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A Arte da improvisação musical ao teclado no Renascimento italiano: a didática do contraponto segundo Girolamo Diruta (1610)6 DIRUTA, Girolamo (1593 e 1610). Il transilvano dialogo sopra il vero modo di sonar organi, et istromenti da pena. Fac-símile - Veneza. Bologna: Forni Editore, s/d. 1 1 Pesquisa apoiada pela FAPESP (processo 2014/26766-2).

The Art of Musical Improvisation on The Keyboard during the Italian Renaissance: Counterpoint Teaching According to Girolamo Diruta (1610)6 DIRUTA, Girolamo (1593 e 1610). Il transilvano dialogo sopra il vero modo di sonar organi, et istromenti da pena. Fac-símile - Veneza. Bologna: Forni Editore, s/d.

Resumo:

Parte fundamental do exercício profissional do tecladista no Renascimento, a improvisação musical é o relevante tema do livro II da segunda parte do tratado Il Transilvano (1610). Única obra publicada pelo organista Girolamo Diruta (1554?-1610?), o Transilvano expõe em 'Diálogo' as preceptivas da arte da música de seu tempo e é Monumentum da memória dos principais mestres atuantes na Sereníssima República de Veneza no século XVI - Adriano Willaert, Gioseffo Zarlino e Claudio Merulo. Padre da ordem franciscana e reconhecido organista das igrejas catedrais de Chioggia e Gobbio, Diruta registra por extenso a fortuna do ensino da Fantasia ao teclado como ápice e fim de um profundo estudo do Contraponto e seus artifícios. A partir da exposição desses preceitos, o presente artigo pretende contextualizar a livre - mas "correta" - manipulação dos sons segundo aquela técnica histórica e oferecer ao seu leitor um panorama da didática da música renascentista.

Palavras-chave:
contraponto renascimentista; improvisação em teclados antigos; Girolamo Diruta

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