Acessibilidade / Reportar erro

Discurso e sentido nas campanhas publicitárias sobre “doenças tropicais” transmitidas pelo Aedes aegypti

Speech and meaning in advertising campaigns on "tropical diseases" transmitted by Aedes aegypt

Resumo

O artigo apresenta resultados da investigação sobre as estratégias de interpretação pelas quais campanhas publicitárias delimitam um lugar discursivo ao sujeito-preventivo das doenças tropicais transmitidas pelo Aedes aegypti. Para isto, mobiliza conceitos da Análise de Discurso francesa, principalmente os conceitos de formações imaginárias, ideologia e posição-sujeito. Filiado ao paradigma indiciário de análise, o estudo analisa cinco imagens e enunciados veiculados nestas campanhas e mostra que o lugar do sujeito-preventivo é marcado pela culpabilidade individual, por meio de uma lógica disjuntiva sobre a responsabilidade tanto ao espaço privado quanto à esfera pública que ignora a conjuntura sociopolítica mais complexa de seu entorno.

Palavras-chave:
doenças tropicais; Aedes aegypti; promoção da saúde; saúde pública; campanha

PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br