Cormick (2006)Cormick, C. (2006). Cloning goes to the movies. História, Ciência, Saúde – Manguinhos, 13(suplemento), 181-212.
|
Qualitativa e quantitativa |
Artigo |
Oliveira (2006)Oliveira, B. J. (2006). Cinema e imaginário científico. História, Ciência, Saúde – Manguinhos, 13(suplemento), 133-150.
|
Qualitativa |
Artigo |
Assis (2007)Assis, H. L. (2007). Outros modos de ver: imagens cinematográficas no ensino de artes visuais. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
|
Qualitativa |
Dissertação |
Machado (2008)Machado, C. A. (2008). Filmes de ficção científica como mediadores de conceitos relativos ao meio ambiente. Ciência & Educação, 14(2), 283-294.
|
Qualitativa |
Artigo |
Tomazi et al. (2009)Tomazi, A. L., Pereira, A. J., Schüler, C. M., Piske, K., & Tomio, D. (2009). O que é e quem faz ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação infantil. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 11(2), 335-353.
|
Qualitativa |
Artigo |
Piassi e Pietrocola (2009)Piassi, L. P., & Pietrocola, M. (2009). Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de ‘encontrar erros em filmes’. Educação e Pesquisa, 35(3), 525-540.
|
Qualitativa |
Artigo |
Silva (2010)Silva, M. S. M. M. (2010). Desenho animado e educação: calça quadrada, cabeça redonda? Tese de Doutorado, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
|
Qualitativa |
Tese |
Faheina (2012)Faheina, E. F. A. (2012). Um estudo sobre os modos de apropriação do cinema por educadoras na escolarização de jovens e adultos. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
|
Qualitativa |
Dissertação |
Medeiros (2012)Medeiros, S. A. L. (2012). Imagens educativas do cinema/possibilidades cinematográficas da educação. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
|
Qualitativa |
Tese |
Berti e Carvalho (2013)Berti, A., & Carvalho, R. M. (2013). O Cine Debate promovendo encontros do cinema com a escola. Pro-Posições, 24(3), 183-199.
|
Qualitativa |
Artigo |
Braz (2013)Braz, C. S. (2013). Infância e cinema de animação: o poder da mídia na (re)construção das identidades. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
|
Qualitativa |
Dissertação |
Souza (2013)Souza, K. R. (2013). Desenhos animados e educomunicação: as brincadeiras das crianças e a prática pedagógica da educação infantil. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.
|
Qualitativa |
Dissertação |
Pinho (2013)Pinho, A. C. O. M. C. (2013). O cinema como recurso didático-pedagógico no ensino jurídico: quebrando paradigmas. Dissertação de Mestrado, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.
|
Qualitativa |
Dissertação |
Piassi (2013)Piassi, L. P. (2013). Clássicos do cinema nas aulas de ciências: a física em 2001: uma odisseia no espaço. Ciência & Educação, 19(3), 517-534.
|
Qualitativa |
Artigo |
Colla (2014)Colla, R. A. (2014). Ecologização e convivialidade: aproximações entre a educação ambiental e o cinema. Dissertação de Mestrado, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
|
Qualitativa |
Dissertação |
Borba (2015)Borba, E. M. B. (2015). O uso de filme como recurso pedagógico no estudo das epidemias: possibilidades na aprendizagem significativa. Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.
|
Qualitativa e quantitativa |
Dissertação |
Doimo (2015)Doimo, D. A. (2015). A filosofia vai ao cinema: o uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia. Dissertação de Mestrado, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente.
|
Qualitativa |
Dissertação |
Cuarterolo (2015)Cuarterolo, A. (2015). El cine científico en la Argentina de principios del siglo 20: entre la educación y el espectáculo. História da Educação, 19(47), 51-73.
|
Qualitativa |
Artigo |
Rosa (2016)Rosa, L. R. (2016). O filme de animação O Lorax: em busca da trúfula perdida na perspectiva dos estudos culturais. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
|
Qualitativa |
Dissertação |
Cardoso (2016)Cardoso, L. R. (2016). Relações de gênero, ciência e tecnologia no currículo de filmes de animação. Estudos Feministas, 24(2), 463-484.
|
Qualitativa |
Artigo |