Acessibilidade / Reportar erro

O uso do Banco de Dados de uma pesquisa longitudinal e etnográfica: discussões teórico-metodológicas 1 1 Editor responsável: Silvio Gallo https://orcid.org/0000-0003-2221-5160 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Vera Lúcia Fator Gouvêa Bonilha verah.bonilha@gmail.com 3 3 Apoio: CNPq.

El uso de la Base de Datos para investigaciones longitudinales y etnográficas: discusiones teórico-metodológicas.

Resumo

Este artigo apresenta discussão teórico-metodológica sobre uma pesquisa longitudinal e etnográfica desenvolvida de fevereiro de 2017 a março de 2020, a partir da construção de um Banco de Dados composto por videogravações, anotações em diário de campo e coleta de artefatos. Os registros permanentemente disponíveis possibilitam o desenvolvimento de pesquisas de mestrado e doutorado, inclusive, durante a pandemia da Covid-19. Considera-se que a postura êmica, a visão histórico-cultural dos sujeitos da pesquisa e a lógica de investigação construída coletivamente, por um lado, viabilizam fazer Etnografia por meio do Banco de Dados. Por outro lado, há limitações, que são compensadas pelo trabalho solidário e coletivo dos pesquisadores, quando uma das pesquisadoras participou pouco de sua construção.

Palavras-chave
Banco de Dados; Etnografia em Educação; Teoria Histórico Cultural

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br