Acessibilidade / Reportar erro

Palhaceando pelo Brasil: um panorama sobre o ensino de palhaças e palhaços brasileiros 1 1 Editor responsável: Carmen Lúcia Soares. https://orcid.org/0000-0002-4347-1924 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Piero Kanaan (Tikinet) revisao@tikinet.com.br 3 3 Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, (Grant / Award Number: ‘23-P-3506/2019’). 4 4 English version: Henrique Akira (Tikinet) traducao@tikinet.com.br

Resumo

Sedimentada na cultura moderna e fortemente atrelada ao circo, a arte do palhaço e da palhaça revela-se como um profícuo espaço para a reflexão da formação artística. Este artigo pretende oferecer um olhar crítico para os processos que os formadores e as formadoras de palhaços e palhaças receberam em suas formações artísticas. A partir dos dados resultantes de um questionário online realizado em 2019 e divulgado em redes sociais, encontramos 110 profissionais do ensino da palhaçada espalhados pelas cinco regiões do Brasil. Ao analisar as respostas obtidas, podemos delinear um primeiro entendimento dos diversos processos de formação de palhaços e palhaças que estão acontecendo no país. Um olhar crítico para o que foi e está sendo feito possibilita um aperfeiçoamento do que poderá ser aprimorado no futuro.

Palavras-chave
Palhaço; Ensino; Brasil; Arte Cênicas

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br