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Editorial

EDITORIAL

Temos o prazer de apresentar o volume 21 de Per Musi - Revista Acadêmica de Música , cuja maioria dos trabalhos exibe facetas interdisciplinares, pouco estudadas, da música com outras artes ou da música com outras áreas. Com este número começamos a transição, até 2010, para atender às novas normas ortográficas da língua portuguesa. Assim, o leitor deve estar "tranquilo" (e não "tranqüilo") para ler as "ideias" (e não "idéias"), por exemplo, do último artigo deste volume.

Rosana Costa Ramalho de Castro se debruça sobre o artista plástico e músico Paul Klee, abordando os princípios de sua Teoria da Forma, tendo como eixo a interlocução entre elementos das artes plásticas e da música: linha e melodia, módulos e ritmos, sub-divisões da tela e os compassos, a paleta de cores e as modulações, tridimensionalidade e polifonia, texturas e tonalidades.

Clayton Vetromilla revisita a participação de Guerra-Peixe como compositor da trilha sonora do filme O diabo mora no sangue (1967) do cineasta-ator Cecil Albery Thiré e estabelece relações estruturais entre esta música e o Prelúdio nº 2 para violão, também de Guerra-Peixe e composto três anos depois.

Daniel Bento, com base em Dahlhaus, analisa as sete últimas obras para piano de Franz Liszt e revela a importância da sexta ascendente como intervalo unificador no seu processo composicional, mostrando também o emparelhamento harmônico de alguns destes estudos.

Nahim Marun aborda a última fase composicional de Gabriel Fauré, a partir do seu Quinteto para piano e cordas Op.115, obra-prima da música de câmara, em que o compositor condensa as influências dos períodos anteriores e constrói um estilo muito particular quanto ao tratamento da tonalidade e da modalidade, do contraponto e da harmonia, da melodia e do acompanhamento.

Fundamentados na fonoaudiologia e na física acústica, Cristina de Souza Gusmão, Maria Emília Oliveira Maia e Paulo Henrique Campos discorrem sobre as funções e os mecanismos da produção vocal, a localização dos formantes e dos ajustes anatômicos e musculares do cantor.

Germano Gastal Mayer e Any Raquel Carvalho analisam Vastidão, um dos Seis Pequenos Quadros (1981) para piano de Bruno Kiefer, detectando relações entre intervalos estruturais e a escala octatônica, estabelecendo também relações intertextuais desta obra de maturidade do compositor gaúcho com outras de suas obras.

No seu terceiro artigo sobre obras de grande desafio técnico-musical para pianistas, Luciane Cardassi expõe suas estratégias de aprendizagem e performance em Night Fantasies de Elliott Carter. Anteriormente, ela abordou Klavierstück IX de Karlheinz Stockhausen e Sequenza IV de Luciano Berio em artigos que foram publicados anteriormente em Per Musi , nos vols. 12 e 14.

André Vieira Sonoda nos apresenta um panorama da tecnologia de áudio aplicada à etnomusicologia a partir do final do século XIX até a era digital, tanto no exterior quanto no Brasil, cobrindo marcos importantes tanto das pesquisas de campo quanto laboratoriais.

A partir de conceitos neurológicos e musicais da sinestesia e de uma análise de Joie du sang des étoilesI (o quinto dos dez movimentos da sinfonia Turangalîla de Olivier Messiaen), Guilherme Francisco Furtado Bragança propõe parâmetros para sistematizar as categorias sinestésicas.

Escavando a história da criação do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Ailton Pereira Morila traça um vivo retrato de uma sociedade musical brasileira em movimento, refletindo os embates, humor e evolução em torno de um perfil profissional eclético – com trânsito entre o erudito, o sacro e o popular, o qual se tornaria cada vez mais especialista.

Buscando explicar o sentido afetivo da memória na interpretação musical, Sérgio de Figueiredo Rocha recorre a referenciais da fenomenologia e das neurociências para relatar sua experiência de preparação e performance no grupo de trombones Trombominas.

A partir de cinco condições elaboradas pelo poeta português Fernando Pessoa para a compreensão dos símbolos e seus rituais pelo intérprete, de idéias do educador musical inglês Keith Swanwick e do maestro italiano radicado no Brasil Sérgio Magnani, Maria Inêz Lucas Machado discute a prática e o ensino de música.

Lembramos que todos os conteúdos e capas de Per Musi, desde janeiro de 2000 até julho de 2010 estão disponíveis para download ou impressão gratuitamente no site de Per Musi Online, no endereço www.musica.ufmg.br/permusi. As versões impressas de quase todos os números da revista ainda podem ser adquiridas através do e-mail mestrado@musica.ufmg.br.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2012
  • Data do Fascículo
    2010
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