Aprimoramento de ações relacionadas ao acolhimento e acompanhamento dos graduandos |
Bueno (1993)Bueno, J. L. O. (1993). A evasão de alunos. Paidéia, (5), 9-16.; Braga et al. (1997)Braga, M. M., Miranda-Pinto, C. O. B., & Cardeal, Z. L. (1997). Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no curso de Química da UFMG. Química Nova, 20(4), 438-444.; Kipnis et al. (1997); Cunha et al. (2001)Cunha, A. M., Tunes, E., & Silva, R. R. (2001). Evasão do curso de Química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido. Química Nova, 24(1), 262-280.; Braga et al. (2003)Braga, M. M., Peixoto, M. C. L., & Bogutchi, T. F. (2003). A evasão no Ensino Superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação – Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, 8(1), 161-189.; Machado et al. (2005)Machado, S. P., Melo Filho, J. M., & Pinto, A. C. (2005). A evasão nos cursos de graduação de Química - uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Química Nova, 28(supl.), 41-43.; Ribeiro (2005)Ribeiro, M. A. (2005). O Projeto Profissional Familiar como Determinante da Evasão Universitária – Um Estudo Preliminar. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 6(2), 55-70.; Daitx et al. (2016)Daitx, A. C., Loguercio, R. Q., & Strack, R. (2016). Evasão e retenção escolar no curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da UFRGS. Investigações em Ensino de Ciências, 21(2), 153-178.
|
Reformulação da grade curricular do curso |
Bueno (1993)Bueno, J. L. O. (1993). A evasão de alunos. Paidéia, (5), 9-16.; Braga et al. (1997)Braga, M. M., Miranda-Pinto, C. O. B., & Cardeal, Z. L. (1997). Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no curso de Química da UFMG. Química Nova, 20(4), 438-444.; Cunha et al. (2001)Cunha, A. M., Tunes, E., & Silva, R. R. (2001). Evasão do curso de Química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido. Química Nova, 24(1), 262-280.; Mazzetto e Carneiro (2002)Mazzetto, S. E., & Carneiro, C. C. B. S. (2002). Licenciatura em Química da UFC: perfil socioeconômico, evasão e desempenho dos alunos. Química Nova, 25(6B), 1204-1210.; Braga et al. (2003)Braga, M. M., Peixoto, M. C. L., & Bogutchi, T. F. (2003). A evasão no Ensino Superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação – Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, 8(1), 161-189.; Tontini e Walter (2014)Tontini, G., & Walter, S. A. (2014). Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos? Ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação, 19(1), 89-110.; Daitx et al. (2016)Daitx, A. C., Loguercio, R. Q., & Strack, R. (2016). Evasão e retenção escolar no curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da UFRGS. Investigações em Ensino de Ciências, 21(2), 153-178.
|
Aprimoramento de aspectos didático-pedagógicos do curso |
Mazzetto e Carneiro (2002)Mazzetto, S. E., & Carneiro, C. C. B. S. (2002). Licenciatura em Química da UFC: perfil socioeconômico, evasão e desempenho dos alunos. Química Nova, 25(6B), 1204-1210.; Braga et al. (2003)Braga, M. M., Peixoto, M. C. L., & Bogutchi, T. F. (2003). A evasão no Ensino Superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação – Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, 8(1), 161-189.; Daitx et al. (2016)Daitx, A. C., Loguercio, R. Q., & Strack, R. (2016). Evasão e retenção escolar no curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da UFRGS. Investigações em Ensino de Ciências, 21(2), 153-178.
|
Indicação de professores que se destacam na atuação docente para as disciplinas do início do curso |
Braga et al. (1997)Braga, M. M., Miranda-Pinto, C. O. B., & Cardeal, Z. L. (1997). Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no curso de Química da UFMG. Química Nova, 20(4), 438-444.; Machado et al. (2005)Machado, S. P., Melo Filho, J. M., & Pinto, A. C. (2005). A evasão nos cursos de graduação de Química - uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Química Nova, 28(supl.), 41-43.; Daitx et al. (2016)Daitx, A. C., Loguercio, R. Q., & Strack, R. (2016). Evasão e retenção escolar no curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da UFRGS. Investigações em Ensino de Ciências, 21(2), 153-178.
|
Melhor gerenciamento das bolsas e auxílios |
Braga et al. (1997)Braga, M. M., Miranda-Pinto, C. O. B., & Cardeal, Z. L. (1997). Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no curso de Química da UFMG. Química Nova, 20(4), 438-444.; Machado et al. (2005)Machado, S. P., Melo Filho, J. M., & Pinto, A. C. (2005). A evasão nos cursos de graduação de Química - uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Química Nova, 28(supl.), 41-43.; Simões (2018)Simões, B. S. (2018). Relações com o saber no curso de Licenciatura em Física da UFSC: Passado e presente da evasão e permanência [Tese de Doutorado, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis].
|
Oferecimento de atividades de monitoria/reforço |
Tontini e Walter (2014)Tontini, G., & Walter, S. A. (2014). Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos? Ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação, 19(1), 89-110.; Gregório et al. (2017)Gregório, J. R., Leite, C. C., Leal, B. C., Nitschke, W. K., Pederzolli, F. R. S., Borba, K. M. N., Fraga, M. V. B., & Silva, C. B. (2017). O Programa de Apoio à Graduação em Química (PAG-Química) e sua contribuição para a democratização e permanência dos estudantes no ensino superior. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 16(3), 540-558.; Kussuda (2017)Kussuda, S. R. (2017). Um estudo sobre a evasão em um curso de Licenciatura em Física: Discursos de ex-alunos e professores [Tese de Doutorado, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru].
|
Oferecimento das disciplinas do curso em horários que atendam aos estudantes |
Braga et al. (1997)Braga, M. M., Miranda-Pinto, C. O. B., & Cardeal, Z. L. (1997). Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no curso de Química da UFMG. Química Nova, 20(4), 438-444.; Daitx et al. (2016)Daitx, A. C., Loguercio, R. Q., & Strack, R. (2016). Evasão e retenção escolar no curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da UFRGS. Investigações em Ensino de Ciências, 21(2), 153-178.
|
Efetivação de ações de orientação vocacional, profissional e educacional |
Bueno (1993)Bueno, J. L. O. (1993). A evasão de alunos. Paidéia, (5), 9-16.; Machado et al. (2005)Machado, S. P., Melo Filho, J. M., & Pinto, A. C. (2005). A evasão nos cursos de graduação de Química - uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Química Nova, 28(supl.), 41-43.
|
Incentivo à participação dos graduandos em projetos e atividades acadêmicas para além das disciplinas do curso |
Braga et al. (1997)Braga, M. M., Miranda-Pinto, C. O. B., & Cardeal, Z. L. (1997). Perfil socioeconômico dos alunos, repetência e evasão no curso de Química da UFMG. Química Nova, 20(4), 438-444.; Simões (2018)Simões, B. S. (2018). Relações com o saber no curso de Licenciatura em Física da UFSC: Passado e presente da evasão e permanência [Tese de Doutorado, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis].
|
Ampliação dos vínculos entre instituições de Ensino Superior e outros componentes da sociedade (empresas, autoridades públicas, escolas etc.) |
Bueno (1993)Bueno, J. L. O. (1993). A evasão de alunos. Paidéia, (5), 9-16.; Tontini e Walter (2014)Tontini, G., & Walter, S. A. (2014). Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos? Ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação, 19(1), 89-110.
|
Valorização da atuação docente dos professores do curso |
Bueno (1993)Bueno, J. L. O. (1993). A evasão de alunos. Paidéia, (5), 9-16.
|
Conscientização dos professores sobre as dificuldades dos estudantes |
Kussuda (2017)Kussuda, S. R. (2017). Um estudo sobre a evasão em um curso de Licenciatura em Física: Discursos de ex-alunos e professores [Tese de Doutorado, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru].
|
Redefinição do papel de aluno e do papel de professor |
Daitx et al. (2016)Daitx, A. C., Loguercio, R. Q., & Strack, R. (2016). Evasão e retenção escolar no curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da UFRGS. Investigações em Ensino de Ciências, 21(2), 153-178.
|
Implementação de ações que auxiliem os estudantes na construção de conhecimentos prévios entendidos como necessários para o curso |
Lima Junior (2013)Lima Junior, P. (2013). Evasão do Ensino Superior de Física segundo a tradição disposicionalista em Sociologia da Educação [Tese de Doutorado, Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre].
|
Ampliação de espaços culturais e de convivência na instituição |
Bueno (1993)Bueno, J. L. O. (1993). A evasão de alunos. Paidéia, (5), 9-16.
|
Identificação por parte da instituição dos alunos com risco de evasão para que se possam tomar medidas individualizadas |
Tontini e Walter (2014)Tontini, G., & Walter, S. A. (2014). Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos? Ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação, 19(1), 89-110.
|
Oferecimento institucional de orientação psicológica e de saúde aos estudantes |
Tontini e Walter (2014)Tontini, G., & Walter, S. A. (2014). Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos? Ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação, 19(1), 89-110.
|