(1) os resultados deste estudo sugerem que, no processo de ensino-aprendizagem da linguagem escrita, o professor deve buscar [ênfase adicionada] o desenvolvimento da consciência morfossintática dos alunos, pois os dados empíricos aqui apresentados indicam que esta habilidade possibilita um maior domínio ortográfico. (Guimarães, 2011Guimarães, S. R. K. (2011). Relações entre capacidade de segmentação lexical, consciência morfossintática e desempenho em leitura e escrita. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(1), 23-32. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722011000100004 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
, p. 31) |
(2) Tal aprendizagem necessita de um ensino sistemático e explícito de modo a levar o aluno [ênfase adicionada] a uma reflexão sobre as restrições ortográficas da língua escrita, estimulando-o a explicitar seus conhecimentos num nível consciente. (Santos & Barrera, 2012Santos, M. J. dos, & Barrera, S. D. (2012). Relação entre conhecimento explícito da ortografia e desempenho ortográfico. Psicologia Escolar e Educacional, 16(2), 257-263. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000200008 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
, p. 262) |
(3) considerando os resultados obtidos, é possível sustentar que as práticas pedagógicas voltadas para a produção de textos devem [ênfase adicionada] se caracterizar tanto por atividades que possibilitem a aprendizagem implícita através do contato com os diferentes gêneros de texto, quanto pelo ensino explícito da estrutura textual. (Santos & Barrera, 2015Santos, M. J. dos, & Barrera, S. D. (2015). Escrita de textos narrativos sob diferentes condições de produção. Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), 253-260. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200253⟨=pt http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
, p. 259). |
(4) é essencial que os professores [ênfase adicionada] tenham um amplo conhecimento sobre propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem que visem à exploração das dimensões metatextual, metadiscursiva e metapragmática envolvidas na produção de texto. (Barrera & Santos, 2016Barrera, S. D., & Santos, M. J. dos (2016). Produção escrita de narrativas: influência de condições de solicitação. Educar em Revista, (62), 69-85. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000400069 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
, p. 82) |
(5) Estes resultados contribuem para compreender os fatores que são essenciais para a aprendizagem [ênfase adicionada] da escrita e reforçam a necessidade de se trabalhar com a consciência fonológica e conhecimento de letras de forma sistemática na educação infantil. (Barbosa et al., 2016Barbosa, M. R., Medeiros, L. B. de O., & Vale, A. P. S. do (2016). Relação entre os níveis de escrita, consciência fonológica e conhecimento de letras. Estudos de Psicologia, 33(4), 667-676. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000400667 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
, p. 674 |
(6) Assim, destaca-se a importância do ensino explícito [ênfase adicionada] dos aspectos linguísticos com vistas a desenvolver as habilidades metalinguísticas, pois a capacidade de leitura e escrita está intrinsecamente relacionada ao autocontrole e manipulação consciente dos tratamentos linguísticos. (Pinheiro & Guimarães, 2016Pinheiro, L. R., & Guimarães, S. R. K. (2016). Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião. Educar em Revista, (62), 87-106. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000400087 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
, p. 89) |
(7) Os resultados obtidos apontam para a necessidade de mudanças no ensino [ênfase adicionada] da ortografia ... tal ensino deveria [ênfase adicionada] incluir também atenção às habilidades metalinguísticas relacionadas à consciência fonológica e morfossintática. O ensino da ortografia deve [ênfase adicionada] ser oferecido de forma sistemática, visto o caráter convencional do sistema. (Nobile & Barrera, 2016Barrera, S. D., & Santos, M. J. dos (2016). Produção escrita de narrativas: influência de condições de solicitação. Educar em Revista, (62), 69-85. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000400069 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
, p. 9) |
(8) trabalhar com a produção escrita na escola, para ser mais proveitoso [ênfase adicionada], teve objetivo de, além de permitir, através das atividades de retextualização, o reconhecimento e a produção de diferentes gêneros do discurso, mostrar aos alunos que, na produção e interpretação de textos, informações como ‘para quem se escreve’, ‘com que objetivo’ e ‘quais efeitos pretendem ser alcançados’ são muito mais relevantes [ênfase adicionada] que saber listar e classificar tipos ou gêneros textuais. (Borges & Borges, 2017Borges, R. de C. B., & Borges, J. F. B. (2017). A palavra é retextualizar: um trabalho com gêneros textuais na escola. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1326-1344. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000401326 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
, p. 1331) |