RESUMO:
O objetivo deste estudo é explorar quais aspectos das atividades da abordagem Empowering Song têm sido utilizados no processo de ensino e aprendizagem de música para pessoas marginalizadas e como essas atividades podem afetá-las, fazendo com que modifiquem atitudes, as ajudem a compreender a si mesmas, aos outros, e como isso pode ajudar a construir a comunidade. Os métodos empregados foram pesquisa bibliográfica, questionário, entrevista semiestruturada e observação em reuniões do projeto Race, Prison, Justice, Arts, do coral Voices21C e do curso Empowering Song: music with body, mind and heart. O resultado da análise dos dados obtidos foi a organização das atividades em quatro categorias: aspectos músico-educacionais, filosóficos, psicológicos e sociológicos. A conclusão foi que a abordagem do Empowering Song impacta profundamente as pessoas marginalizadas por meio de sua interdisciplinaridade, funcionando como meio de justiça social, permitindo que elas se encontrem como artistas e se expressem por meio da arte.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação musical; Música em prisões; Pedagogia; Inclusão social; Justiça social