Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento profissional e preocupações docentes: uma análise com professores de Educação Física brasileiros 1 1 Editor responsável: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo. https://orcid.org/0000-0003-2221-5160 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Maria Thereza Sampaio Lucinio thesampaio@uol.com.br

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar quais são as preocupações apresentadas pelos professores durante o desenvolvimento da carreira que não estão presentes no constructo de preocupações de Fuller e Bown (1975). Participaram da pesquisa 20 professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira. Na coleta e análise de dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. Foram evidenciadas duas dimensões de preocupações emergentes: políticas públicas e questões sociais, presentes durante toda a carreira. Foram encontrados dois indicadores para a dimensão consigo: formação docente e saúde. As preocupações emergentes dos professores de Educação Física permeiam as situações existentes entre a escola e o contexto social e que afetam a rotina escolar.

Palavras-chave
Professores; Inquietações; Carreira Docente

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br