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O direito à educação infantil do/no campo: um estudo sobre grupos de pesquisas no CNPq 1 1 Editor responsável: Chantal Victória Medaets https://orcid.org/0000-0002-7834-3834 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Larissa Quachio Costa lalaquachio@yahoo.com.br 3 3 Apoio: Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

El derecho a la educación infantil en/del campo: un estudio sobre los grupos de investigación en CNPq

Resumo

O artigo apresenta um mapeamento dos Grupos de Pesquisa que estudam a Educação Infantil do Campo e encontram-se cadastrados no CNPq. O interesse pela temática surgiu ao se constatar que a única pesquisa nacional sobre a Educação Infantil do Campo e a caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural no Brasil foi finalizada em 2012. Neste texto, emprega-se a metodologia de levantamento bibliográfico. Os resultados mostram que são poucos os grupos de pesquisa voltados para a Educação Infantil do Campo. Há a necessidade de estudos que priorizem as marcas, os espaços, as vivências de uma criança habitante do campo e a formação de professores para a Educação Infantil do/no Campo.

Palavras-chave
Educação Infantil; Educação do Campo; Educação Infantil do/no Campo; Formação de Professores da Educação Infantil; Organização do Trabalho Pedagógico

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