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A formação médica e a precarização psíquica dos estudantes: uma revisão sistemática sobre o sofrimento mental no percurso dos futuros médicos

Medical training and the psychic precariousness of students: a systematic review on mental suffering in the path of future doctors

Resumo

Este artigo pretende destacar aspectos negligenciados dentro do curso de medicina, concernentes à necessidade de um olhar atento para as demandas que se associam à saúde mental dos estudantes. A partir de uma revisão sistemática, propõe-se refletir e orientar discussões sobre a construção da medicina enquanto profissão, ciência e responsável pelo bem-estar dos indivíduos, inclusive dos médicos ainda em formação. O trabalho selecionou 19 artigos, entre 2014 e 2020, que respeitaram os critérios de elegibilidade, enquadrando-se na busca pela correlação entre o curso médico e a precarização psíquica. Assim, propõe-se uma discussão sobre os processos estressores e desencadeadores de sintomas de depressão, ansiedade e outros transtornos. Foi possível concluir que a medicina se configura como uma graduação recheada de peculiaridades com relação ao seu funcionamento e, por isso, precisa ser vista sob a ótica dessa multiplicidade, entendendo os prejuízos causados pelas pressões pessoais e sociais sobre o ser e saber médico. Fica evidente que pensar a saúde mental dos estudantes propicia um campo de manejo mais efetivo no que tange ao olhar sobre o outro que padece e que necessita de cuidados.

Palavras-chave:
Assistência à saúde mental; Estudantes de medicina; Estresse psicológico

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