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A patrimonialização da escola: implementação de espaços de memória em instituições educacionais de Sergipe (2005- 2018) 1 1 Editor responsável: Silvio Gallo https://orcid.org/0000-0003-2221-5160 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Larissa Balbi (Tikinet) revisao@tikinet.com.br 3 3 Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (Grant/Award Number: '164654/2020-8-Pós-Doutorado Júnior', 306540/2022-3)

Resumo

A partir do desafio de inserir o patrimônio escolar no debate do campo do patrimônio e sua preservação, busca-se analisar os espaços de memória escolar criados em Sergipe entre os anos de 2005 e 2018. Dialogamos, de maneira mais específica, com a concepção de “patrimonialização” da escola e a necessidade de valorizar as singularidades e especificidades dos sujeitos escolares. Trata-se de cinco acervos salvaguardados em instituições públicas e privadas, que contam com documentos e objetos que revelam práticas educativas de distintos períodos históricos, níveis de ensino e públicos atendidos. Destacamos como tais projetos foram materializados e o papel da comunidade nos caminhos trilhados pelo grupo de sujeitos que participou da constituição de seus acervos, com escolhas e finalidades distintas.

Palavras-chave
Arquivo escolar; Espaço de memória escolar; Patrimônio escolar; História da Educação

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