023 em cinco bases de dados e outros estudos incluídos. Dos 209 artigos, 101 foram selecionados sob critérios de inclusão e exclusão de acordo com o tipo de estudo e conteúdo abordado. Os resultados obtidos foram: promoção de políticas públicas em AM; sua importância e benefícios para a saúde oral e geral; alimentação; respiração; distúrbios do sono; atendimento odontológico pré e pós-natal; uso de medicamentos e drogas durante a amamentação; aconselhamento materno; manejo e técnica adequada de amamentação; trabalho multidisciplinar; treinamento profissional; fatores sociodemográficos, risco de cárie e má oclusão; desenvolvimento craniofacial; funções orais; microbiota oral; casos especiais: anquiloglossia; fenda palatina; dentes neonatais, hipomineralização, autismo, transmissão vertical; hábitos prejudiciais e sucção não nutritiva. Conclui-se que existem evidências na perspectiva odontológica para orientar mães e familiares sobre o Aleitamento Materno. Esse conteúdo deverá fazer parte de cursos de formação na área da saúde.

Palavras-chave:
Amamentação; Odontologia; Saúde bucal; Pré e pós-atendimento odontológico

Abstract

Breastfeeding (BF) is rarely covered in technical and undergraduate Dentistry courses. This review aimed to research dental issues regarding breastfeeding to promote BF from pre- to post-natal dental care. The method adopted was the PICO strategy with the descriptors: “breastfeeding” and “dentistry”, and the search was carried out over the last 10 years until October 2023 in five databases and included studies. Of 209 articles, 101 were selected under inclusion and exclusion criteria according to the type of study and subject covered. The results show the promotion of public policies in BF; its importance and benefits for oral and general health; food; breathing; sleep disorders; pre- and post-natal dental care; use of medications and drugs during breastfeeding; maternal counseling; adequate breastfeeding management and technique; multidisciplinary work; professional training; sociodemographic factors, risk of caries and malocclusion; craniofacial development; oral functions; oral microbiota; special cases: ankyloglossia; cleft palate; neonatal teeth, hypo-mineralization, autism, vertical transmission; harmful habits and non-nutritive sucking. We conclude that there is evidence from a dental perspective to guide mothers and families about BF. This content should be part of training courses in the health area.

Keywords:
Breastfeeding; Dentistry; Oral health care; Dental pre and post-care

Introdução

A assistência pré-natal adequada, com a detecção e a intervenção precoce das situações de risco (Brasil, 2013), representa um grande determinante dos indicadores de saúde materno-infantil para diminuição das principais causas de mortalidade materna e neonatal: as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) (WHO, 2015). A cárie, a doença periodontal e o câncer bucal são as doenças reconhecidas como DCNT bucais pela Organização Mundial da Saúde (WHO 2019). Nesse contexto, uma atuação multidisciplinar pode ser determinante para prevenção dos fatores de risco das DCNT, com o cuidado odontológico sendo realizado desde a concepção até os dois anos de idade - os primeiros 1000 dias de vida - período crítico de crescimento e desenvolvimento do bebê (Karakochuk et al., 2018KARAKOCHUK, D. C. et al. The biology of the first 1000 days. Boca Raton: CRC Press, 2018.).

O cuidado odontológico na gestação é conhecido como Pré-Natal Odontológico (PNO) e faz parte do cuidado pré-natal. O Pré-Natal Odontológico (PNO) abrange consultas que avaliam a saúde bucal e saúde geral da gestante e orientam de forma educativa a prevenção de agravos bucais e esclarecem quais procedimentos odontológicos não causam malefícios ao bebê durante a gestação (Carmo, 2020CARMO, W. A importância do pré-natal odontológico. Rev Cathedral, v. 2, n. 3, p. 145-156, 2020.). Recomenda-se pelo menos uma consulta odontológica durante todo o período gestacional (Riggs et al., 2019RIGGS, E. et al. Interventions with pregnant women, new mothers and other primary caregivers for preventing early childhood caries. Cochrane Database Syst Rev, n. 11, p. CD012155, 2019. doi:10.1002/14651858.CD012155.pub2
https://doi.org/10.1002/14651858.CD01215...
). Espera-se, no mínimo, uma avaliação odontológica a cada trimestre de gestação (Brasil, 2020).

A atuação dos profissionais da odontologia poderá ser determinante no processo saúde/doença através do acompanhamento das gestantes com maior risco de cárie e doença periodontal. Porém, as consultas odontológicas não se restringem à redução de cárie e doença periodontal. Em relação às doenças gengivais, quando não tratadas, pode-se ter o agravamento da gengivite para a periodontite, resultando em efeitos adversos na gravidez, como o parto prematuro, pré-eclâmpsia e baixo peso ao nascer (Escobar-Arregoces et al., 2018). Quanto à saúde geral, o cirurgião-dentista deverá relacionar as alterações fisiológicas (Soma-Pillay et al., 2016) da mulher, fatores dietéticos e ambientais (Karakochuk et al., 2018KARAKOCHUK, D. C. et al. The biology of the first 1000 days. Boca Raton: CRC Press, 2018.), e se houver, as alterações patológicas (Williams, 2003WILLIAMS, D. Pregnancy: a stress test for life. Curr Opin Obstet Gynecol., v. 15, n. 6, p. 465-471, 2003. DOI:10.1097/00001703-200312000-00002
https://doi.org/10.1097/00001703-2003120...
) que podem causar complicações obstétricas, como diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia, eclâmpsia, depressão. Para isso, o profissional da saúde precisa acompanhar a gestante, identificando sua classificação de risco ao longo deste período e o estado emocional em que se encontra, o que torna o aconselhamento materno imprescindível. O aconselhamento é uma forma de atuação do profissional com a família e a mãe, em que ele a escuta e procura compreendê-la, oferecendo, com seus conhecimentos, ajuda para que a mãe possa desenvolver sua autoconfiança e autoestima (WHO, 1993).

Quanto aos cuidados do bebê no pós-parto, as orientações odontológicas para as mães têm sido cada vez mais voltadas para a criança de baixa idade, havendo também orientações para vida intrauterina, visando dentições futuras sadias, tais como: o início da higienização bucal, a primeira consulta ao dentista, o tempo de amamentação e o conhecimento sobre cárie dentária (Rigo; Dalazen; Garbin, 2016RIGO, L.; DALAZEN, J.; GARBIN, R. R. Impacto da orientação odontológica para mães durante a gestação em relação à saúde bucal dos seus filhos. Einstein, v. 14, n. 2, p. 2019-25, 2016.). É imprescindível orientar a mãe que aleitamento materno é fator protetor para a cárie (WHO, 2019). Por isso, se faz necessário ter conhecimento sobre o desenvolvimento estomatognático do bebê, hábitos nocivos como o uso de chupeta e mamadeira e promoção da alimentação saudável, incluindo estímulo à amamentação e efeitos deletérios do açúcar (Brasil, 2022).

O desenvolvimento craniofacial do bebê envolve estímulos funcionais, tais como respiração, sucção, deglutição e ordenha. A amamentação requer sincronização de todas essas funções, gerando ação de músculos específicos que, ao serem mobilizados, levarão ao correto desenvolvimento das estruturas craniofaciais. O aprimoramento da prática da amamentação orientada pelos profissionais da saúde é de extrema importância para que as mães amamentem seus filhos com sucesso. É de responsabilidade social que instituições de ensino em saúde ofereçam capacitação adequada aos profissionais, bem como subsídio para políticas da saúde pública que incentivem o AM (Valerio et al., 2018VALERIO, P. et al. Aleitamento materno: amar, nutrir e crescer. Implicações clínicas da promoção do aleitamento materno na prática profissional do Cirurgião-dentista. Rev Assoc Paul Cir Dent, v. 72, n. 3, p. 496-505, 2018.). Entre esses esforços, está a formação do profissional de saúde bucal (Brockveld; Venâncio, 2022BROCKVELD, L. de S. M.; VENANCIO, S. I. Os dentistas estão preparados para a promoção da amamentação e alimentação complementar saudável? Physis, v. 32, n. 2, p. e320215, 2022. https://doi.org/10.1590/S0103-73312022320215
https://doi.org/10.1590/S0103-7331202232...
).

Em relação à atuação dos profissionais da equipe de saúde bucal, as orientações odontológicas para amamentação podem ocorrer por meio de atividades em grupos; interconsultas; consulta programada; planejamento de ações; registro das consultas na Caderneta da Criança, entre outros. Deve-se avaliar o aleitamento materno através da observação da mamada, a fim de identificar problemas como uma pega inadequada e, ainda, reforçar os benefícios da amamentação para o desenvolvimento adequado da cavidade bucal do bebê, além de oferecer apoio para a continuidade do AM (Estado de SC, 2022).

A Caderneta da Gestante, elaborada pelo Ministério da Saúde (edições de 2014 a 2020), é um importante instrumento de acompanhamento da gestação, parto e pós-parto para qualificar a atenção e o cuidado pré-natal. É um instrumento interativo, que contém espaços para a gestante registrar impressões sobre o momento que está vivendo, além de ajudar a esclarecer as dúvidas mais frequentes. O documento tem como objetivo apoiar o profissional de saúde no diálogo e continuidade do atendimento à gestante e nas ações de educação em saúde. Inclui os registros das consultas clínicas e odontológicas, classificação de risco gestacional, os resultados dos exames e vacinas, entre outras informações. Ressalta a necessidade de consultas periódicas ao dentista durante o pré-natal, além de ser um material educativo que orienta as gestantes em relação à amamentação e no incentivo às boas práticas para uma vida saudável.

Em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Graduação, falta um currículo formal de educação em aleitamento materno em todas as áreas - Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia (Pinton, 2021PINTON, C. F. C. O ensino sobre aleitamento materno durante a graduação em Medicina. 17 nov. 2021. Disponível em: https://aleitamento.com.br/secoes/amamentacao/tcc-aleitamento-e-ensinado-na-graduacao-da-medicina/5600/.
https://aleitamento.com.br/secoes/amamen...
; Portal MEC, 2023). Faz-se necessário desenvolver habilidades e competências preconizadas pelas DCN em temas que ampliem a promoção da saúde e a prevenção de doenças, contemplando os interesses do SUS (Sistema Único de Saúde), compatibilizando e valorizando as necessidades sentidas pela população e pelos profissionais de saúde (Brockveld; Venâncio, 2020BROCKVELD, L. de S.M.; VENANCIO, S. I. Avanços e desafios na formação do cirurgião-dentista para sua inserção nas práticas de promoção da saúde. Physis, v. 30, n. 3, p. e300326, 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300326
https://doi.org/10.1590/S0103-7331202030...
). No Brasil, a formulação das Políticas Públicas sobre Aleitamento Materno envolve o apoio à atualização periódica em instituições formadoras dos currículos dos profissionais da saúde quanto ao AM por parte da esfera federal e, nas esferas estaduais e municipais, a de capacitar profissionais de saúde e difundir conhecimento sobre o AM para a população em geral (Brasil, 2017).

Todos os profissionais de saúde engajados no incentivo ao aleitamento materno (AM) podem conscientizar as gestantes sobre o desenvolvimento das estruturas do sistema estomatognático durante a primeira infância. É necessário que eles forneçam as orientações sobre o AM, direcionando as dúvidas e dificuldades surgidas durante a gravidez, para que a mulher chegue ao período puerperal mais preparada, segura, conscientizada e incentivada a iniciar e manter o aleitamento materno exclusivo até os seis primeiros meses pós-parto (Castelli; Maahs; Almeida, 2014CASTELLI, C. T. R.; MAAHS, M. A. P.; ALMEIDA, S. T. de. Identificação das dúvidas e dificuldades de gestantes e puérperas em relação ao aleitamento materno. Rev CEFAC, v. 16, n. 4, p. 1178-86, jul., 2014. https://doi.org/10.1590/1982-0216201411713
https://doi.org/10.1590/1982-02162014117...
).

Este artigo teve como objetivo realizar um levantamento da literatura científica que envolve conteúdos odontológicos sobre amamentação e que devem ser abordados pelos profissionais de Odontologia durante o pré-natal e o pós-natal odontológico para promover o aleitamento materno nas capacitações de profissionais, pacientes, famílias e sociedade.

Métodos

Esta revisão integrativa foi desenvolvida nas seguintes etapas: definição do tema e aporte teórico sobre a questão norteadora do estudo; realização de buscas na literatura científica; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão de estudos; avaliação dos estudos selecionados para a revisão em tabela e quadros; identificação dos assuntos abordados; discussão das evidências científicas coletadas; conclusões. O protocolo foi registrado na plataforma Open Science Framework (OSF) - Identificador: DOI 10.17605/OSF.IO/HUPRN, link de acesso em: https://osf.io/yjfuv/

Para a definição do tema, a questão norteadora do estudo foi: “Quais são os conteúdos a serem abordados pela equipe de saúde bucal durante o pré-natal e o pós-natal odontológico sobre aleitamento materno/amamentação?” A partir disso, os descritores foram elaborados conforme a estratégia PICO: Problema/Intervenção/Controle/Objetivo (Santos; Pimenta; Nobre, 2007SANTOS, C. M. da C.; PIMENTA, C. A. de M.; NOBRE, M. R. C. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 15, n. 3, p. 508-511, 2007. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
https://doi.org/10.1590/S0104-1169200700...
) para a busca das questões clínicas estabelecidas:

Quadro 1
Estratégia PICO para este estudo

Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH) empregados foram: “aleitamento materno”, “breastfeeding”, “odontologia”, “dentistry”. Já as buscas de pesquisa foram realizadas nas bases de dados Cochrane, Pubmed, Lilacs, Portal CAPES, SciElo e estudos incluídos, até 30 de outubro de 2023, considerando artigos com textos completos dos últimos 10 anos.

No total, as pesquisas nos bancos de dados selecionaram 196 artigos: Cochrane (14), SciElo (4), Pubmed (119), Lilacs (39), Portal CAPES (20). Foram incluídos 13 artigos que se enquadravam na temática, embora não mapeados na base de dados, conforme os descritores pré-selecionados. Todas as referências duplicadas (14) foram excluídas e realizou-se a aplicação dos critérios de inclusão /exclusão, o que resultou no quantitativo de 101 artigos válidos.

Para este estudo, os critérios de inclusão e exclusão foram construídos da seguinte forma: Critérios de Inclusão - artigos com texto completo dos últimos 10 anos; artigos que envolvem a temática aleitamento materno/amamentação, odontologia; artigos e teses de estudos primários e secundários. Critérios de Exclusão - artigos duplicados; livros e documentos e, por fim, artigos que fugiram do tema proposto.

A avaliação dos estudos selecionados está descrita no Apêndice (Tabela 1), de acordo com autores e ano de publicação, tipo de estudo e quais os assuntos abordados quanto ao Aleitamento Materno e Odontologia. Foi criada uma versão adaptada do Fluxograma PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses) e a forma de análise foi subjetiva conforme o tipo de estudo encontrado.

Resultados

Dos 101 estudos selecionados (Quadro 2 - PRISMA), 48 são estudos primários e 53 secundários. Em relação aos estudos primários: 7 eram casos clínicos; 23 estudos transversais; 2 longitudinais; 4 de coorte; 1 coorte e transversal; 1 caso-controle e 10 experimentais randomizados. Quanto aos estudos secundários, foram obtidas: 5 revisões; 3 revisões de literatura; 8 narrativas; 5 integrativas; 19 sistemáticas e 13 sistemáticas e metanálises. Dos 107 estudos excluídos: 14 eram duplicados; 1 livro; 15 informativos e 77 fugiram do tema.

Quadro 2
Distribuição das referências encontradas e selecionadas de acordo com as bases de dados e os descritores utilizados

Para análise e identificação dos assuntos abordados para AM e Odontologia, elaborou-se um quadro sinóptico para o registro das informações obtidas nos artigos (Quadro 2). Os conteúdos abordados foram definidos de acordo com as informações detalhadas por artigo e comparados entre si.

Com os assuntos definidos, foi possível identificar os conteúdos sobre aleitamento materno para serem abordados pelos profissionais da saúde bucal e que se enquadram dentro da saúde bucal e geral da mãe e do bebê.

Quadro 3
Identificação dos assuntos abordados

Discussão

Os assuntos abordados sobre Aleitamento Materno e Odontologia foram identificados e demonstraram a importância de construir uma formação em aleitamento materno do ponto de vista odontológico, conforme descrito a seguir.

Figura 1
Assuntos abordados quanto aos conteúdos sobre aleitamento materno

Políticas públicas em aleitamento materno

Dentre os artigos encontrados, muitos esforços estão sendo feitos para implementar políticas de apoio à amamentação em programa odontológico educativo e preventivo (Chrisostomo; Cunha, 2021CHRISOSTOMO, D. A.; CUNHA, R. F. Profile of Breastfeeding Practice among Mothers of Brazilian Children Attended in a Dentistry Preventive Program. Pesq Bras Odontoped Clín Integr, v. 21, p. e210052, 2021. https://doi.org/10.1590/pboci.2021.145
https://doi.org/10.1590/pboci.2021.145...
). O desafio consiste em aprimorar estratégias como mudanças nos sistemas de serviço de saúde, promovendo colaborações interprofissionais e programas educacionais inovadores. Profissionais da saúde bucal e geral devem colaborar para apoiar as diretrizes de amamentação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante o aconselhamento e acompanhamento clínico individual do paciente (Peres et al., 2018PERES, K. G. et al. Breastfeeding and Oral Health: Evidence and Methodological Challenges. J Dent Res, v. 97, n. 3, p. 251-258, 2018. doi:10.1177/0022034517738925
https://doi.org/10.1177/0022034517738925...
; Moynihan et al., 2019MOYNIHAN, P. et al. Systematic Review of Evidence Pertaining to Factors That Modify Risk of Early Childhood Caries. JDR Clin Trans Res., v. 4, n. 3, p. 202-216, 2019. doi:10.1177/2380084418824262
https://doi.org/10.1177/2380084418824262...
; Feldens et al., 2023FELDENS, C. A. et al. Breastfeeding Protects from Overjet in Adolescence by Reducing Pacifier Use: A Birth Cohort Study. Nutrients, v. 15, n. 15, p. 3403, 2023. doi:10.3390/nu15153403
https://doi.org/10.3390/nu15153403...
). Foram encontrados estudos utilizando os aplicativos dos smartphones que têm o potencial de ser um ponto de entrada inovador para promover a utilização de cuidados bucais durante o pré-natal odontológico em nível individual (Wang et al., 2020WANG, L. et al. Interprofessional collaboration and smartphone use as promising strategies to improve prenatal oral health care utilization among US underserved women: results from a qualitative study. BMC Oral H, v. 20, n. 1, p. 333, 2020. DOI:10.1186/s12903-020-01327-9
https://doi.org/10.1186/s12903-020-01327...
). Outras alternativas de instrumentos de comunicação estudadas foram: websites (Corrêa et al., 2013CORRÊA, C. C. et al. Babies Portal: development and evaluation of the contents regarding orofacial functions. J Appl Oral Sci., v. 21, n. 6, p. 581-9, nov. 2013. https://doi.org/10.1590/1679-775720130267
https://doi.org/10.1590/1679-77572013026...
; Rizatto et al., 2020RIZATTO, A. J. dos P. et al. Portal dos Bebês: atualização e avaliação dos conteúdos sobre as funções orofaciais. Audiol, Commun Res, v. 25, p. e2274, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2274
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2...
) e telemonitoramento (Galvan et al., 2021GALVAN, J. et al. Relato de Experiência de Telemonitoramento Materno-Infantil durante a Pandemia COVID-19. Extensão em Foco, n. 23, jun. 2021. http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80467.
http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80467...
; Gavine et al., 2022GAVINE, A. et al. Remote provision of breastfeeding support and education: Systematic review and meta-analysis. Matern Child Nutr., v. 18, n. 2, p. e13296, 2022. doi:10.1111/mcn.13296
https://doi.org/10.1111/mcn.13296...
). Deve-se considerar, também, o acompanhamento pós-parto por paciente (Chaves et al., 2019CHAVES, A. F. L. et al. Intervenção telefônica na promoção da autoeficácia, duração e exclusividade do aleitamento materno: estudo experimental randomizado controlado. Rev Latino-Am Enfermagem, v. 27, p. e3140, 2019. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2777-3140
https://doi.org/10.1590/1518-8345.2777-3...
); a introdução adequada de alimentação complementar (Brockveld; Venâncio, 2022BROCKVELD, L. de S. M.; VENANCIO, S. I. Os dentistas estão preparados para a promoção da amamentação e alimentação complementar saudável? Physis, v. 32, n. 2, p. e320215, 2022. https://doi.org/10.1590/S0103-73312022320215
https://doi.org/10.1590/S0103-7331202232...
); a Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC (Kimani-Murage et al., 2021; Samburu et al., 2020SAMBURU, B. M. et al. Effectiveness of the baby-friendly community initiative in promoting exclusive breastfeeding among HIV negative and positive mothers: a randomized controlled trial in Koibatek Sub-County, Baringo, Kenya. Int Breastfeed J., v. 15, n. 1, p. 62, 2020. doi:10.1186/s13006-020-00299-4
https://doi.org/10.1186/s13006-020-00299...
); programas sobre tempo de amamentação (Lemos, 2013LEMOS, L. V. F. M. Aspectos comportamentais e clínicos da cárie dentária na primeira infância. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia. Araraquara, 2013.) e políticas públicas de AM específicas para pacientes com fissura palatina (Saikia et al., 2022SAIKIA, A. et al. Systematic Review of Clinical Practice Guidelines for Oral Health in Children with Cleft Lip and Palate. Cleft Palate Craniofac J., v. 59, n. 6, p. 800-814, 2022. doi:10.1177/10556656211025189
https://doi.org/10.1177/1055665621102518...
).

São necessárias mais pesquisas sobre as implicações clínicas da promoção do AM na prática profissional do cirurgião-dentista (Valerio et al., 2018VALERIO, P. et al. Aleitamento materno: amar, nutrir e crescer. Implicações clínicas da promoção do aleitamento materno na prática profissional do Cirurgião-dentista. Rev Assoc Paul Cir Dent, v. 72, n. 3, p. 496-505, 2018.). Além disso, toda a equipe de saúde bucal deve estar envolvida em promover ações sobre aleitamento materno através de várias estratégias educativas encontradas na literatura. Sugere-se a inclusão de texto educativo sobre a importância do aleitamento materno sob o ponto de vista odontológico nas Cadernetas da Gestante e da Criança do Ministério da Saúde.

Importância e benefícios do AM para a saúde geral e bucal da mãe e do bebê

A importância do AM materno (Zini-Carbone et al., 2021) tem comprovação científica em estudo de metanálises para a saúde geral da mãe e do bebê (Victora et al., 2016VICTORA, C. G. et al. Breastfeeding in the 21st century: epidemiology, mechanisms, and lifelong effect. Lancet, v. 387, n. 10017, p. 475-490, 2016.). A evidência do AM como fator de proteção para respiração normal é moderada (Park et al., 2018PARK, E. H. et al. Association Between Breastfeeding and Childhood Breathing Patterns: A Systematic Review and Meta-Analysis. Breastfeed Med, v. 13, n. 4, p. 240-247, 2018. doi:10.1089/bfm.2017.0222
https://doi.org/10.1089/bfm.2017.0222...
), como efeito preventivo na respiração bucal (Savian et al., 2021SAVIAN, C. M. et al. Do breastfed children have a lower chance of developing mouth breathing? A systematic review and meta-analysis. Clin Oral Investig., v. 25, n. 4, p. 1641-1654, 2021. doi:10.1007/s00784-021-03791-1
https://doi.org/10.1007/s00784-021-03791...
) e distúrbios respiratórios do sono (Storari et al., 2021STORARI, M. et al. Breastfeeding and sleep-disordered breathing in children: systematic review and proposal of underlying interaction models. Eur J Paediatr Dent., v. 22, n. 4, p. 309-313, 2021. doi:10.23804/ejpd.2021.22.04.10
https://doi.org/10.23804/ejpd.2021.22.04...
; Vinha; Melo-Filho, 2017VINHA, P. P.; MELLO-FILHO, F. V. Evidence of a Preventive Effect of Breastfeeding on Obstructive Sleep Apnea in Children and Adults. J Hum Lact., v. 33, n. 2, p. 448-453, 2017. DOI:10.1177/0890334416682006
https://doi.org/10.1177/0890334416682006...
). Em relação à saúde bucal, a melhor evidência encontrada foi que a amamentação deve ser praticada por pelo menos 6 meses para o desenvolvimento da oclusão primária (Thomaz et al., 2018THOMAZ, E. B. A. F. et al. Breastfeeding Versus Bottle Feeding on Malocclusion in Children: A Meta-Analysis Study. J Hum Lact., v. 34, n. 4, p. 768-788, 2018. doi:10.1177/0890334418755689
https://doi.org/10.1177/0890334418755689...
). Sua prática favorece e fortalece o apego entre a mãe e o bebê, gerando múltiplos benefícios para a saúde mental da mãe (Zini-Carbone et al., 2021).

Existem comprovações relevantes quanto aos conhecimentos sobre os benefícios específicos da amamentação para o desenvolvimento do sistema estomatognático (Araújo et al., 2020ARAÚJO, S. M. de et al. Conhecimento de gestantes do papel do aleitamento materno no sistema estomatognático. ROBRAC, v. 29, n. 88, p. 73-78, jan-mar., 2020.), prevenção de doenças dentárias (Anyanechi et al., 2017ANYANECHI, C. E. et al. Parturients' Awareness and Perception of Benefits of Breast Feeding in the Prevention of Infant and Childhood Oral and Dental Diseases. Ghana Med J, v. 5, n. 2, p. 83-87, 2017.), prevenção de hábitos orais (Carminatti et al., 2019CARMINATTI, M. et al. Aleitamento materno, introdução alimentar, hábitos orais e má oclusão em crianças de três a cinco anos. R Fac Odontol POA, v. 60, n. 1, p. 27-34, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistadaFaculdadeOdontologia/article/view/88034
https://seer.ufrgs.br/index.php/Revistad...
) e prevenção de más oclusões esqueléticas e dentárias (Almahrul; Asulaimani; Alghamdi, 2021ALMAHRUL, A.; ALSULAIMANI, L.; ALGHAMDI, F. The Impact of Breastfeeding and Non-Nutritive Sucking Behaviors on Skeletal and Dental Malocclusions of Pediatric Patients: A Narrative Review of the Literature. Cureus, v. 13, n. 10, p. e19160, 2021. DOI:10.7759/cureus.19160
https://doi.org/10.7759/cureus.19160...
).

Acompanhamento pré e pós-natal odontológico / Uso de medicamentos e drogas

O pré-natal odontológico (PNO) desmistifica crenças e resgata a confiança da gestante, promovendo uma gravidez mais confortável e saudável (Carmo, 2020CARMO, W. A importância do pré-natal odontológico. Rev Cathedral, v. 2, n. 3, p. 145-156, 2020.). Compete ao cirurgião-dentista informar sobre o uso de medicamentos; uso de drogas como Cannabis; sobre tratamentos odontológicos específicos; sobre doenças como coronavírus; auxiliar mães portadoras de HIV, bem como orientar sobre a higiene bucal da gestante e do bebê (Nardi et al., 2021NARDI, G.M. et al. Maternal and Neonatal Oral Microbiome Developmental Patterns and Correlated Factors: A Systematic Review-Does the Apple Fall Close to the Tree? Int J Environ Res Public Health, v. 18, n. 11, p. 5569, 2021. doi:10.3390/ijerph18115569
https://doi.org/10.3390/ijerph18115569...
; Aiabadi et al., 2022; Sharma; Sharma; Sharma, 2020SHARMA, V.; SHARMA, P.; SHARMA, S. Managing bipolar disorder during pregnancy and the postpartum period: a critical review of current practice. Expert Rev Neurother., v. 20, n. 4, p. 373-383, 2020. doi:10.1080/14737175.2020.1743684
https://doi.org/10.1080/14737175.2020.17...
; Samburu et al., 2020SAMBURU, B. M. et al. Effectiveness of the baby-friendly community initiative in promoting exclusive breastfeeding among HIV negative and positive mothers: a randomized controlled trial in Koibatek Sub-County, Baringo, Kenya. Int Breastfeed J., v. 15, n. 1, p. 62, 2020. doi:10.1186/s13006-020-00299-4
https://doi.org/10.1186/s13006-020-00299...
; Costa et al., 2021COSTA, A. A. et al. Aconselhamento em amamentação durante o puerpério pelo cirurgião-dentista: uma revisão. Res Society and Development, v. 10, n. 7, p. 1-8, 2021.; Lackey et al., 2020LACKEY, K. A. et al. SARS-CoV-2 and human milk: What is the evidence? Matern Child Nutr., v. 16, n. 4, p. e13032, 2020. doi:10.1111/mcn.13032
https://doi.org/10.1111/mcn.13032...
; Gavine et al., 2022GAVINE, A. et al. Remote provision of breastfeeding support and education: Systematic review and meta-analysis. Matern Child Nutr., v. 18, n. 2, p. e13296, 2022. doi:10.1111/mcn.13296
https://doi.org/10.1111/mcn.13296...
; Lin et al., 2021LIN, J. S. et al. Is methylmethacrylate toxic during pregnancy and breastfeeding? A systematic review. Arthroplasty, v. 3, n. 1, p. 9, 2021. doi:10.1186/s42836-020-00059-z
https://doi.org/10.1186/s42836-020-00059...
; Escobar-Arregoces et al., 2018; Zini-Carbone et al., 2021; Panday et al., 2022PANDAY, J. et al. Clinician responses to cannabis use during pregnancy and lactation: a systematic review and integrative mixed-methods research synthesis. Fam Pract, v. 39, n. 3, p. 504-514, 2022. doi:10.1093/fampra/cmab146
https://doi.org/10.1093/fampra/cmab146...
). Em se tratando de pós-natal odontológico, estudos demonstraram a falta de conhecimento das mães sobre amamentação e suas dificuldades, o desconhecimento do risco de cárie durante a mamada prolongada, além do risco de o bebê desenvolver hábitos bucais e a instalação de má oclusão (Lira et al., 2016LIRA, A. L. S. de et al. Evaluation of the Maternal Perception of the Oral Health of the Inpatient Infant. Braz j oral sci, v. 15, n. 3, July-Sept. 2016.; Castelli; Maahs; Almeida, 2014CASTELLI, C. T. R.; MAAHS, M. A. P.; ALMEIDA, S. T. de. Identificação das dúvidas e dificuldades de gestantes e puérperas em relação ao aleitamento materno. Rev CEFAC, v. 16, n. 4, p. 1178-86, jul., 2014. https://doi.org/10.1590/1982-0216201411713
https://doi.org/10.1590/1982-02162014117...
; Peres et al., 2018PERES, K. G. et al. Breastfeeding and Oral Health: Evidence and Methodological Challenges. J Dent Res, v. 97, n. 3, p. 251-258, 2018. doi:10.1177/0022034517738925
https://doi.org/10.1177/0022034517738925...
). Neste contexto, o cirurgião-dentista deve estar capacitado para acolher e dar apoio desde o pré-natal até o tempo que for preciso (Costa et al., 2021), através das orientações odontológicas voltadas para amamentação (Rigo; Dalazen; Garbin, 2016RIGO, L.; DALAZEN, J.; GARBIN, R. R. Impacto da orientação odontológica para mães durante a gestação em relação à saúde bucal dos seus filhos. Einstein, v. 14, n. 2, p. 2019-25, 2016.; Valerio et al., 2018VALERIO, P. et al. Aleitamento materno: amar, nutrir e crescer. Implicações clínicas da promoção do aleitamento materno na prática profissional do Cirurgião-dentista. Rev Assoc Paul Cir Dent, v. 72, n. 3, p. 496-505, 2018.). Fatores pré-natais, perinatais e pós-natais podem interferir na formação dos dentes dos bebês (Butera et al., 2021BUTERA, A. et al. Assessment of Genetical, Pre, Peri and Post Natal Risk Factors of Deciduous Molar Hypomineralization (DMH), Hypomineralized Second Primary Molar (HSPM) and Molar Incisor Hypomineralization (MIH): A Narrative Review. Children (Basel), v. 8, n. 6, p. 432, 2021. DOI:10.3390/children8060432.
https://doi.org/10.3390/children8060432....
; Lima; Ramos-Jorge; Soares, 2021LIMA, L. J. S.; RAMOS-JORGE, M. L.; SOARES, M. E. C. Prenatal, perinatal and postnatal events associated with hypomineralized second primary molar: a systematic review with meta-analysis. Clin Oral Invest., v. 25, n. 12, p. 6501-6516, 2021. doi:10.1007/s00784-021-04146-6
https://doi.org/10.1007/s00784-021-04146...
). Os dentistas também devem estar cientes de que a prematuridade pode ser um fator de risco para o atraso na erupção dental (Dadalto et al., 2014).

Aconselhamento materno / Manejo e técnica da amamentação

É papel dos profissionais de saúde desmistificar a ideia de que a mulher é a principal responsável pelo cuidado com seu filho pelo fato de ser quem pode engravidar e amamentar, visto que a rede familiar de apoio à mulher é essencial na assistência à puérpera. O aconselhamento pode ser melhorado através de habilidades de comunicação, o que facilitaria as conversas para mitigar os danos potenciais adquiridos pela família assistida, reconhecendo, ao mesmo tempo, os benefícios percebidos pelos pacientes (Castelli; Maahs; Almeida, 2014CASTELLI, C. T. R.; MAAHS, M. A. P.; ALMEIDA, S. T. de. Identificação das dúvidas e dificuldades de gestantes e puérperas em relação ao aleitamento materno. Rev CEFAC, v. 16, n. 4, p. 1178-86, jul., 2014. https://doi.org/10.1590/1982-0216201411713
https://doi.org/10.1590/1982-02162014117...
; Costa et al., 2021COSTA, A. A. et al. Aconselhamento em amamentação durante o puerpério pelo cirurgião-dentista: uma revisão. Res Society and Development, v. 10, n. 7, p. 1-8, 2021.; Panday et al., 2022PANDAY, J. et al. Clinician responses to cannabis use during pregnancy and lactation: a systematic review and integrative mixed-methods research synthesis. Fam Pract, v. 39, n. 3, p. 504-514, 2022. doi:10.1093/fampra/cmab146
https://doi.org/10.1093/fampra/cmab146...
).

Existem complicações que podem impactar no AM, por exemplo: doença Riga-Fede e dentes neonatais (Jamani; Ardini; Harun, 2018JAMANI, N. A.; ARDINI, Y. D.; HARUN, N. A. Neonatal tooth with Riga-Fide disease affecting breastfeeding: a case report. I Breastfeed J., v. 13, n. 35, 2018. doi:10.1186/s13006-018-0176-7
https://doi.org/10.1186/s13006-018-0176-...
), onde o manejo pode ser considerado um desafio. Assim como em recém-nascidos com fenda palatina (Goyal et al., 2014GOYAL, M.; et al. Role of obturators and other feeding interventions in patients with cleft lip and palate: a review. Eur Arch Paediatr Dent. v. 15, n. 1, p. 1-9, 2014. doi:10.1007/s40368-013-0101-0
https://doi.org/10.1007/s40368-013-0101-...
), que necessitam de um uso combinado de diferentes intervenções alimentares. Alternativas como alimentação por copo são recomendadas pela OMS e pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Abordagens inovadoras de alimentação com copo são necessárias para otimizar a adesão e aumentar a duração da amamentação (McKinney et al., 2016; McKinney et al., 2019).

Trabalho multidisciplinar

Qualquer profissional engajado no incentivo ao AM (fonoaudiólogo, odontólogo, médico, enfermeiro, nutricionista, entre outros) pode ser o responsável em conscientizar a mulher sobre o desenvolvimento do sistema estomatognático durante a primeira infância, atuando de forma integral à saúde do indivíduo (Anyanechi et al., 2017ANYANECHI, C. E. et al. Parturients' Awareness and Perception of Benefits of Breast Feeding in the Prevention of Infant and Childhood Oral and Dental Diseases. Ghana Med J, v. 5, n. 2, p. 83-87, 2017.; Peres et al., 2018PERES, K. G. et al. Breastfeeding and Oral Health: Evidence and Methodological Challenges. J Dent Res, v. 97, n. 3, p. 251-258, 2018. doi:10.1177/0022034517738925
https://doi.org/10.1177/0022034517738925...
; Feldens et al., 2023FELDENS, C. A. et al. Breastfeeding Protects from Overjet in Adolescence by Reducing Pacifier Use: A Birth Cohort Study. Nutrients, v. 15, n. 15, p. 3403, 2023. doi:10.3390/nu15153403
https://doi.org/10.3390/nu15153403...
; Wang et al., 2020WANG, L. et al. Interprofessional collaboration and smartphone use as promising strategies to improve prenatal oral health care utilization among US underserved women: results from a qualitative study. BMC Oral H, v. 20, n. 1, p. 333, 2020. DOI:10.1186/s12903-020-01327-9
https://doi.org/10.1186/s12903-020-01327...
; Yamakami et al., 2014YAMAKAMI, S. A. et al. Desenvolvendo o paradigma da integralidade no cuidado à saúde no PETSaúde/UEM: relato de experiência: atuação de maneira articulada no cuidado integral à saúde da comunidade. Rev. ABENO, v. 14, n. 1, p. 47-56, 2014.). Uma avaliação multidisciplinar pode identificar a anquiloglossia (situação que pode interferir na amamentação) e, portanto, deve ser feita o mais precocemente possível para que a sua intervenção seja resolutiva e eficiente (Nogueira; Gonçalves; Roda, 2021NOGUEIRA, J. S.; GONÇALVES, C. A. B.; RODA, S. R. Frenotomy: from assessment to surgical intervention. Rev CEFAC, v. 23, n. 3, p. e10420, 2021. https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123310420
https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123...
; Gonzalez-Garrido et al., 2022).

Capacitação profissional em AM

As informações corretas repassadas pelo profissional da odontologia sobre amamentação esclarecem dúvidas e dificuldades que envolvem a prática da amamentação para que a futura mamãe se conscientize sobre a amamentação natural e tenha boas condições para amamentar (Brockveld, 2020BROCKVELD, L. de S.M.; VENANCIO, S. I. Avanços e desafios na formação do cirurgião-dentista para sua inserção nas práticas de promoção da saúde. Physis, v. 30, n. 3, p. e300326, 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300326
https://doi.org/10.1590/S0103-7331202030...
; Brockveld; Venâncio, 2020; Brockveld; Venâncio, 2022; Castelli; Maahs; Almeida, 2014CASTELLI, C. T. R.; MAAHS, M. A. P.; ALMEIDA, S. T. de. Identificação das dúvidas e dificuldades de gestantes e puérperas em relação ao aleitamento materno. Rev CEFAC, v. 16, n. 4, p. 1178-86, jul., 2014. https://doi.org/10.1590/1982-0216201411713
https://doi.org/10.1590/1982-02162014117...
). É necessária a formação acadêmica e capacitações/atualizações para que o dentista possa, efetivamente, atuar na promoção e apoio ao AM e à alimentação complementar saudável, ajudando mulheres e familiares quanto aos desafios que o AM traz (Valerio et al., 2018VALERIO, P. et al. Aleitamento materno: amar, nutrir e crescer. Implicações clínicas da promoção do aleitamento materno na prática profissional do Cirurgião-dentista. Rev Assoc Paul Cir Dent, v. 72, n. 3, p. 496-505, 2018.) desde o pré-natal até o tempo que for preciso (Costa et al., 2021COSTA, A. A. et al. Aconselhamento em amamentação durante o puerpério pelo cirurgião-dentista: uma revisão. Res Society and Development, v. 10, n. 7, p. 1-8, 2021.).

Fatores sociodemográficos / Risco de cárie / Risco de má oclusão

Os determinantes sociais de saúde são fatores que influenciam, fortemente, na saúde oral, bem como o pré-natal e o aleitamento materno (Kimmie-Dhansay et al., 2022). Envolvem idade; condições socioeconômicas; variações demográficas; escolaridade; atitudes dos pais e responsáveis; renda familiar; acesso ao atendimento integral; uso de smartphone; saúde física e mental da criança, entre outros (Cruvinel et al., 2016CRUVINEL, A. de F. P. et al. Relação entre tempo de aleitamento materno, hábitos bucais deletérios e cárie dentária em bebês. Odontologia Clínico-Científica, v. 15, p. 25-30, jan/mar., 2016.; Frota; Gavião; Aguiar, 2015FROTA, F. D. de S. et al. Fatores associados à amamentação em crianças com deficiência e fenotipicamente normais. Rev CEFAC, v. 17, n. 1, p. 201-8, jan., 2015. https://doi.org/10.1590/1982-0216201517613
https://doi.org/10.1590/1982-02162015176...
; Santos et al., 2023SANTOS, M. L. M. F. et al. Factors associated with dental cavity in children aged six to 36 months old, in Salvador-BA. Rev Bras Saude Mater Infant, v. 23, p. e20190196, 2023. https://doi.org/10.1590/1806-9304202300000196-en
https://doi.org/10.1590/1806-93042023000...
; Rigo; Dalazen; Garbin, 2016RIGO, L.; DALAZEN, J.; GARBIN, R. R. Impacto da orientação odontológica para mães durante a gestação em relação à saúde bucal dos seus filhos. Einstein, v. 14, n. 2, p. 2019-25, 2016.; Maia et al., 2022MAIA, B. M. et al. Percepção e práticas de pais/responsáveis sobre questões atuais da Odontopediatria: um estudo piloto. Arq Odontol., p. 3-10, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/29417
https://periodicos.ufmg.br/index.php/arq...
; Wang et al., 2020WANG, L. et al. Interprofessional collaboration and smartphone use as promising strategies to improve prenatal oral health care utilization among US underserved women: results from a qualitative study. BMC Oral H, v. 20, n. 1, p. 333, 2020. DOI:10.1186/s12903-020-01327-9
https://doi.org/10.1186/s12903-020-01327...
). Sobre as evidências e os desafios metodológicos sobre amamentação e saúde bucal (Peres et al., 2018PERES, K. G. et al. Breastfeeding and Oral Health: Evidence and Methodological Challenges. J Dent Res, v. 97, n. 3, p. 251-258, 2018. doi:10.1177/0022034517738925
https://doi.org/10.1177/0022034517738925...
), os resultados envolveram o risco de cárie (Ávila et al., 2015ÁVILA, W.M. et al. Breast and Bottle Feeding as Risk Factors for Dental Caries: A Systematic Review and Meta-Analysis. PLoS One, v. 10, n. 11, p. e0142922, 2015. DOI:10.1371/journal.pone.0142922
https://doi.org/10.1371/journal.pone.014...
; Branger et al., 2019BRANGER, B. et al. Breastfeeding and early childhood caries. Review of the literature, recommendations, and prevention. Arch Pediatr., v. 26, n. 8, p. 497-503, 2019. DOI:10.1016/j.arcped.2019.10.004
https://doi.org/10.1016/j.arcped.2019.10...
; Maia et al., 2022; Moyhinan et al., 2019; Panchanadikar et al., 2022PANCHANADIKAR, N. T. et al. Breastfeeding and its Association with Early Childhood Caries - An Umbrella Review. J Clin Pediatr Dent, v. 46, n. 2, p. 75-85, 2022. doi:10.17796/1053-4625-46.2.1
https://doi.org/10.17796/1053-4625-46.2....
; Pereira et al., 2022PEREIRA, M. B. B. et al. Randomized trial of a photography-aided behavioural intervention to reduce risk factors for caries and malocclusion in high-risk infants. Int J Dent Hyg, v. 20, n. 3, p. 471-478, 2022. doi:10.1111/idh.12507.
https://doi.org/10.1111/idh.12507....
; Riggs et al., 2019RIGGS, E. et al. Interventions with pregnant women, new mothers and other primary caregivers for preventing early childhood caries. Cochrane Database Syst Rev, n. 11, p. CD012155, 2019. doi:10.1002/14651858.CD012155.pub2
https://doi.org/10.1002/14651858.CD01215...
; Somavilla et al., 2021SOMAVILLA, R. et al. Influence of Breastfeeding and Feeding on Children Dental Caries: a Cross-Sectional Study. J Health Sci., v. 23, n. 4, p. 294-300, 2021. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/9673
https://journalhealthscience.pgsscogna.c...
) e o risco de má oclusão (Abate et al., 2020ABATE, A. et al. Relationship between Breastfeeding and Malocclusion: A Systematic Review of the Literature. Nutrients, v. 12, n. 12, 3688, 2020. DOI:10.3390/nu12123688.
https://doi.org/10.3390/nu12123688...
; Abreu et al., 2016ABREU, L. G. et al. Breastfeeding, bottle feeding and risk of malocclusion in mixed and permanent dentitions: a systematic review. Braz Oral Res. v. 30, S1806-83242016000100401, 2016. DOI:10.1590/1807-3107BOR-2016.vol30.0022.
https://doi.org/10.1590/1807-3107BOR-201...
; Amahrul; Asulamani; Alghamdi, 2021; Boronat-Catalá et al., 2017; Carminatti et al., 2019CARMINATTI, M. et al. Aleitamento materno, introdução alimentar, hábitos orais e má oclusão em crianças de três a cinco anos. R Fac Odontol POA, v. 60, n. 1, p. 27-34, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistadaFaculdadeOdontologia/article/view/88034
https://seer.ufrgs.br/index.php/Revistad...
; Rosa et al., 2021; Feldens et al., 2023FELDENS, C. A. et al. Breastfeeding Protects from Overjet in Adolescence by Reducing Pacifier Use: A Birth Cohort Study. Nutrients, v. 15, n. 15, p. 3403, 2023. doi:10.3390/nu15153403
https://doi.org/10.3390/nu15153403...
; Peres et al., 2015; Thomaz et al., 2018THOMAZ, E. B. A. F. et al. Breastfeeding Versus Bottle Feeding on Malocclusion in Children: A Meta-Analysis Study. J Hum Lact., v. 34, n. 4, p. 768-788, 2018. doi:10.1177/0890334418755689
https://doi.org/10.1177/0890334418755689...
). Embora os profissionais de saúde tenham o dever de promover a amamentação, devido à etiologia multifatorial das más oclusões, as pacientes devem estar cientes de que as crianças ainda podem desenvolvê-las, mesmo tendo recebido a amamentação ideal (Dogramaci; Rossi-Fedele; Dreyer, 2017DOGRAMACI, E. J.; ROSSI-FEDELE, G.; DREYER, C.W. Malocclusions in young children: Does breast-feeding really reduce the risk? A systematic review and meta-analysis. J Am Dent Assoc., v. 148, n. 8, p. 566-574, 2017. doi:10.1016/j.adaj.2017.05.018
https://doi.org/10.1016/j.adaj.2017.05.0...
. Os dentistas e ortodontistas devem desempenhar um papel proativo na prevenção de distúrbios craniofaciais adquiridos e no apoio ao crescimento craniofacial ideal. Todos os profissionais médicos e dentistas têm a responsabilidade de rastrear disfunção bucal no início da vida e, também, distúrbios respiratórios em pacientes de todas as idades (D’Onofrio, 2019).

Em relação à prevenção de cárie, dá-se através do acesso à água fluoretada (Moynihan et al., 2019MOYNIHAN, P. et al. Systematic Review of Evidence Pertaining to Factors That Modify Risk of Early Childhood Caries. JDR Clin Trans Res., v. 4, n. 3, p. 202-216, 2019. doi:10.1177/2380084418824262
https://doi.org/10.1177/2380084418824262...
) e da limitação do uso de açúcar na dieta (Ávila et al., 2015ÁVILA, W.M. et al. Breast and Bottle Feeding as Risk Factors for Dental Caries: A Systematic Review and Meta-Analysis. PLoS One, v. 10, n. 11, p. e0142922, 2015. DOI:10.1371/journal.pone.0142922
https://doi.org/10.1371/journal.pone.014...
; Riggs et al., 2019RIGGS, E. et al. Interventions with pregnant women, new mothers and other primary caregivers for preventing early childhood caries. Cochrane Database Syst Rev, n. 11, p. CD012155, 2019. doi:10.1002/14651858.CD012155.pub2
https://doi.org/10.1002/14651858.CD01215...
). Notou-se um aumento na cárie dentária com períodos mais longos de amamentação quando não houve uma higiene bucal adequada (Victora et al., 2016VICTORA, C. G. et al. Breastfeeding in the 21st century: epidemiology, mechanisms, and lifelong effect. Lancet, v. 387, n. 10017, p. 475-490, 2016.).

Desenvolvimento craniofacial e funções orais / Microbiota oral

Para a criança obter o leite materno, é necessário um grande estímulo da língua e músculos periorais, o que contribui para a formação do complexo craniofacial, através da execução de atividades funcionais rítmicas e coordenadas, tais como sugar, engolir e respirar. É importante avaliar a cavidade bucal, hábitos não nutritivos e higiene oral durante o primeiro ano de vida (Abate et al., 2020ABATE, A. et al. Relationship between Breastfeeding and Malocclusion: A Systematic Review of the Literature. Nutrients, v. 12, n. 12, 3688, 2020. DOI:10.3390/nu12123688.
https://doi.org/10.3390/nu12123688...
; Zini-Carbone et al., 2021). É preciso aprimorar os estudos sobre metodologias e protocolos de avaliação das funções orais por parte da equipe multiprofissional (Nogueira; Gonçalves; Roda, 2021NOGUEIRA, J. S.; GONÇALVES, C. A. B.; RODA, S. R. Frenotomy: from assessment to surgical intervention. Rev CEFAC, v. 23, n. 3, p. e10420, 2021. https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123310420
https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123...
) em associação aos fatores de alimentação infantil, aleitamento materno, hábitos orais (uso de mamadeira e dedo) e respiração (Corrêa et al., 2013CORRÊA, C. C. et al. Babies Portal: development and evaluation of the contents regarding orofacial functions. J Appl Oral Sci., v. 21, n. 6, p. 581-9, nov. 2013. https://doi.org/10.1590/1679-775720130267
https://doi.org/10.1590/1679-77572013026...
; Rizatto et al., 2020RIZATTO, A. J. dos P. et al. Portal dos Bebês: atualização e avaliação dos conteúdos sobre as funções orofaciais. Audiol, Commun Res, v. 25, p. e2274, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2274
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2...
) para assegurar que a criança esteja exercendo a atividade fisiológica muscular das estruturas craniofaciais de forma eficaz.

O risco de transmissibilidade bacteriana entre mãe e filho também deve ser considerado pelos profissionais da odontologia (Azevedo et al., 2020AZEVEDO, M. J. et al. Influence of delivery and feeding mode in oral fungi colonization - a systematic review. Microb Cell, v. 7, n. 2, p. 36-45, 2020. DOI:10.15698/mic2020.02.706
https://doi.org/10.15698/mic2020.02.706...
). Fatores ambientais e hereditários podem afetar as trajetórias de desenvolvimento da microbiota oral de lactentes e crianças (Kaan; Kahhrova; Zaura, 2021KAAN, A. M. M.; KAHHAROVA, D.; ZAURA, E. Acquisition and establishment of the oral microbiota. Periodontol 2000. v. 86, n. 1, p. 123-141, 2021. doi:10.1111/prd.12366
https://doi.org/10.1111/prd.12366...
). Fazem-se necessários mais estudos sobre a transmissibilidade bacteriana no binômio mãe/filho com a divulgação e uso de guias educativos para o público em geral, pediatras e odontopediatras com as recomendações de prevenção e o impacto na atitude das mães (Cararí et al., 2021).

Casos especiais

Alterações anatômicas e funcionais do bebê podem afetar a amamentação, tais como: anquiloglossia (Silva et al., 2021; Walsh; McKenna-Benoit, 2019WALSH, J.; McKENNA-BENOIT, M. Ankyloglossia and Other Oral Ties. Otolaryngol Clin North Am, v. 52, n. 5, p. 795-811, 2019. DOI:10.1016/j.otc.2019.06.008
https://doi.org/10.1016/j.otc.2019.06.00...
; AUuychai; Neff; Pitak-Annop, 2022; Colombari et al., 2021COLOMBARI, G.C.; et al. Relationship between Breastfeeding Difficulties, Ankyloglossia, and Frenotomy: A Literature Review. J Contemp Dent Pract, v. 22, n. 4, p. 452-461, 2021.; Manipon, 2016MANIPON, C. Ankyloglossia and the Breastfeeding Infant: Assessment and Intervention. Adv Neon Care, v. 16, n. 2, p. 108-113, 2016. doi:10.1097/ANC.0000000000000252
https://doi.org/10.1097/ANC.000000000000...
; Nogueira; Gonçalves; Roda, 2021NOGUEIRA, J. S.; GONÇALVES, C. A. B.; RODA, S. R. Frenotomy: from assessment to surgical intervention. Rev CEFAC, v. 23, n. 3, p. e10420, 2021. https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123310420
https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123...
; Gonzalez-Garrido et al., 2021; Ingram et al., 2015INGRAM, J. et al. The development of a tongue assessment tool to assist with tongue-tie identification. Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed, v. 100, n. 4, p. F344-F348, 2015. doi:10.1136/archdischild-2014-307503
https://doi.org/10.1136/archdischild-201...
; Arena et al., 2022ARENA M. et al. Outcomes of tongue-tie release by means of tongue and frenulum assessment tools: a scoping review on non-infants. Acta Otorhinolaryngol Ital. v. 42, n. 6, p. 492-501, 2022. DOI:10.14639/0392-100X-N2211
https://doi.org/10.14639/0392-100X-N2211...
; Almeida et al., 2018ALMEIDA, K. R. de et al. Lingual frenotomy in a newborn, from diagnosis to surgery: a case report. Rev CEFAC, v. 20, n. 2, p. 258-62, mar. 2018. https://doi.org/10.1590/1982-0216201820212917
https://doi.org/10.1590/1982-02162018202...
; Simão, 2016SIMÃO, C. A. B. Prevalência de anquiloglossia em recém-nascidos e avaliação da confiabilidade e validade do Teste da Linguinha na triagem neonatal. Dissertação (Mestrado em Dentística; Endodontia; Odontopediatria; Ortodontia; Periodontia;) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.; Oliveira et al., 2019OLIVEIRA, M. T. P. et al. Frenotomia lingual em bebês diagnosticados com anquiloglossia pelo Teste da Linguinha: série de casos clínicos. Rev Fac de Odontologia UPF, v. 24, n. 1, p. 73-81, 2019. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rfo/article/view/8934
https://seer.upf.br/index.php/rfo/articl...
); fissuras palatinas (Goyal et al., 2014GOYAL, M.; et al. Role of obturators and other feeding interventions in patients with cleft lip and palate: a review. Eur Arch Paediatr Dent. v. 15, n. 1, p. 1-9, 2014. doi:10.1007/s40368-013-0101-0
https://doi.org/10.1007/s40368-013-0101-...
; Murthy; Deshmukh; Murthy, 2020MURTHY, P. S.; DESHMUKH, S.; MURTHY, S. Assisted breastfeeding technique to improve knowledge, attitude, and practices of mothers with cleft lip- and palate-affected infants: A randomized trial. , v. 40, n. 3, p. 273-279, 2020. doi:10.1111/scd.12464
https://doi.org/10.1111/scd.12464...
) e o surgimento de dentes neonatais (Delgado et al., 2021DELGADO, R. Z. R. et al. Ellis-Van Creveld Syndrome, neonatal teeth and breastfeeding impairment: a case report. RGO, v. 69, p. e20210046, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-863720210004620200048
https://doi.org/10.1590/1981-86372021000...
; Rocha et al., 2017ROCHA, J. G. et al. Natal tooth in preterm newborn: a case report. RGO, v. 65, n. 2, p. 156-60, Apr. 2017. https://doi.org/10.1590/1981-863720170002000103335
https://doi.org/10.1590/1981-86372017000...
; Triches et al., 2018TRICHES, T. C. et al. Natal and neonatal teeth: two clinical cases report. RGO, v. 66, n. 1, p. 101-5, jan. 2018. https://doi.org/10.1590/1981-863720180001000143377.
https://doi.org/10.1590/1981-86372018000...
) ou ocorrência de hipomineralização (Butera et al., 2021BUTERA, A. et al. Assessment of Genetical, Pre, Peri and Post Natal Risk Factors of Deciduous Molar Hypomineralization (DMH), Hypomineralized Second Primary Molar (HSPM) and Molar Incisor Hypomineralization (MIH): A Narrative Review. Children (Basel), v. 8, n. 6, p. 432, 2021. DOI:10.3390/children8060432.
https://doi.org/10.3390/children8060432....
; Lima; Ramos-Jorge; Soares, 2021LIMA, L. J. S.; RAMOS-JORGE, M. L.; SOARES, M. E. C. Prenatal, perinatal and postnatal events associated with hypomineralized second primary molar: a systematic review with meta-analysis. Clin Oral Invest., v. 25, n. 12, p. 6501-6516, 2021. doi:10.1007/s00784-021-04146-6
https://doi.org/10.1007/s00784-021-04146...
; Taylor, 2017TAYLOR, G. D. Molar incisor hypomineralisation. Evid Based Dent., v. 18, n. 1, p. 15-16, 2017. doi:10.1038/sj.ebd.6401219
https://doi.org/10.1038/sj.ebd.6401219...
). Em relação ao aspecto comportamental da criança, a amamentação reduz o risco de transtorno do espectro do autismo (Ghozy et al., 2020GHOZY, S. et al. Association of breastfeeding status with risk of autism spectrum disorder: A systematic review, dose-response analysis and meta-analysis. Asian J Psychiatr., v. 48, p. 101916, 2020. doi:10.1016/j.ajp.2019.101916
https://doi.org/10.1016/j.ajp.2019.10191...
). Quanto à transmissão vertical, encontramos relação entre fungos orais e parto vaginal (Azevedo et al., 2020AZEVEDO, M. J. et al. Influence of delivery and feeding mode in oral fungi colonization - a systematic review. Microb Cell, v. 7, n. 2, p. 36-45, 2020. DOI:10.15698/mic2020.02.706
https://doi.org/10.15698/mic2020.02.706...
). E, no pós-parto, a ocorrência de fungos, úlceras orais e a presença de dente neonatal que podem interferir na amamentação (Jamani; Ardini; Harun, 2018JAMANI, N. A.; ARDINI, Y. D.; HARUN, N. A. Neonatal tooth with Riga-Fide disease affecting breastfeeding: a case report. I Breastfeed J., v. 13, n. 35, 2018. doi:10.1186/s13006-018-0176-7
https://doi.org/10.1186/s13006-018-0176-...
). Em relação à transmissão vertical por vírus, foram encontrados estudos de mães portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV) (Samburu et al., 2020SAMBURU, B. M. et al. Effectiveness of the baby-friendly community initiative in promoting exclusive breastfeeding among HIV negative and positive mothers: a randomized controlled trial in Koibatek Sub-County, Baringo, Kenya. Int Breastfeed J., v. 15, n. 1, p. 62, 2020. doi:10.1186/s13006-020-00299-4
https://doi.org/10.1186/s13006-020-00299...
), coronavírus (Carbone et al., 2022CARBONE, L. et al. Worldwide beliefs among pregnant women on SARS-CoV-2 vaccine: a systematic review., Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol., v. 268, p. 144-164, 2022. DOI:10.1016/j.ejogrb.2021.12.003
https://doi.org/10.1016/j.ejogrb.2021.12...
; Costa et al., 2021COSTA, A. A. et al. Aconselhamento em amamentação durante o puerpério pelo cirurgião-dentista: uma revisão. Res Society and Development, v. 10, n. 7, p. 1-8, 2021.; Fu et al., 2022FU, W. et al. Systematic review of the safety, immunogenicity, and effectiveness of COVID-19 vaccines in pregnant and lactating individuals and their infants. Int J Gynaecol Obstet., v. 156, n. 3, p. 406-417, 2022. doi:10.1002/ijgo.14008
https://doi.org/10.1002/ijgo.14008...
; Gavine et al., 2022GAVINE, A. et al. Remote provision of breastfeeding support and education: Systematic review and meta-analysis. Matern Child Nutr., v. 18, n. 2, p. e13296, 2022. doi:10.1111/mcn.13296
https://doi.org/10.1111/mcn.13296...
; Lackey et al., 2020LACKEY, K. A. et al. SARS-CoV-2 and human milk: What is the evidence? Matern Child Nutr., v. 16, n. 4, p. e13032, 2020. doi:10.1111/mcn.13032
https://doi.org/10.1111/mcn.13032...
) e varíola dos macacos (Gaeta et al., 2022GAETA, F. et al. Monkeypox Infection 2022: An Updated Narrative Review Focusing on the Neonatal and Pediatric Population. Children (Basel), v. 9, n. 12, p. 1832, 2022. doi:10.3390/children9121832
https://doi.org/10.3390/children9121832...
).

Hábitos nocivos em crianças / Sucção não nutritiva

É crescente o número de crianças alimentadas por bicos artificiais, por inúmeras razões. A falta de uma sucção eficiente proporcionada pela amamentação pode levar a criança a hábitos nocivos, como sugar lábios, dedos, chupetas, entre outros objetos (Abreu et al., 2015; Cruvinel et al., 2016CRUVINEL, A. de F. P. et al. Relação entre tempo de aleitamento materno, hábitos bucais deletérios e cárie dentária em bebês. Odontologia Clínico-Científica, v. 15, p. 25-30, jan/mar., 2016.; Freire; Ferrari; Percinoto, 2015FREIRE, G. L. M.; FERRARI, J. C. L.; PERCINOTO, C. Association between maternal breastfeeding and the development of non-nutritive sucking habits. RGO, v. 63, n. 2, p. 139-44, Apr. 2015. https://doi.org/10.1590/1981-863720150002000012295
https://doi.org/10.1590/1981-86372015000...
). A manutenção desses hábitos orais pode afetar diretamente a saúde bucal e a qualidade de vida da criança (Rocha et al., 2013ROCHA, N. et al. Amamantamiento y hábitos de succión no nutritivos: un estudio de cohorte. Acta odontol. venez; v. 51, n. 3, 2013.; Cardoso et al., 2014CARDOSO, A.C. et al. Sucking habits and anterior open bite among Venezuelan and Brazilian children. Braz J Oral Sci., v. 13, n. 3, p. 219-24, jul., 2014. https://doi.org/10.1590/1677-3225v13n3a11.
https://doi.org/10.1590/1677-3225v13n3a1...
; Carminatti et al., 2019CARMINATTI, M. et al. Aleitamento materno, introdução alimentar, hábitos orais e má oclusão em crianças de três a cinco anos. R Fac Odontol POA, v. 60, n. 1, p. 27-34, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistadaFaculdadeOdontologia/article/view/88034
https://seer.ufrgs.br/index.php/Revistad...
; Chrisostomo, 2020CHRISOSTOMO, D. A. Perfil do aleitamento e a ocorrência de má oclusão em crianças participantes da bebê-clínica. Tese (Doutorado) - UNESP, Araçatuba, 2020.; Rosa et al., 2020ROSA, D. P. et al. The influence of breastfeeding and pacifier use on the association between preterm birth and primary-dentition malocclusion: A population-based birth cohort study. Am J Ort Dentof Ort., v. 157, n. 6, p. 754-763, 2020. doi:10.1016/j.ajodo.2019.06.014
https://doi.org/10.1016/j.ajodo.2019.06....
; Feldens et al., 2023FELDENS, C. A. et al. Breastfeeding Protects from Overjet in Adolescence by Reducing Pacifier Use: A Birth Cohort Study. Nutrients, v. 15, n. 15, p. 3403, 2023. doi:10.3390/nu15153403
https://doi.org/10.3390/nu15153403...
; Moimaz et al., 2013MOIMAZ, S. H. S. et al. A influência da prática do aleitamento materno na aquisição de hábitos de sucção não nutritivos e prevenção de oclusopatias. Rev Odont UNESP, v. 42, n.1, p. 31-36, 2013.https://www.scielo.br/j/rounesp/a/85sY78GMJNLyDQJTCrqtJsw/?f ormat=pdf⟨=pt
https://www.scielo.br/j/rounesp/a/85sY78...
; Pegoraro et al., 2022PEGORARO, N. de A.; et al. Prevalence of malocclusion in early childhood and its associated factors in a primary care service in Brazil. CoDAS, v. 34, n. 2, p. e20210007, 2022. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021007
https://doi.org/10.1590/2317-1782/202120...
). É imprescindível que o cirurgião-dentista perceba e adote medidas terapêuticas e preventivas (Alencar et al., 2021ALENCAR, L. B. B. de et al. Hábitos associados à mordida aberta anterior em crianças: uma revisão integrativa. Arq Odontol., v. 57, p. 244-252, jan-dez., 2021.) sobre hábitos deletérios (Corrêa et al., 2013CORRÊA, C. C. et al. Babies Portal: development and evaluation of the contents regarding orofacial functions. J Appl Oral Sci., v. 21, n. 6, p. 581-9, nov. 2013. https://doi.org/10.1590/1679-775720130267
https://doi.org/10.1590/1679-77572013026...
; Maia et al., 2022MAIA, B. M. et al. Percepção e práticas de pais/responsáveis sobre questões atuais da Odontopediatria: um estudo piloto. Arq Odontol., p. 3-10, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/29417
https://periodicos.ufmg.br/index.php/arq...
), e principalmente, considerar a falta de apoio da mulher para amamentar.

A proposta desta revisão integrativa foi identificar os conteúdos abordados nas pesquisas científicas sob um contexto geral, limitando-se a responder à pergunta elaborada através da estratégia PICO. Não foi feita a avaliação da qualidade do estudo quanto ao rigor científico. Essas constituem limitações deste estudo. A expectativa deste estudo é que cada tema identificado inspire e incentive novas pesquisas com outras metodologias.

Conclusões

De um modo geral, existem evidências, sob o ponto de vista odontológico, para orientar as mães e famílias sobre AM. Os conteúdos encontrados foram: promoção de políticas públicas em AM; sua importância e benefícios para a saúde oral e geral; alimentação; respiração; distúrbios do sono; atendimento odontológico pré e pós-natal; uso de medicamentos e drogas durante a amamentação; aconselhamento materno; manejo e técnica adequada de amamentação; trabalho multidisciplinar; treinamento profissional; fatores sociodemográficos, risco de cárie e má oclusão; desenvolvimento craniofacial; funções orais; microbiota oral; casos especiais: anquiloglossia; fenda palatina; dentes neonatais, hipomineralização, autismo, transmissão vertical; hábitos prejudiciais e sucção não nutritiva. Esses conteúdos devem fazer parte dos cursos de formação na área da saúde, conforme várias estratégias educativas apontadas na literatura, valorizando a atuação da equipe de saúde bucal no incentivo ao AM.

As equipes de saúde bucal devem incentivar as consultas de acompanhamento odontológico da gestante e promover a prática do aleitamento materno para garantir uma vida saudável para a mãe e o bebê. Sugere-se o registro do número de consultas de acompanhamento odontológico por trimestre no prontuário ou nas Cadernetas da Gestante e da Criança do Ministério da Saúde, situação e controle de risco em saúde bucal da gestante, e a inclusão de texto educativo sobre a importância do planejamento e aconselhamento da prática da amamentação, levando em consideração a saúde mental da mãe.1 1 L. R. Baum: concepção e planejamento do estudo, coleta, análise, interpretação dos dados, redação do artigo e responsabilidade pública pelo conteúdo do artigo. F. G. Schaidhauer e M. R. de Carvalho: concepção e planejamento do estudo, revisão, aprovação da versão final e responsabilidade pública pelo conteúdo do artigo. L. Brockveld e L. da S. Tavares: revisão, aprovação da versão final e responsabilidade pública pelo conteúdo do artigo.

Agradecimento especial

Agradecemos à Profª. Drª. Ana Lucia Schaefer Ferreira de Mello, da UFSC, pelas contribuições valiosas acrescentadas durante a revisão crítica deste artigo.

Referências

  • ABATE, A. et al. Relationship between Breastfeeding and Malocclusion: A Systematic Review of the Literature. Nutrients, v. 12, n. 12, 3688, 2020. DOI:10.3390/nu12123688.
    » https://doi.org/10.3390/nu12123688
  • ABREU, L. G. et al. Breastfeeding, bottle feeding and risk of malocclusion in mixed and permanent dentitions: a systematic review. Braz Oral Res. v. 30, S1806-83242016000100401, 2016. DOI:10.1590/1807-3107BOR-2016.vol30.0022.
    » https://doi.org/10.1590/1807-3107BOR-2016.vol30.0022.
  • ALENCAR, L. B. B. de et al. Hábitos associados à mordida aberta anterior em crianças: uma revisão integrativa. Arq Odontol., v. 57, p. 244-252, jan-dez., 2021.
  • ALIABADI, T. et al. Antibiotic use in endodontic treatment during pregnancy: A narrative review. Eur J Transl Myol., v. 32, n. 4, p. 10813, 2022. DOI:10.4081/ejtm.2022.10813
    » https://doi.org/10.4081/ejtm.2022.10813
  • ALMAHRUL, A.; ALSULAIMANI, L.; ALGHAMDI, F. The Impact of Breastfeeding and Non-Nutritive Sucking Behaviors on Skeletal and Dental Malocclusions of Pediatric Patients: A Narrative Review of the Literature. Cureus, v. 13, n. 10, p. e19160, 2021. DOI:10.7759/cureus.19160
    » https://doi.org/10.7759/cureus.19160
  • ALMEIDA, K. R. de et al. Lingual frenotomy in a newborn, from diagnosis to surgery: a case report. Rev CEFAC, v. 20, n. 2, p. 258-62, mar. 2018. https://doi.org/10.1590/1982-0216201820212917
    » https://doi.org/10.1590/1982-0216201820212917
  • ANYANECHI, C. E. et al. Parturients' Awareness and Perception of Benefits of Breast Feeding in the Prevention of Infant and Childhood Oral and Dental Diseases. Ghana Med J, v. 5, n. 2, p. 83-87, 2017.
  • ARAÚJO, S. M. de et al. Conhecimento de gestantes do papel do aleitamento materno no sistema estomatognático. ROBRAC, v. 29, n. 88, p. 73-78, jan-mar., 2020.
  • ARENA M. et al. Outcomes of tongue-tie release by means of tongue and frenulum assessment tools: a scoping review on non-infants. Acta Otorhinolaryngol Ital. v. 42, n. 6, p. 492-501, 2022. DOI:10.14639/0392-100X-N2211
    » https://doi.org/10.14639/0392-100X-N2211
  • AUYCHAI, P.; NEFF, A.; PITAK-ARNOP, P. Tongue-Tie children with a severe Hazelbaker score or difficult breastfeeding greatly benefit from frenotomy or frenuloplasty with/without anaesthesia - First do or do no harm? J Stomatol Oral Maxillofac Surg., v. 123, n. 3, p. e76-e81, 2022. DOI:10.1016/j.jormas.2021.09.007
    » https://doi.org/10.1016/j.jormas.2021.09.007
  • ÁVILA, W.M. et al. Breast and Bottle Feeding as Risk Factors for Dental Caries: A Systematic Review and Meta-Analysis. PLoS One, v. 10, n. 11, p. e0142922, 2015. DOI:10.1371/journal.pone.0142922
    » https://doi.org/10.1371/journal.pone.0142922
  • AZEVEDO, M. J. et al. Influence of delivery and feeding mode in oral fungi colonization - a systematic review. Microb Cell, v. 7, n. 2, p. 36-45, 2020. DOI:10.15698/mic2020.02.706
    » https://doi.org/10.15698/mic2020.02.706
  • BIRUNGI, N. et al. Effect of Breastfeeding Promotion on Early Childhood Caries and Breastfeeding Duration among 5-Year-Old Children in Eastern Uganda: A Cluster Randomized Trial. PLoS One, v. 10, n. 5, p. e0125352, 2015. DOI:10.1371/journal.pone.0125352
    » https://doi.org/10.1371/journal.pone.0125352
  • BORONAT-CATALÁ, M. et al. Association between duration of breastfeeding and malocclusions in primary and mixed dentition: a systematic review and meta-analysis. Sci Rep., v. 7, n. 1, p. 5048, 2017.
  • BRANGER, B. et al. Breastfeeding and early childhood caries. Review of the literature, recommendations, and prevention. Arch Pediatr., v. 26, n. 8, p. 497-503, 2019. DOI:10.1016/j.arcped.2019.10.004
    » https://doi.org/10.1016/j.arcped.2019.10.004
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Bases para a discussão da Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Cadernos de Atenção Básica, n. 32, p. 318, 2013. DOI:10.1038/s41598-017-05393-y
    » https://doi.org/10.1038/s41598-017-05393-y
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Nota Técnica n. 5/2020-DESF/SAPS/MS. Brasília, DF, 2020.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Diretriz para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: tratamento em gestantes. Brasília: Ministério da Saúde, 2022.
  • BROCKVELD, L. de S. M. A inserção do cirurgião-dentista na promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável: da formação à prática. Tese (Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, 2020. DOI:10.11606/T.6.2020.tde-01102020-145431.
    » https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-01102020-145431.
  • BROCKVELD, L. de S. M.; VENANCIO, S. I. Os dentistas estão preparados para a promoção da amamentação e alimentação complementar saudável? Physis, v. 32, n. 2, p. e320215, 2022. https://doi.org/10.1590/S0103-73312022320215
    » https://doi.org/10.1590/S0103-73312022320215
  • BROCKVELD, L. de S.M.; VENANCIO, S. I. Avanços e desafios na formação do cirurgião-dentista para sua inserção nas práticas de promoção da saúde. Physis, v. 30, n. 3, p. e300326, 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300326
    » https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300326
  • BUTERA, A. et al. Assessment of Genetical, Pre, Peri and Post Natal Risk Factors of Deciduous Molar Hypomineralization (DMH), Hypomineralized Second Primary Molar (HSPM) and Molar Incisor Hypomineralization (MIH): A Narrative Review. Children (Basel), v. 8, n. 6, p. 432, 2021. DOI:10.3390/children8060432.
    » https://doi.org/10.3390/children8060432.
  • CARBONE, L. et al. Worldwide beliefs among pregnant women on SARS-CoV-2 vaccine: a systematic review., Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol., v. 268, p. 144-164, 2022. DOI:10.1016/j.ejogrb.2021.12.003
    » https://doi.org/10.1016/j.ejogrb.2021.12.003
  • CARDOSO, A.C. et al. Sucking habits and anterior open bite among Venezuelan and Brazilian children. Braz J Oral Sci., v. 13, n. 3, p. 219-24, jul., 2014. https://doi.org/10.1590/1677-3225v13n3a11
    » https://doi.org/10.1590/1677-3225v13n3a11
  • CARMINATTI, M. et al. Aleitamento materno, introdução alimentar, hábitos orais e má oclusão em crianças de três a cinco anos. R Fac Odontol POA, v. 60, n. 1, p. 27-34, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistadaFaculdadeOdontologia/article/view/88034
    » https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistadaFaculdadeOdontologia/article/view/88034
  • CARMO, W. A importância do pré-natal odontológico. Rev Cathedral, v. 2, n. 3, p. 145-156, 2020.
  • CASTELLI, C. T. R.; MAAHS, M. A. P.; ALMEIDA, S. T. de. Identificação das dúvidas e dificuldades de gestantes e puérperas em relação ao aleitamento materno. Rev CEFAC, v. 16, n. 4, p. 1178-86, jul., 2014. https://doi.org/10.1590/1982-0216201411713
    » https://doi.org/10.1590/1982-0216201411713
  • CATARÍ, P. et al. Prácticas Preventivas dentro de la Ventana de Infectividad dental por parte de madres lactantes, pacientes del Hospital Universitario Angel Larralde, en Carabobo, Venezuela. Rev Odontopediatr Latinoam., v. 9, n. 2, 18 enero 2021. Disponível em: https://www.revistaodontopediatria.org/index.php/alop/article/view/171
    » https://www.revistaodontopediatria.org/index.php/alop/article/view/171
  • CHAVES, A. F. L. et al. Intervenção telefônica na promoção da autoeficácia, duração e exclusividade do aleitamento materno: estudo experimental randomizado controlado. Rev Latino-Am Enfermagem, v. 27, p. e3140, 2019. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2777-3140
    » https://doi.org/10.1590/1518-8345.2777-3140
  • CHRISOSTOMO, D. A. Perfil do aleitamento e a ocorrência de má oclusão em crianças participantes da bebê-clínica. Tese (Doutorado) - UNESP, Araçatuba, 2020.
  • CHRISOSTOMO, D. A.; CUNHA, R. F. Profile of Breastfeeding Practice among Mothers of Brazilian Children Attended in a Dentistry Preventive Program. Pesq Bras Odontoped Clín Integr, v. 21, p. e210052, 2021. https://doi.org/10.1590/pboci.2021.145
    » https://doi.org/10.1590/pboci.2021.145
  • COLOMBARI, G.C.; et al. Relationship between Breastfeeding Difficulties, Ankyloglossia, and Frenotomy: A Literature Review. J Contemp Dent Pract, v. 22, n. 4, p. 452-461, 2021.
  • CORRÊA, C. C. et al. Babies Portal: development and evaluation of the contents regarding orofacial functions. J Appl Oral Sci., v. 21, n. 6, p. 581-9, nov. 2013. https://doi.org/10.1590/1679-775720130267
    » https://doi.org/10.1590/1679-775720130267
  • COSTA, A. A. et al. Aconselhamento em amamentação durante o puerpério pelo cirurgião-dentista: uma revisão. Res Society and Development, v. 10, n. 7, p. 1-8, 2021.
  • CRUVINEL, A. de F. P. et al. Relação entre tempo de aleitamento materno, hábitos bucais deletérios e cárie dentária em bebês. Odontologia Clínico-Científica, v. 15, p. 25-30, jan/mar., 2016.
  • DADALTO, E. C. V. et al. Do primeiro dente decíduo em lactentes nascidos pré-termo: acompanhamento de 12 meses. Rev odontol UNESP, v. 47, n. 3, p. 168-74, May, 2018. https://doi.org/10.1590/1807-2577.04518
    » https://doi.org/10.1590/1807-2577.04518
  • DELGADO, R. Z. R. et al. Ellis-Van Creveld Syndrome, neonatal teeth and breastfeeding impairment: a case report. RGO, v. 69, p. e20210046, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-863720210004620200048
    » https://doi.org/10.1590/1981-863720210004620200048
  • DOGRAMACI, E. J.; ROSSI-FEDELE, G.; DREYER, C.W. Malocclusions in young children: Does breast-feeding really reduce the risk? A systematic review and meta-analysis. J Am Dent Assoc., v. 148, n. 8, p. 566-574, 2017. doi:10.1016/j.adaj.2017.05.018
    » https://doi.org/10.1016/j.adaj.2017.05.018
  • D'ONOFRIO, L. Oral dysfunction as a cause of malocclusion. Orthod Craniofac Res, v. 22, supl. 1, p. 43-48, 2019. doi:10.1111/ocr.12277
    » https://doi.org/10.1111/ocr.12277
  • ESCOBAR-ARREGOCES, F. et al. Respuesta inflamatoria en pacientes embarazadas con alto riesgo de parto pretérmino y su relación con la enfermedad periodontal: estudio piloto. Acta Odontol Latinoam, v. 31, n. 1, p. 53-57, 2018.
  • ESTADO DE SANTA CATARINA. Secretaria do Estado da Saúde. Superintendência de Planejamento em Saúde. Diretoria de Atenção Primária à Saúde. Linha de Cuidado em Saúde Bucal. Florianópolis, jun. 2022.
  • FELDENS, C. A. et al. Breastfeeding Protects from Overjet in Adolescence by Reducing Pacifier Use: A Birth Cohort Study. Nutrients, v. 15, n. 15, p. 3403, 2023. doi:10.3390/nu15153403
    » https://doi.org/10.3390/nu15153403
  • FREIRE, G. L. M.; FERRARI, J. C. L.; PERCINOTO, C. Association between maternal breastfeeding and the development of non-nutritive sucking habits. RGO, v. 63, n. 2, p. 139-44, Apr. 2015. https://doi.org/10.1590/1981-863720150002000012295
    » https://doi.org/10.1590/1981-863720150002000012295
  • FROTA, F. D. de S. et al. Fatores associados à amamentação em crianças com deficiência e fenotipicamente normais. Rev CEFAC, v. 17, n. 1, p. 201-8, jan., 2015. https://doi.org/10.1590/1982-0216201517613
    » https://doi.org/10.1590/1982-0216201517613
  • FU, W. et al. Systematic review of the safety, immunogenicity, and effectiveness of COVID-19 vaccines in pregnant and lactating individuals and their infants. Int J Gynaecol Obstet., v. 156, n. 3, p. 406-417, 2022. doi:10.1002/ijgo.14008
    » https://doi.org/10.1002/ijgo.14008
  • GAETA, F. et al. Monkeypox Infection 2022: An Updated Narrative Review Focusing on the Neonatal and Pediatric Population. Children (Basel), v. 9, n. 12, p. 1832, 2022. doi:10.3390/children9121832
    » https://doi.org/10.3390/children9121832
  • GALVAN, J. et al. Relato de Experiência de Telemonitoramento Materno-Infantil durante a Pandemia COVID-19. Extensão em Foco, n. 23, jun. 2021. http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80467
    » http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80467
  • GAVINE, A. et al. Remote provision of breastfeeding support and education: Systematic review and meta-analysis. Matern Child Nutr., v. 18, n. 2, p. e13296, 2022. doi:10.1111/mcn.13296
    » https://doi.org/10.1111/mcn.13296
  • GHOZY, S. et al. Association of breastfeeding status with risk of autism spectrum disorder: A systematic review, dose-response analysis and meta-analysis. Asian J Psychiatr., v. 48, p. 101916, 2020. doi:10.1016/j.ajp.2019.101916
    » https://doi.org/10.1016/j.ajp.2019.101916
  • GONZALEZ GARRIDO, M. D. P. et al. Effectiveness of Myofunctional Therapy in Ankyloglossia: A Systematic Review. Int J Environ Res Public Health. v. 19, n. 19, p. 12347, 2022. doi:10.3390/ijerph191912347.
    » https://doi.org/10.3390/ijerph191912347.
  • GOYAL, M.; et al. Role of obturators and other feeding interventions in patients with cleft lip and palate: a review. Eur Arch Paediatr Dent. v. 15, n. 1, p. 1-9, 2014. doi:10.1007/s40368-013-0101-0
    » https://doi.org/10.1007/s40368-013-0101-0
  • HERMONT, A. P. et al. Breastfeeding, bottlefeeding practices and malocclusion in the primary dentition: a systematic review of cohort studies. Int J Environ Res Public Health, v. 12, n. 3, p. 3133-3151, 2015. doi:10.3390/ijerph120303133
    » https://doi.org/10.3390/ijerph120303133
  • INGRAM, J. et al. The development of a tongue assessment tool to assist with tongue-tie identification. Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed, v. 100, n. 4, p. F344-F348, 2015. doi:10.1136/archdischild-2014-307503
    » https://doi.org/10.1136/archdischild-2014-307503
  • JAMANI, N. A.; ARDINI, Y. D.; HARUN, N. A. Neonatal tooth with Riga-Fide disease affecting breastfeeding: a case report. I Breastfeed J., v. 13, n. 35, 2018. doi:10.1186/s13006-018-0176-7
    » https://doi.org/10.1186/s13006-018-0176-7
  • KAAN, A. M. M.; KAHHAROVA, D.; ZAURA, E. Acquisition and establishment of the oral microbiota. Periodontol 2000. v. 86, n. 1, p. 123-141, 2021. doi:10.1111/prd.12366
    » https://doi.org/10.1111/prd.12366
  • KARAKOCHUK, D. C. et al. The biology of the first 1000 days. Boca Raton: CRC Press, 2018.
  • KIMANI-MURAGE, E. W. et al. Effectiveness of the baby-friendly community initiative on exclusive breastfeeding in Kenya. Matern Child Nut.r, v. 17, n. 3, p. e13142, 2021. doi:10.1111/mcn.13142
    » https://doi.org/10.1111/mcn.13142
  • KIMMIE-DHANSAY, F. et al. Maternal and infant risk factors and risk indicators associated with early childhood caries in South Africa: a systematic review. BMC Oral Health, v. 22, n. 1, p. 183, 2022. doi:10.1186/s12903-022-02218-x
    » https://doi.org/10.1186/s12903-022-02218-x
  • LACKEY, K. A. et al. SARS-CoV-2 and human milk: What is the evidence? Matern Child Nutr., v. 16, n. 4, p. e13032, 2020. doi:10.1111/mcn.13032
    » https://doi.org/10.1111/mcn.13032
  • LEMOS, L. V. F. M. Aspectos comportamentais e clínicos da cárie dentária na primeira infância. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia. Araraquara, 2013.
  • LIMA, L. J. S.; RAMOS-JORGE, M. L.; SOARES, M. E. C. Prenatal, perinatal and postnatal events associated with hypomineralized second primary molar: a systematic review with meta-analysis. Clin Oral Invest., v. 25, n. 12, p. 6501-6516, 2021. doi:10.1007/s00784-021-04146-6
    » https://doi.org/10.1007/s00784-021-04146-6
  • LIN, J. S. et al. Is methylmethacrylate toxic during pregnancy and breastfeeding? A systematic review. Arthroplasty, v. 3, n. 1, p. 9, 2021. doi:10.1186/s42836-020-00059-z
    » https://doi.org/10.1186/s42836-020-00059-z
  • LIRA, A. L. S. de et al. Evaluation of the Maternal Perception of the Oral Health of the Inpatient Infant. Braz j oral sci, v. 15, n. 3, July-Sept. 2016.
  • MAIA, B. M. et al. Percepção e práticas de pais/responsáveis sobre questões atuais da Odontopediatria: um estudo piloto. Arq Odontol., p. 3-10, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/29417
    » https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/29417
  • MANIPON, C. Ankyloglossia and the Breastfeeding Infant: Assessment and Intervention. Adv Neon Care, v. 16, n. 2, p. 108-113, 2016. doi:10.1097/ANC.0000000000000252
    » https://doi.org/10.1097/ANC.0000000000000252
  • McKINNEY, C. M. et al. A randomized crossover trial comparing the Nifty cup to a medicine cup in preterm infants who have difficulty breastfeeding at Komfo Anokye Teaching Hospital (KATH) in Kumasi, Ghana. PLoS One, v. 14, n. 10, p. e0223951, 2019. doi:10.1371/journal.pone.0223951
    » https://doi.org/10.1371/journal.pone.0223951
  • McKINNEY, C. M. et al. Feeding Neonates by Cup: A Systematic Review of the Literature. Matern Child Health J., v. 20, n. 8, p.1620-1633, 2016. doi:10.1007/s10995-016-1961-9
    » https://doi.org/10.1007/s10995-016-1961-9
  • MOIMAZ, S. H. S. et al. A influência da prática do aleitamento materno na aquisição de hábitos de sucção não nutritivos e prevenção de oclusopatias. Rev Odont UNESP, v. 42, n.1, p. 31-36, 2013.https://www.scielo.br/j/rounesp/a/85sY78GMJNLyDQJTCrqtJsw/?f ormat=pdf⟨=pt
    » https://www.scielo.br/j/rounesp/a/85sY78GMJNLyDQJTCrqtJsw/?f ormat=pdf⟨=pt
  • MOYNIHAN, P. et al. Systematic Review of Evidence Pertaining to Factors That Modify Risk of Early Childhood Caries. JDR Clin Trans Res., v. 4, n. 3, p. 202-216, 2019. doi:10.1177/2380084418824262
    » https://doi.org/10.1177/2380084418824262
  • MURTHY, P. S.; DESHMUKH, S.; MURTHY, S. Assisted breastfeeding technique to improve knowledge, attitude, and practices of mothers with cleft lip- and palate-affected infants: A randomized trial. , v. 40, n. 3, p. 273-279, 2020. doi:10.1111/scd.12464
    » https://doi.org/10.1111/scd.12464
  • NARDI, G.M. et al. Maternal and Neonatal Oral Microbiome Developmental Patterns and Correlated Factors: A Systematic Review-Does the Apple Fall Close to the Tree? Int J Environ Res Public Health, v. 18, n. 11, p. 5569, 2021. doi:10.3390/ijerph18115569
    » https://doi.org/10.3390/ijerph18115569
  • NOGUEIRA, J. S.; GONÇALVES, C. A. B.; RODA, S. R. Frenotomy: from assessment to surgical intervention. Rev CEFAC, v. 23, n. 3, p. e10420, 2021. https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123310420
    » https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123310420
  • OLIVEIRA, M. T. P. et al. Frenotomia lingual em bebês diagnosticados com anquiloglossia pelo Teste da Linguinha: série de casos clínicos. Rev Fac de Odontologia UPF, v. 24, n. 1, p. 73-81, 2019. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rfo/article/view/8934
    » https://seer.upf.br/index.php/rfo/article/view/8934
  • PANCHANADIKAR, N. T. et al. Breastfeeding and its Association with Early Childhood Caries - An Umbrella Review. J Clin Pediatr Dent, v. 46, n. 2, p. 75-85, 2022. doi:10.17796/1053-4625-46.2.1
    » https://doi.org/10.17796/1053-4625-46.2.1
  • PANDAY, J. et al. Clinician responses to cannabis use during pregnancy and lactation: a systematic review and integrative mixed-methods research synthesis. Fam Pract, v. 39, n. 3, p. 504-514, 2022. doi:10.1093/fampra/cmab146
    » https://doi.org/10.1093/fampra/cmab146
  • PARK, E. H. et al. Association Between Breastfeeding and Childhood Breathing Patterns: A Systematic Review and Meta-Analysis. Breastfeed Med, v. 13, n. 4, p. 240-247, 2018. doi:10.1089/bfm.2017.0222
    » https://doi.org/10.1089/bfm.2017.0222
  • PEGORARO, N. de A.; et al. Prevalence of malocclusion in early childhood and its associated factors in a primary care service in Brazil. CoDAS, v. 34, n. 2, p. e20210007, 2022. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021007
    » https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021007
  • PEREIRA, M. B. B. et al. Randomized trial of a photography-aided behavioural intervention to reduce risk factors for caries and malocclusion in high-risk infants. Int J Dent Hyg, v. 20, n. 3, p. 471-478, 2022. doi:10.1111/idh.12507.
    » https://doi.org/10.1111/idh.12507.
  • PERES, K. G. et al. Breastfeeding and Oral Health: Evidence and Methodological Challenges. J Dent Res, v. 97, n. 3, p. 251-258, 2018. doi:10.1177/0022034517738925
    » https://doi.org/10.1177/0022034517738925
  • PERES, K. G. et al. Effect of breastfeeding on malocclusions: a systematic review and meta-analysis. Acta Paediatr, v. 104, n. 467, p. 54-61, 2015. doi:10.1111/apa.13103
    » https://doi.org/10.1111/apa.13103
  • PINTON, C. F. C. O ensino sobre aleitamento materno durante a graduação em Medicina. 17 nov. 2021. Disponível em: https://aleitamento.com.br/secoes/amamentacao/tcc-aleitamento-e-ensinado-na-graduacao-da-medicina/5600/.
    » https://aleitamento.com.br/secoes/amamentacao/tcc-aleitamento-e-ensinado-na-graduacao-da-medicina/5600
  • PORTAL MEC. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares - cursos de Graduação. Acesso em 30 out. 2023: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991
    » http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991
  • RIGGS, E. et al. Interventions with pregnant women, new mothers and other primary caregivers for preventing early childhood caries. Cochrane Database Syst Rev, n. 11, p. CD012155, 2019. doi:10.1002/14651858.CD012155.pub2
    » https://doi.org/10.1002/14651858.CD012155.pub2
  • RIGO, L.; DALAZEN, J.; GARBIN, R. R. Impacto da orientação odontológica para mães durante a gestação em relação à saúde bucal dos seus filhos. Einstein, v. 14, n. 2, p. 2019-25, 2016.
  • RIZATTO, A. J. dos P. et al. Portal dos Bebês: atualização e avaliação dos conteúdos sobre as funções orofaciais. Audiol, Commun Res, v. 25, p. e2274, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2274
    » https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2274
  • ROCHA, N. et al. Amamantamiento y hábitos de succión no nutritivos: un estudio de cohorte. Acta odontol. venez; v. 51, n. 3, 2013.
  • ROCHA, J. G. et al. Natal tooth in preterm newborn: a case report. RGO, v. 65, n. 2, p. 156-60, Apr. 2017. https://doi.org/10.1590/1981-863720170002000103335
    » https://doi.org/10.1590/1981-863720170002000103335
  • ROSA, D. P. et al. The influence of breastfeeding and pacifier use on the association between preterm birth and primary-dentition malocclusion: A population-based birth cohort study. Am J Ort Dentof Ort., v. 157, n. 6, p. 754-763, 2020. doi:10.1016/j.ajodo.2019.06.014
    » https://doi.org/10.1016/j.ajodo.2019.06.014
  • SAIKIA, A. et al. Systematic Review of Clinical Practice Guidelines for Oral Health in Children with Cleft Lip and Palate. Cleft Palate Craniofac J., v. 59, n. 6, p. 800-814, 2022. doi:10.1177/10556656211025189
    » https://doi.org/10.1177/10556656211025189
  • SAMBURU, B. M. et al. Effectiveness of the baby-friendly community initiative in promoting exclusive breastfeeding among HIV negative and positive mothers: a randomized controlled trial in Koibatek Sub-County, Baringo, Kenya. Int Breastfeed J., v. 15, n. 1, p. 62, 2020. doi:10.1186/s13006-020-00299-4
    » https://doi.org/10.1186/s13006-020-00299-4
  • SANTOS, C. M. da C.; PIMENTA, C. A. de M.; NOBRE, M. R. C. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 15, n. 3, p. 508-511, 2007. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
    » https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
  • SANTOS, M. L. M. F. et al. Factors associated with dental cavity in children aged six to 36 months old, in Salvador-BA. Rev Bras Saude Mater Infant, v. 23, p. e20190196, 2023. https://doi.org/10.1590/1806-9304202300000196-en
    » https://doi.org/10.1590/1806-9304202300000196-en
  • SAVIAN, C. M. et al. Do breastfed children have a lower chance of developing mouth breathing? A systematic review and meta-analysis. Clin Oral Investig., v. 25, n. 4, p. 1641-1654, 2021. doi:10.1007/s00784-021-03791-1
    » https://doi.org/10.1007/s00784-021-03791-1
  • SHARMA, V.; SHARMA, P.; SHARMA, S. Managing bipolar disorder during pregnancy and the postpartum period: a critical review of current practice. Expert Rev Neurother., v. 20, n. 4, p. 373-383, 2020. doi:10.1080/14737175.2020.1743684
    » https://doi.org/10.1080/14737175.2020.1743684
  • SILVA, P. I. et al. Frenectomia lingual em bebê: relato de caso. J Dent Pub H, v. 7, n. 3, 2016. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/odontologia/article/view/1006
    » https://www5.bahiana.edu.br/index.php/odontologia/article/view/1006
  • SIMÃO, C. A. B. Prevalência de anquiloglossia em recém-nascidos e avaliação da confiabilidade e validade do Teste da Linguinha na triagem neonatal. Dissertação (Mestrado em Dentística; Endodontia; Odontopediatria; Ortodontia; Periodontia;) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
  • SOMA-PILLAY, P. et al. Physiological changes in pregnancy. Cardiovasc J Afr., v. 27, n. 2, p. 89-94, 2016. doi:10.5830/CVJA-2016-021
    » https://doi.org/10.5830/CVJA-2016-021
  • SOMAVILLA, R. et al. Influence of Breastfeeding and Feeding on Children Dental Caries: a Cross-Sectional Study. J Health Sci., v. 23, n. 4, p. 294-300, 2021. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/9673
    » https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/9673
  • STORARI, M. et al. Breastfeeding and sleep-disordered breathing in children: systematic review and proposal of underlying interaction models. Eur J Paediatr Dent., v. 22, n. 4, p. 309-313, 2021. doi:10.23804/ejpd.2021.22.04.10
    » https://doi.org/10.23804/ejpd.2021.22.04.10
  • TAYLOR, G. D. Molar incisor hypomineralisation. Evid Based Dent., v. 18, n. 1, p. 15-16, 2017. doi:10.1038/sj.ebd.6401219
    » https://doi.org/10.1038/sj.ebd.6401219
  • THAM, R.; et al. Breastfeeding and the risk of dental caries: a systematic review and meta-analysis. Acta Paediatr, v. 104, n. 467, p. 62-84, 2015. doi:10.1111/apa.13118
    » https://doi.org/10.1111/apa.13118
  • THOMAZ, E. B. A. F. et al. Breastfeeding Versus Bottle Feeding on Malocclusion in Children: A Meta-Analysis Study. J Hum Lact., v. 34, n. 4, p. 768-788, 2018. doi:10.1177/0890334418755689
    » https://doi.org/10.1177/0890334418755689
  • TRICHES, T. C. et al. Natal and neonatal teeth: two clinical cases report. RGO, v. 66, n. 1, p. 101-5, jan. 2018. https://doi.org/10.1590/1981-863720180001000143377
    » https://doi.org/10.1590/1981-863720180001000143377
  • VALERIO, P. et al. Aleitamento materno: amar, nutrir e crescer. Implicações clínicas da promoção do aleitamento materno na prática profissional do Cirurgião-dentista. Rev Assoc Paul Cir Dent, v. 72, n. 3, p. 496-505, 2018.
  • VICTORA, C. G. et al. Breastfeeding in the 21st century: epidemiology, mechanisms, and lifelong effect. Lancet, v. 387, n. 10017, p. 475-490, 2016.
  • VINHA, P. P.; MELLO-FILHO, F. V. Evidence of a Preventive Effect of Breastfeeding on Obstructive Sleep Apnea in Children and Adults. J Hum Lact., v. 33, n. 2, p. 448-453, 2017. DOI:10.1177/0890334416682006
    » https://doi.org/10.1177/0890334416682006
  • WALSH, J.; McKENNA-BENOIT, M. Ankyloglossia and Other Oral Ties. Otolaryngol Clin North Am, v. 52, n. 5, p. 795-811, 2019. DOI:10.1016/j.otc.2019.06.008
    » https://doi.org/10.1016/j.otc.2019.06.008
  • WANG, L. et al. Interprofessional collaboration and smartphone use as promising strategies to improve prenatal oral health care utilization among US underserved women: results from a qualitative study. BMC Oral H, v. 20, n. 1, p. 333, 2020. DOI:10.1186/s12903-020-01327-9
    » https://doi.org/10.1186/s12903-020-01327-9
  • WILLIAMS, D. Pregnancy: a stress test for life. Curr Opin Obstet Gynecol., v. 15, n. 6, p. 465-471, 2003. DOI:10.1097/00001703-200312000-00002
    » https://doi.org/10.1097/00001703-200312000-00002
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION; UNICEF. Breastfeeding counseling: A training course. Geneva: WHO/UNICEF; 1993.
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Ending childhood dental caries: WHO implementation manual. Geneva: WHO, 2019. https://iris.who.int/handle/10665/330643
    » https://iris.who.int/handle/10665/330643
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guideline: Sugars intake for adults and children. Geneva: WHO, 2015.
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Noncommunicable diseases country profiles 2018. Geneva: WHO, 1993. https://iris.who.int/handle/10665/274512
    » https://iris.who.int/handle/10665/274512
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Report on the Global Tobacco Epidemic, 2019. Geneva: WHO, 2019.
  • YAMAKAMI, S. A. et al. Desenvolvendo o paradigma da integralidade no cuidado à saúde no PETSaúde/UEM: relato de experiência: atuação de maneira articulada no cuidado integral à saúde da comunidade. Rev. ABENO, v. 14, n. 1, p. 47-56, 2014.
  • ZINI-CARBONE, C. N. H. et al. La importancia de la lactancia materna en odontología. Rev. Ateneo Arg. Odontol, v. 64, n.1, p. 83-90, 2021.
  • 1
    L. R. Baum: concepção e planejamento do estudo, coleta, análise, interpretação dos dados, redação do artigo e responsabilidade pública pelo conteúdo do artigo. F. G. Schaidhauer e M. R. de Carvalho: concepção e planejamento do estudo, revisão, aprovação da versão final e responsabilidade pública pelo conteúdo do artigo. L. Brockveld e L. da S. Tavares: revisão, aprovação da versão final e responsabilidade pública pelo conteúdo do artigo.

APÊNDICE

Tabela 1
Identificação dos assuntos abordados sobre amamentação e odontologia

Editor responsável:

Breno de Oliveira Ferreira

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Out 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    08 Jan 2024
  • Revisado
    16 Abr 2024
  • Aceito
    26 Abr 2024
PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E -Maracanã, CEP: 20550-013, E-mail: revistaphysis@gmail.com, Web:https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br