Resumo
Objetivo:
compreender as ações intersetoriais entre a Saúde e a Educação e o contexto do Programa Saúde na Escola em três municípios de distintas regiões sanitárias do estado de Minas Gerais, Brasil.
Método:
trata-se de um estudo de casos múltiplos holístico-qualitativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva do Cotidiano, com 91 participantes, sendo 38 profissionais da Saúde e 53 profissionais da Educação. Utilizaram-se a entrevista individual aberta e os registros em notas de campo operacionais do desenvolvimento da pesquisa. Os dados foram coletados em 2016 e utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática, obedecendo à técnica analítica da síntese cruzada dos casos, em consonância ao referencial metodológico de estudo de casos múltiplos holístico.
Resultados:
apontam um baixo envolvimento entre os setores Saúde e Educação levando à prática de ações fragmentadas, pontuais e limitadas e implicando baixa melhoria das condições de saúde.
Conclusões:
para modificar esse contexto, é fundamental o envolvimento dos profissionais da Saúde e da Educação, além dos próprios escolares, pais, comunidade e gestores. A união desses atores é necessária para a transformação das condições de saúde dos estudantes. No entanto, isso só será alcançado se as ações desenvolvidas forem planejadas e executadas envolvendo esses atores e a comunidade escolar.
Palavras-chave:
colaboração intersetorial; saúde; educação; saúde escolar; promoção da saúde