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José Siqueira e Mstislav Rostropovich: um encontro possível

José Siqueira and Mstislav Rostropovich: a plausible meeting

RESUMO:

Este trabalho propõe demonstrar a relação entre o compositor José Siqueira e o violoncelista russo Mstislav RostropovichMstislav Rostropovich Foundation. 2021. [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por Marcelo Moreno. através de elementos musicais presentes na II Sonata para Violoncelo e Piano (1972Siqueira, José. 1972. II Sonata para Violoncelo e Piano. Rio de Janeiro, RJ: Partitura manuscrita.). Assim, exploramos a literatura do violoncelo daquele período, bem como elementos que influenciaram Siqueira em seu processo composicional. A partir de Siqueira (1981Siqueira, José. 1981. O Sistema Modal na Música Folclórica do Brasil. João Pessoa, PB: Secretaria da educação e cultura.), Aquino (2006Aquino, Felipe Avellar de. 2006. “Song of Sorrow”. The Strad. V. 117, n. 1391, p. 52-57. Londres.), Santos (2016Santos, Roberta Regina dos. 2016. “Recitativo, Ária e Fuga para violoncelo e orquestra de cordas de José Siqueira: dimensões estéticas e interpretativas”. Dissertação de mestrado. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba - UFPB.) e Silva (2023Silva, Marcelo Moreno da. 2023. “Universalidade e regionalismo na obra de José Siqueira: construção das edições crítica e de performance da II Sonata para Violoncelo e Piano”. Dissertação de mestrado. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba - UFPB.), sugerimos a presença de sonoridades similares a gestos da Primeira e Terceira Suítes para Violoncelo Solo de Benjamin Britten, contemporâneo de Siqueira e amigo pessoal de Rostropovich. Desta forma, através do processo comparativo de excertos, percebem-se outros importantes traços composicionais em Siqueira, além das manifestações culturais da música do Nordeste brasileiro. Ademais, constamos um dualismo entre o regionalismo e elementos da música europeia de concerto na obra do compositor paraibano. Deste modo, apresentamos uma perspectiva abrangente de seu estilo composicional, ao mesmo tempo em que se demonstra que a ligação entre Siqueira e Rostropovich vai muito além da dedicatória.

PALAVRAS-CHAVE:
José Siqueira; II Sonata para violoncelo e piano; Mstislav Rostropovich; Performance; Música brasileira

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