Figura 1:
Configurações e situações analíticas de Nattiez. Referência: material dos autores com base em NATTIEZ (2002Nattiez, Jean Jacques. 2002. "O modelo tripartite de semiologia musical: o exemplo de La Cathédrale Engloutie, de Debussy". Tradução: Luis Paulo Sampaio. Debates - Caderno de Pós-Graduação em Música, n. 6. Unirio: Rio de Janeiro. Issn: 2359-1056., 19)
Figura 2:
Representação do Carro de Boi. Referência: edição do autor
Figura 3:
Bula do Carro de Boi. Referência: edição do autor
Figura 4:
Figura da Representação do Tambor e sua respectiva bula. Referência: edição do autor
Figura 5:
Representação da seriema e sua bula. Referência: edição do autor
Figura 6:
evocação da viola caipira como introdução do ritual batuque. Referência: FEICHAS, 2023
Figura 7:
figuras em semicolcheias que evocam os tambores. Referência: FEICHAS 2023
Figura 8:
figuras em semicolcheias que evocam os tambores. Referência: FEICHAS, 2023
Figura 9:
O rápido movimento em fusas do trecho que sugere o “bater de asas” de um pássaro. Referência: Feichas, 2023
Figura 10:
Imitação do tico-tico em harmônicos atificiais (compasso 27). Fonte: Feichas, 2023
Figura 11:
Prelúdio Sonhando, a imitação da viola caipira através da técnica a la guitarra e seus dedilhados específicos (ao lado do título). Referência: Feichas, 2023
Figura 12:
evocação da viola caipira através dos intervalos de sextas recorrentes. Referência: Feichas, 2023
Figura 13:
Referência aos violeiros e à alternância de vozes entre eles. Referência: Feichas, 2023
Figura 14:
Evocação da viola caipira através dos intervalos de sextas e terças e pizzicati. Referência: Feichas, 2016Feichas, Leonardo Vieira. 2016. Da Porteira da Fazenda ao Batuque Mineiro: o Violino Brasileiro de Flausino Valle. 1a. Edição. Curitiba: Editora Prismas.
Figura 15:
Evocação da viola caipira. Referência: Feichas, 2016Feichas, Leonardo Vieira. 2016. Da Porteira da Fazenda ao Batuque Mineiro: o Violino Brasileiro de Flausino Valle. 1a. Edição. Curitiba: Editora Prismas.
Figura 16:
Possibilidade de evocação da viola caipira ou de vários instrumentos tocando juntos, em dinâmica forte e fortíssima. Referência: Feichas, 2016Feichas, Leonardo Vieira. 2016. Da Porteira da Fazenda ao Batuque Mineiro: o Violino Brasileiro de Flausino Valle. 1a. Edição. Curitiba: Editora Prismas.
Figura 17:
Indicação de arcos jeté evocam momentos dançantes. Referência: Feichas, 2016Feichas, Leonardo Vieira. 2016. Da Porteira da Fazenda ao Batuque Mineiro: o Violino Brasileiro de Flausino Valle. 1a. Edição. Curitiba: Editora Prismas.
Figura 18:
possível fim da festa com a indicação de tastieira. Referência: Feichas, 2016Feichas, Leonardo Vieira. 2016. Da Porteira da Fazenda ao Batuque Mineiro: o Violino Brasileiro de Flausino Valle. 1a. Edição. Curitiba: Editora Prismas.
Figura 19:
imitação da viola caipira através da técnica alla guitarra e intervalos de terças e sextas. Referência: Feichas, 2023.
Figura 20:
evocação da viola caipira no pentagrama inferior e evocação de aves ou violeiros no pentagrama superior. Referência: Feichas, 2023.
Figura 21:
uso dos harmônicos para possivelmente evocar a ave. Referências: Feichas, 2023.
Figura 22:
harmônicos evocando a ave e/ou violeiros e os acordes do pentagrama superior evocando a viola caipira. Referências: Feichas, 2023
Figura 23:
Intervalos de sextas que evidenciam a imitação da viola caipira. Referência: Feichas, 2023
Figura 24:
Ritmo de 'batuque de viola'. Referência: Feichas. 2023
Figura 25:
ritmos sincopados evocando uma dança. Referências: Feichas. 2023
Figura 26:
Uso de terças. Referência: Feichas, 2023
Figura 27:
Baixos na corda ré. Referência: Feichas, 2023
Figura 28:
Trocas entre notas naturais e harmônicas. Referência: Feichas, 2023
Figura 29:
Trecho final em pizzicati. Referência: Feichas, 2023
Figura 30:
A introdução com trocas entre arco e pizzicato representa as palmas e sapateados da catira. Referência: Feichas, 2023
Figura 31:
Evocação da viola com predominância dos intervalos de terça. Referência: Feichas, 2023
Figura 32:
O dedilhar dos arpejos e acordes da viola representando o ‘rasqueado’. Referência: Feichas, 2023
Figura 33:
Imitação de tambores na introdução de Pai João. Referência: Feichas, 2023
Figura 34:
Melodia em intervalos de terça e em harmônicos artificiais. Referência: Feichas, 2023.
Figura 35:
Melodia em sextas. Referência: Feichas, 2023.
Figura 36:
Melodia realizada na IV corda. Referência: Feichas, 2023
Figura 37:
Melodia acompanhada por batuque. Referência: Feichas, 2023
Figura 38:
Incorporação de um espírito, com batida no tampo (xx) representando o tambor. Referência: Feichas, 2023
Figura 39:
Espírito em “despedida” de ritual de umbanda (Pai João) seguido de imitação de tambor. Referência: Feichas, 2023.
Figura 40:
Dança de sapateado com batida de esporas (pizzicato de mão esquerda). Referência: Feichas, 2023
Figura 41:
Melodia alternada com sapateado Referência: Feichas, 2023
Figura 42:
alternância entre cordas duplas com arco e pizzicato. Referência: Feichas, 2023
Figura 43:
alternância entre vozes agudas (em cordas duplas) e graves (em corda única) na seção seguinte, em um jogo de pergunta e resposta. Referência: Feichas, 2023
Figura 44:
alternância entre cordas duplas com arco e pizzicato e harmônicos. Referência: Feichas, 2023
Figura 45:
evocação da viola caipira em acordes e pizzicato. Referência: Feichas, 2023
Figura 46:
evocação de viola, com as notas ré e sol acentuadas atuando como baixo, o que é evidenciada também pelas terças e pelo pizzicato. Referência: Feichas, 2023
Figura 47:
Alternância entre melodia e pizzicato. Referência: Feichas, 2023
Figura 48:
Nova representação da Seção A com variação e pizzicato. Referência: Feichas, 2023.
Figura 49:
Variação surge em oitavas com pizzicati em acordes. Referência: Feichas, 2023.
Figura 50:
Retorno da seção A - variação de tema melódico. Referência: Feichas, 2023