Resumo
Este artigo apresenta pesquisa sobre práticas e interações em creches e pré-escolas, identificando convergências e divergências. O referencial teórico se baseia na filosofia do diálogo de Martin Buber, e o metodológico, na sociologia da infância, em que as contribuições de Corsaro e Ferreira possibilitam compreender interações e práticas de crianças e adultos em sete instituições de Educação Infantil. Os resultados evidenciaram nas creches: (i) positividades (escuta das crianças, relação dialógica, presença do outro; respeito às crianças; responsabilidade do adulto e preocupação com a qualidade); e (ii) ambiguidades (práticas repetitivas, intenção de ensinar). E nas pré-escolas: (i) alguma positividade (atividades de criação e diálogo); e (ii) negatividades (invisibilidade da criança, atividades instrucionais sem favorecer a expressão infantil; humilhação, constrangimento e anonimato das crianças).
Palavras-chave:
interações entre crianças e adultos; práticas educativas; Martin Buber