Ghost Note
|
Timbre |
Específico |
Notas sem frequência definida tendo como caraterística seu caráter rítmico (Borém and dos Santos 2003Borém, Fausto, and Rafael dos Santos. 2003. “Práticas de Performance" Erudito-Populares" No Contrabaixo: Técnicas e Estilos de Arco e Pizzicato Em Três Obras Da MPB.” Revista Música Hodie 3 (1/2).) |
Slide
|
Técnica do instrumento |
Específico |
Refere-se à ação de deslizar o dedo da mão esquerda em um ou mais trastes para alcançar outra nota (Chen, Su, and Yang 2015Chen, Yuan-Ping, Li Su, and Yi-Hsuan Yang. 2015. “Electric Guitar Playing Technique Detection in Real-World Recording Based on F0 Sequence Pattern Recognition.” In ISMIR, 708-714. https://archives.ismir.net/ismir2015/paper/000119.pdf. https://archives.ismir.net/ismir2015/pap...
) |
Slap
|
Técnica do instrumento |
Específico |
Técnica que consiste em atacar as cordas com o polegar da mão direita e puxar as cordas com os dedos indicador, médio e anelar, dando ao instrumento uma característica percussiva (Oppenheim 1981Oppenheim, Tony. 1981. SLAP IT! Theodore Presser.) |
Staccato
|
Rítmico |
Específico |
Notas que se sucedem em destaque perdendo a metade do seu valor (Lacerda 1967Lacerda, Osvaldo. 1967. Compêndio de Teoria Elementar Da Música. São Paulo: Ricordi., 40) |
Hammer
|
Técnica do instrumento |
Específico |
Técnica de mão esquerda que incide em tocar uma nota mais grave e martelar a próxima nota mais aguda (Chen, Su, and Yang 2015Chen, Yuan-Ping, Li Su, and Yi-Hsuan Yang. 2015. “Electric Guitar Playing Technique Detection in Real-World Recording Based on F0 Sequence Pattern Recognition.” In ISMIR, 708-714. https://archives.ismir.net/ismir2015/paper/000119.pdf. https://archives.ismir.net/ismir2015/pap...
) |
Pull Off
|
Técnica do instrumento |
Específico |
Pull off consiste em tocar uma nota e friccioná-la até a nota anterior mais grave (Chen, Su, and Yang 2015Chen, Yuan-Ping, Li Su, and Yi-Hsuan Yang. 2015. “Electric Guitar Playing Technique Detection in Real-World Recording Based on F0 Sequence Pattern Recognition.” In ISMIR, 708-714. https://archives.ismir.net/ismir2015/paper/000119.pdf. https://archives.ismir.net/ismir2015/pap...
) |
Glissando
|
Técnica do instrumento |
Específico |
Ornamento que consiste no deslizamento rápido entre duas notas reais (Lacerda 1967Lacerda, Osvaldo. 1967. Compêndio de Teoria Elementar Da Música. São Paulo: Ricordi., 40) |
Muted Notes
|
Técnica do instrumento |
Específico |
Técnica que consiste em tocar as notas abafadas de forma percussiva e destacada. Apesar de abafadas, ainda é possível identificar a altura quanto à tonalidade (Francis Rocco Prestia - Fingerstyle Funk Bass Lesson 2020Francis Rocco Prestia - Fingerstyle Funk Bass Lesson. 2020. Digital. https://www.youtube.com/watch?v=h-QEeRJEo8U. https://www.youtube.com/watch?v=h-QEeRJE...
) |
Variação rítmica |
Improvisação |
Geral |
Nos estudos sobre rítmica, o termo pode se referir a sua constante transformação (Alves and Martin 2011Alves, Aline, and Maurícy Martin. 2011. “Fusão Estilística Nas Variações Rítmicas, Opus 15 de Marlos Nobre.” In Performa ’11 - Encontros de Investigação Em Performance. Aveiro: Universidade de Aveiro.) |
Fraseado |
Improvisação |
Geral |
Elemento composto pelas estruturas e superestruturas rítmico-melódicas no discurso musical (Carvalho 2016Carvalho, José Alexandre. 2016. “Infraestrutura e Superestrutura Na Rítmica Da Música Popular.” Anais Do SEFIM, Porta Alegre, V02, no. 2.) |
Acorde |
Harmonia |
Geral |
Combinação de três ou mais sons diferentes (Lacerda 1967Lacerda, Osvaldo. 1967. Compêndio de Teoria Elementar Da Música. São Paulo: Ricordi., 77) |