Acessibilidade / Reportar erro

A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo 1 1 Parte desse texto foi apresentada nos IVèmes Rencontres Internacionnales de l'Intéractionnisme Socio-discursif, na Universidade de Genebra, em julho de 2013, com financiamento da Fapesp. Processo: 13/13644-3.

The rite of Portela: music, lyrics and social context in the production of aesthetic responses in a samba-enredo

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem para o estudo de canções populares que articula a análise sócio-histórica - que diz respeito às relações da obra com o espaço social - com as abordagens musical e linguístico-discursiva de sua estrutura interna, identificando e analisando os elementos responsáveis por produzir reações estéticas. Primeiramente, apresentamos referenciais teóricos baseados, sobretudo, nas obras de Antonio Candido, Lev S. Vigotski, Carlos Sandroni, Simha Arom e Godfried Toussaint. Em seguida, analisamos um caso particular: o samba Portela na avenida, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, popularizado na gravação de Clara Nunes.

Palavras-chave:
canção; música popular; samba; samba-enredo

Escola de Música da UFMG Escola de Música da UFMG. Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha. Cep: 31270-010 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: permusiufmg@gmail.com