Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento do EducaIndex: uma metodologia inovadora de avaliação de comunicação promotora de saúde

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento do EducaIndex como proposta metodológica inovadora e dialógica, que permite a avaliação de campanhas de comunicação sobre HIV/Aids e hepatites virais por jovens de 15 a 24 anos, vinculados a escolas, sociedade civil, estudiosos, profissionais e/ou gestores, possibilitando a mediação entre educação, informação e comunicação em saúde. A coleta de dados foi realizada em Brasília-DF e Catalão-GO, na Região Centro-Oeste; Manaus-AM, Região Norte; Vitória-ES, Região Sudeste; Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Fontoura Xavier-RS na região Sul; e Fortaleza-CE, Região Nordeste, com jovens de 15 a 24 anos, vinculados a escolas, sociedade civil, estudiosos e profissionais. Os locais foram selecionados por conveniência, considerando o deslocamento da equipe de pesquisadores e apoiadores que integram a Rede Brasil de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde. A pesquisa conversou com 643 jovens que avaliaram três campanhas diferentes, sendo um cartaz, um jingle e um vídeo, selecionados entre 475 campanhas analisadas. A metodologia quantitativa atende ao EducaIndex, e qualitativa, às oficinas mediadoras da aplicação do instrumento em campo. O instrumento EducaIndex apresentou boa confiabilidade (alfa de Cronbach = 0,700), demonstrando capacidade de reprodução consistente dos resultados obtidos no tempo e espaço. As oficinas permitiram a interação entre pesquisadores e participantes, fortalecendo a importância do protagonismo no processo avaliativo de campanhas.

Palavras-chave:
Estudo Metodológico; HIV; Aids; Comunicação em Saúde; Educação em Saúde

PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E -Maracanã, CEP: 20550-013, E-mail: revistaphysis@gmail.com, Web:https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br