Acessibilidade / Reportar erro

Formação inicial e o repertório para teclado em grupo

Initial Training and Repertoire for Group Keyboard

Resumo:

O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre o repertório desenvolvido no componente curricular Teclado e suas possíveis contribuições para a formação inicial de professores de música. Desenvolvido em aulas coletivas, parte do repertório é analisado e aplicado por meio de atividades realizadas no componente pertencente a matriz curricular do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana. São objetos da análise três métodos: 1) Diorama de Cacilda Borges Barbosa (caderno preparatório); 2) 13 Pequenas Peças Brasileiras de Moema Craveiro Campos; 3) Miniaturas (peças para piano) de Maria da Graça Santos. Como resultado, verifica-se que o domínio de conhecimentos e práticas musicais é fundamental para o exercício docente na área, visto que o fazer musical é uma ferramenta essencial para o ensino de música. Todavia, o fazer musical deve ser ampliado a partir da articulação com saberes teóricos e pedagógicos musicais.

Palavras-chave:
formação inicial; repertório; teclado em grupo

Escola de Música da UFMG Escola de Música da UFMG. Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha. Cep: 31270-010 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: permusiufmg@gmail.com