Acessibilidade / Reportar erro

Groove e contrabaixo elétrico: um experimento sobre linhas de acompanhamento no samba afro-brasileiro

Groove and electric bass: an experiment on accompaniment lines in Afro-Brazilian samba

RESUMO:

Este artigo busca demonstrar como a ideia do groove produz performances musicais específicas do contrabaixo no samba e compreender o campo conceitual pelo qual contrabaixistas constroem esse fenômeno dentro da cultura musical. A metodologia identificou os recursos interpretativos a partir de dados coletados em um experimento envolvendo 19 instrumentistas. Os sujeitos foram orientados a construir linhas de baixo improvisadas sobre uma estrutura harmônica apresentada a priori. Os eventos musicais presentes nas gravações de cada instrumentista foram anotados, classificados e analisados com recursos computacionais de visualização de dados. Os resultados mostram um mapa de interpretação pelo qual a ideia de groove se expressa na rítmica do samba com a utilização de recursos interpretativos e técnicas específicas como ghost notes e slaps. Foram apresentadas estratégias de estruturação temporal e sequencial de recursos técnicos, enriquecendo o entendimento do fenômeno do groove na prática específica dos contrabaixistas no samba.

PALAVRAS-CHAVE:
Groove; Contrabaixo Elétrico; Samba; Música Popular

Escola de Música da UFMG Escola de Música da UFMG. Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha. Cep: 31270-010 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: permusiufmg@gmail.com