Aula 1
|
Subdimensão conceitual fundamental Características fundamentais: aspectos históricos, filosóficos e princípios das lutas. Formas de manifestação e conceitos: lutas, artes marciais, esportes de combate, defesa pessoal. Subdimensão conceitual relacional Indumentária, materiais, instalações, confederações e/ou federações, etc. |
Exposição dialogada com apresentação de imagens e de vídeos sobre os conteúdos listados. |
Aula 2 |
Subdimensão corporal fundamental Jogos de lutas com base na classificação das distâncias. |
Desenvolvimento de simulações e jogos específicos, individuais e em pequenos grupos, com base nas distâncias curta e média. |
Aula 3 |
Subdimensão corporal fundamental Jogos de lutas com base na classificação das distâncias. |
Desenvolvimento de jogos específicos, individuais e em pequenos grupos, com base nas distâncias longa e mista. Avaliação processual: sínteses pessoais (produção textual, fichas de avaliação, diálogo) sobre os princípios das lutas com base nas distâncias. |
Aula 4 |
Subdimensão conceitual crítico-social As lutas como forma de manifestação cultural. Lutas e cultura afro-brasileira. Lutas, preconceito e discriminação social. |
Abordagem do tema integrador do conhecimento: “Lutas, preconceito e discriminação social”. Se possível, prever a participação de professores de outras áreas para ampliar o debate. Assistir a um filme sobre a temática e analisá-lo. Ex.: Raça; Minha Primeira Luta; Besouro; Boxeador. Desenvolver pesquisas extraclasse sobre os temas elencados para esta aula (em artigos, livros, documentários, reportagens específicas, etc.). |
Aula 5 |
Subdimensão conceitual crítico-social Lutas, esportes e racismo. |
Continuação da aula 4. Relacionar com os elementos históricos e originários da capoeira (luta que será aprofundada a partir da aula 6). Análise e discussão do filme da aula 4. Elencar os elementos estéticos (sentimentos, emoções) e, junto com os aspectos crítico-reflexivos que o filme apresenta, realizar um diálogo sobre o conteúdo específico da aula. Avaliação formal: em duplas ou pequenos grupos realizar uma síntese em forma de produção textual sobre o tema “racismo estrutural”. |
Aula 6 |
Subdimensão corporal fundamental Aspectos históricos, origem e características fundamentais da capoeira. Princípios operacionais – golpes/movimentos básicos de ataque e defesa: capoeira (ginga, esquivas, aú, negativa, rolê, bênção, martelo, meia-lua-de-frente, cocorinha). |
Retomar brevemente a apresentação/contextualização da capoeira realizada na aula 5. Análise de vídeos didáticos que ensinam a praticar os golpes escolhidos para vivência/experimentação. Pode-se convidar alguém que saiba praticar para auxiliar nestas tarefas. Simulações, jogos e vivência de movimentos de ataque e defesa de forma lúdica. |
Aula 7 |
Subdimensão corporal fundamental Princípios operacionais – golpes/movimentos básicos de ataque e defesa: capoeira (ginga, esquivas, aú, negativa, rolê, bênção, martelo, meia-lua-de-frente, cocorinha). |
Análise de vídeos didáticos que ensinam a praticar os golpes escolhidos para vivência/experimentação. Pode-se convidar alguém que saiba praticar para auxiliar nestas tarefas. Simulações, jogos e vivência de movimentos de ataque e defesa de forma lúdica. |
Aula 8 |
Subdimensão corporal fundamental Princípios operacionais – golpes/movimentos básicos de ataque e defesa: capoeira (ginga, esquivas, aú, negativa, rolê, bênção, martelo, meia-lua-de-frente, cocorinha). |
Simulação e vivência de uma roda de capoeira e representação dos golpes aprendidos. Avaliação processual: simulação de roda de capoeira envolvendo a turma toda. Se possível, convidar alguém que pratique capoeira para contribuir com o conteúdo específico. Avaliação formal: sínteses pessoais, em forma de produção textual, abordando as particularidades e especificidades da capoeira. |
Aula 9 |
Subdimensão conceitual relacional (relação lutas e dança) Lutas: esporte, jogo, dança, ritual; Dança, movimento humano e linguagem corporal (expressão corporal). |
Apresentação geral das temáticas: conceituação e contextualização geral sobre as lutas e as danças. Sugestão de abordagem: estudo de textos ou reportagens, exposição de material produzido pelo professor, etc. Sugere-se utilizar uma perspectiva problematizadora, instigando a reflexão sobre as relações entre as lutas e dança, porém sem desconsiderar os demais temas da cultura corporal de movimento. |