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Promoção de Saúde Mental no contexto escolar: potências, desafios e a importância da colaboração intersetorial para o campo da Atenção Psicossocial

Resumo

As práticas de Promoção de Saúde Mental em escolas são descritas na literatura internacional como modelo de comprovada eficiência. Entretanto, ainda são escassos os estudos brasileiros dedicados ao tema, sobretudo no âmbito da articulação intersetorial entre os CAPSi e o setor escolar. Neste estudo, parte-se do pressuposto de que um dos principais entraves evidenciados nesta articulação remete à baixa apreensão, por parte das redes de atenção psicossocial, sobre os desafios de ordem psicossocial presentes nas escolas. Portanto, esta pesquisa investigou, por meio de grupos focais, quais são, na percepção de profissionais de uma escola pública do Rio de Janeiro, os principais desafios e potencialidades latentes no ambiente escolar, com vistas a fundamentar a elaboração de iniciativas de promoção de saúde mental em escolas. Os resultados apontam que a violência e os conflitos escolares constituem os principais desafios a serem enfrentados. Como forma de enfrentá-los, destaca-se a superação das barreiras de contato entre as diferentes culturas presentes na escola, o incremento e a democratização da participação de alunos e familiares no cotidiano escolar, e a colaboração intersetorial permanente entre a rede psicossocial e a rede escolar.

Palavras-chave:
Promoção de Saúde Mental; Centro de Atenção Psicossocial; Criança e adolescente; Escola; Intersetorialidade

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